Você sabe como usar ou como funciona os brinquedos para cachorro comedor? A maioria dos cachorros tem aprendido a usar esses quebra-cabeças e não largam mais!

Os brinquedos para cachorros comedor do tipo quebra-cabeças estão ficando cada vez mais populares entre donos, veterinários e os próprios cachorros! E não é pra menos, brinquedo-comida-exercício tudo em um só objeto! O brinquedo tem como proposta entreter enquanto estimula a mente do seu cachorro e o obriga a se exercitar. No final, em recompensa por ter participado e vencido o desafio — Comida!

Pra quem nunca ouviu falar, os brinquedos para cachorro comedor tipo quebra-cabeças, são brinquedos que possuem um compartimento dentro deles para esconder comida (ou até outro brinquedo). Com isso, enquanto o cachorro manipula o brinquedo, ele vai tentando capturar a comida presa ali dentro, e assim resolver o quebra-cabeças.

Como funcionam os brinquedos para cachorro comedor

Alguns desses brinquedos para cachorro comedor possibilitam pegar apenas pequenas porções de cada vez, obrigando o cachorro a permanecer ainda mais engajado. Já outros obrigam o cachorro a seguir alguns passos para resolver o desafio.

São muitas as variedades, mas todos eles são divertidos e muito estimulantes. Os brinquedos para cachorro comedor são criados de várias formas e tamanhos. Normalmente, eles são feitos de borracha ou plástico, podendo ser preenchidos com os alimentos e ser até congelados.

Alguns veterinários recomendam o uso desses brinquedos para oferecer uma porção da refeição diária do seu cachorro de forma criativa e estimulante. De fato, é uma opção interessante quando o cachorro não tem muitas oportunidades para se exercitar (falta de espaço ou de tempo do dono) ou costuma ficar alguns períodos sozinhos.

Qual a opinião de especialistas sobre os brinquedos para cachorro comedor:

Como saber se estes brinquedos para cachorro comedor do tipo quebra-cabeças são mesmo uma boa ideia ou mais uma moda passageira? E se ele não gostar de usar ou achar muito complicado?

Você não é o único a questionar a eficácia desses brinquedos. No entanto, muitos veterinários afirmam que os benefícios dos brinquedos para cachorro comedor são tremendos. De fato, eles valem todos os esforços, inclusive o gasto extra com eles.
Mas não se desespere, aqui vão algumas dicas de veterinários experientes para ajudar neste desafio: a introdução aos brinquedos para cachorros comedor do tipo quebra-cabeças — como fazer os cachorros usarem e amarem!

1. Brinquedos para cachorro comedor: estímulo é sempre bom

Você até pode achar que o seu cachorro não precisa de um tipo de brinquedo desses. Tudo bem, sem pressão. Normalmente, a maioria dos donos estão mais acostumados em alimentar os seus cachorros exclusivamente da maneira tradicional — colocando a comida em seus pratinhos e pronto.

Mas o fato é que estes brinquedos para cachorro comedor quebra-cabeças podem trazer muitos benefícios aos seu animais. Segundo especialistas, os cachorros são caçadores por natureza e precisam ser estimulados. No entanto, a caça é uma atividade normalmente reprimida quando domesticados e mantidos em confinamento.

Com os brinquedos para cachorro comedor é possível voltar a oferecer esta atividade através dos estímulos que eles proporcionam. Sem falar que, a maioria dos cachorros adoram este tipo de brinquedo quando são bem escolhidos e introduzidos de forma correta. Não custa nada tentar!

2. Brinquedos para cachorro comedor: introduza o conceito devagar

A maioria dos cachorros é capaz de aprender a usar e gostar muito dos brinquedos para cachorro comedor quebra-cabeças. Até oscachorros idosos e com deficiências podem se beneficiar.

Alguns donos nunca tentaram usar esses brinquedos, outros até tentaram mas não tiveram sucesso. Para quem ainda não tentou usar, há muitos tipos de brinquedos para cachorro comedor disponíveis no mercado. Desse modo, converse com o seu veterinário sobre eles e peça uma recomendação.

Se o seu cachorro nunca teve contato com um tipo de brinquedo desses, o ideal é começar escolhendo um bem simples (móveis ou sem movimento). Para tanto, tente se basear nas preferências do seu cachorro e nas suas características (como rapidez de aprendizado, força de mastigação).

Assim, vá introduzindo o brinquedo devagar, apenas por alguns minutos. Deixe que ele investigue, e facilite. Faça com que ele chegue na recompensa logo, depois, com o passar do tempo e quando ele estiver bem familiarizado com o conceito, você aumenta o desafio.

3. Brinquedos para cachorro comedor: simplifique, não gaste uma fortuna

Ao contrário que muita gente pensa, os brinquedos para cachorro comedor não precisam custar caro. Eles podem ser comprados em lojas especializadas de petshops, e ali é possível encontrá-los em uma enorme variedade de preços. No entanto, também é possível fazê-los em casa, com objetos muito simples.

O Kong, por exemplo, é um desses comedores de brinquedo de cachorro em formato de colméia que pode ser preenchido com ração, guloseimas, pedaços de legumes ou frutas. Enfim, você pode usar qualquer tipo de alimento macio. O cachorro tem que descobrir como pegar a comida lá de dentro com a sua língua. Existem vários tipos similares e que não custam uma fortuna. Alguns podem ser congelados com o alimento dentro, assim estarão sempre disponíveis para a brincadeira.

Veja o vídeo abaixo:

4. Brinquedos para cachorro comedor: insista, não custa nada

Se você tentou usar o brinquedo e não obteve o sucesso esperado, pode ser que tenha errado na escolha do brinquedo. Quem sabe o cachorro não tenha gostado por ter achado muito difícil de usar ou entender.

Às vezes o brinquedo não é adequado à raça do seu cachorro, ou ele é que não está acostumado a desafios. Os cachorros ficam acostumados com a boa vida que damos à eles. Por exemplo, comidinha sempre no prato e no mesmo horário, biscoitos e recompensas sem nenhum motivo. Isto é, a gente se esquece que eles precisam ser desafiados e estimulados para conseguir o que desejam.

Assim, quando encontram um desafio pela frente não entendem o que é para ser feito. Ou ainda, não se interessam por concluir que não vale o esforço, visto que são recompensados em outros momentos.

Outra possibilidade seria o brinquedo ter sido oferecido na hora errada (fora da hora das refeições). Ou seja, quando substituímos o brinquedo como forma alternativa para alimentá-lo, o seu interesse aumenta. Simplesmente, porque naquela hora, ele está com fome e, portanto mais motivado a descobrir o tinha dentro. É importante estar atento ao horário.

O terceiro motivo seria ter sido oferecido em situação confusa. Ou seja, durante um momento de muita atividade acontecendo ao mesmo tempo. Isto é, algo que poderia tirar-lhe a atenção. Como por exemplo, a presença de outros animais de estimação, crianças brincando ou pessoas diferentes do seu convívio. Assim, uma vez que o problema for identificado, pode-se tentar novamente.

5. Brinquedos para cachorro comedor: não dá trabalho

Muita gente acha que esses brinquedos para cachorro comedor dão muito trabalho. Mas, isso não é verdade e muito fácil de ser resolvido. Alguns brinquedos para cachorros comedor quebra-cabeças não exigem nada à mais que colocar comida no prato deles. Você ainda pode ter mais de um ou até vários brinquedos quebra-cabeças diferentes. Assim, você poderá alterná-los diariamente e estimular ainda mais o interesse do seu cachorro por eles.

Você pode preparar o brinquedo facilmente com antecedência. Dessa forma, eles irão durar alguns dias ou até semanas. Para tanto, é só armazená-los no refrigerador ou congelar. Desta forma, você terá os brinquedos prontos para serem ingeridos sempre que desejar.

6. Brinquedos para cachorro comedor: não faz sujeira

A maioria costuma comer toda comida que consegue tirar do brinquedo para cachorro comedor. Portanto, não costuma ficar um pedacinho sequer espalhado pela casa. Se não for o caso, você pode restringir o espaço de uso do brinquedo quebra-cabeças para apenas um ou alguns locais da casa. Por exemplo, apenas na cozinha ou quintal, locais onde o alimento pode ser facilmente visto e recolhido.

O único problema em limitar o local ou reduzir a área de usar o brinquedo é que isso facilita a obtenção da comida. Com isso, você reduz as oportunidades do cachorro de atividade. De fato, os brinquedos para cachorro comedor quebra-cabeças são para estimular a atividade. Mas você pode escolher um que não se movimenta, assim estará estimulando a sua mente.

7. Brinquedos para cachorro comedor: não deixa o cachorro frustrado

É verdade, os cachorros podem ficar frustrados quando não conseguem aquilo que desejam. No entanto, um pouco de frustração é também estimulante — ou seja, o objetivo dos quebra-cabeças é o desafio!

O cachorro tem que trabalhar não só fisicamente para conseguir tirar a comida de dentro dele. Além disso, precisa pensar nas maneiras de como conseguir isso. Portanto, é um bom estímulo para ocupar a sua mente também.

Muita frustração, no entanto, pode levar ao desamparo total ou desesperança. Por isso, para evitar frustrar o cachorro, deve-se planejar cuidadosamente as introduções para serem desafiadoras, nunca derrotas.

Frustrações são mais prováveis de acontecer em ambientes desinteressantes, por isso é importante tentar descobrir que outro problema pode haver no ambiente do cachorro. Como por exemplo, competição com outros animais de estimação por algo, pessoa ou território. Além disso, o tédio, solidão e instabilidade antes de introduzir o brinquedo podem interferir.

Ele pode também ficar frustrado por “perder” o brinquedo. Então, certifique-se sempre antes de dar o brinquedo de que não há nenhuma área de difícil acesso ou inacessível onde o brinquedo possa cair e se perder.

8. Brinquedos para cachorro comedor: escolha o mais adequado

Além de começar de forma simples, é importante escolher o brinquedo mais adequado. Os brinquedos para cachorro comedor to tipo quebra-cabeças podem ser de dois tipos — móveis e estacionários (sem movimento).

Já vimos que eles podem ser comprados ou até feitos em casa, e podem ser usados com comida seca, úmida ou outras guloseimas. Além disso, você pode usar outros brinquedos menores para colocar dentro e instigar o cachorro a tirá-los dali de dentro.

Para começar, talvez seja mais bacana escolher um tipo mais simples, fácil de pegar a comida. Por exemplo, um tipo com muitos buracos para que o seu cachorro possa ver e sentir o cheiro da comida. Além disso, preencha o brinquedo só pela metade para que o alimento consiga sair com mais facilidade. Se usar alimento seco, você pode espalhar um pouco ou alguns pedaços ao redor do brinquedo para que o cachorro possa investigar e entender o que está acontecendo.

Assim, quando ele começar a entender, aumente gradualmente o desafio. Se necessário, use brinquedos opacos, com poucos buracos ou com formatos diferentes. Há várias formas de continuar a intrigar o seu cachorro, e o seu veterinário pode ajudar a encontrar estas outras opções de acordo com o temperamento dele.

9. Brinquedos para cachorro comedor: enriquecem o ambiente

Os brinquedos para cachorro comedor do tipo quebra-cabeças têm sido usados para enriquecer a vida dos animais dentro dos Zoológicos por décadas. No entanto, o seu uso por animais de estimação é mais recente.

Segundo pesquisas, o seu uso resultou em uma crescente conscientização sobre os efeitos positivos do enriquecimento ambiental. Principalmente, entre os animais de estimação confinados que passam muitos períodos sozinhos, sem estímulos.

Enquanto muitos animais de estimação vivem em ambientes propriamente enriquecidos, muitos parecem que não. Por esta razão, o uso apropriado deste tipo de brinquedo ajuda a melhorar a vida dos nossos amigos peludos. Os brinquedos para cachorro comedor ajudam a reduzir tanto problemas de saúde e comportamento, como ainda melhoram ainda mais o relacionamento entre dono e animal.