Se você tem um animal de estimação sabe o quanto significa que ele tenha uma vida mais feliz e saudável. Enquanto muitos desejam os melhores conselhos veterinários, insights sobre comportamentos ou os melhores itens essenciais do mercado para fazer da rotina com o seu pet a mais prazerosa, brincar com gato e se exercitar junto com ele é uma das melhores opções.

Não se engane pela sua propensão a longos cochilos durante à tarde: os gatos precisam se exercitar — e muito! O problema é que muitos gatos não costumam se mover tanto quanto precisam ou possuem oportunidades suficientes para se exercitarem.

Muitas vezes isso nem é culpa deles, mas do ambiente confinado em que vivem ou da falta de conhecimento de seus tutores. De acordo com especialistas em comportamento felino, os exercícios físicos devem fazer parte de qualquer plano de “bem estar” para o seu gato melhorar a sua saúde física e mental.

Se para nós humanos os exercícios físicos são fundamentais e para os cachorros o mesmo, por que seria diferente com os gatos? Então, veja abaixo 5 dicas de como brincar com gato e se exercitar junto com ele!

Confira!

1- Escolha brinquedos interativos para brincar com gato

Escolha brinquedos interativos para brincar com gato.

Brinquedos interativos são os melhores para brincar com gato, pois eles não são tão fáceis de interagir como os cachorros, por exemplo. Escolha brinquedos para gatos que os obrigue a se mexer para pegá-los — como as varinhas com penas na ponta ou um graveto com uma cordinha pendurada — esses brinquedos instigam os seus instintos de caça.

Brincar com ele dessa forma vai trazer a tona a sua alma de predador — fazendo-o pensar que está caçando, não apenas brincando. Basta mover o brinquedo como um pássaro ou ratinho faria, alternando pequenos movimentos com outros mais amplos e rápidos — ou tente esconder o brinquedo ocasionalmente — isso vai fazer ele se exercitar e aliviar o estresse.

2 – Não dê na boca, obrigue-o a pular para pegar o “snack”

Gatos adorma ser instigados a conseguir o que querem.

Ao invés de dar pequenas “snacks” como recompensas direto na boca dele, considere jogar para ele pegar no ar, por exemplo, ou um pouco longe para ele ter que correr para pegar.

É uma boa forma de obrigá-los a trabalhar para conseguir alguma coisa, além de tornar a interação mais interessantes. Você pode até andar pela casa deixando pequenos rastros de comida para fazê-lo seguir você pela casa. Quem sabe até ele não aprende alguma piruetas incríveis?!

3 – Leve-o para caminhadas pelo quintal ou áreas seguras

O gato pode aprender a andar na coleira para se exercitar.

Compre uma coleira do tipo peitoral bem segura e treine-o a usá-la. Primeiro teste usando dentro de casa mesmo, por curtos períodos de tempo, enquanto você o recompensa com alguns snacks.

Quando ele estiver confortável usando a coleira e guia, dê voltas pelo quintal ou em volta da sua casa. Em geral, gatos não andam na coleira em locais públicos, mas se você morar em áreas mais calmas, onde os ambientes são mais controlados pode funcionar.

4 – Crie túneis e “play” áreas para brincar com gato

Caixas de papelão são ótimas opções para brincar com gato

Gatos adoram áreas secretas onde eles possam se enfiar e se esconder. É como o mundo na natureza onde eles podiam vaguear por aí, ivres, andando por telhados. É possível encontrar brinquedos como túneis ou outros tipos de playgrounds para brincar com gato.

Mas você também pode criar esses ambientes em casa com caixas de papelão, cobertores ou lençóis esticados em cima dos móveis. Você pode usar prateleiras em diferentes níveis, nichos de alturas variadas, cestos e adicioná-los aos brinquedos de arranhar.

Depois de construídos, mova-os de uma ambiente ao outro estimulando o animal a explorar mais cada ambiente.

5 – Estimule a brincadeira com brinquedos comedouros

Para bricnar com gato, invista em brinquedos estimulados por comida.

Brincar com gato não é o mesmo que brincar com cachorro, mas eles também respondem bem aos estímulos, principalmente se envolver comida. Existem brinquedos que irão ajudar nessa tarefa forçando-os a brincar com a comida. I

Se ele for esse tipo de animal que é facilmente motivado por comida, invista nos brinquedos comedouros para gatos. Normalmente, esse tipo de brinquedo esconde a comida em um compartimento e vai liberando pequenos pedaços de cada vez através dos estímulos de movimentos.

Como bolas com buraquinhos que guardam ração dentro e vão liberando-a aos poucos enquanto o gato gira elas pelo chão. Os brinquedos do tipo quebra-cabeça que instigam o gato a descobrir onde a comida está e como pegá-la.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta