Quando não há outra alternativa, algumas atividades indoor podem servir como opções bem divertidas de brincadeiras com cachorro, no intuito de ajudar a gastar a energia acumulada deles.

Infelizmente, a vida atribulada do mundo moderno não nos permite o tempo suficiente desejado para todas as atividades que nos dão prazer. Como por exemplo, ter mais tempo disponível para os passeios na rua ou em locais abertos.

São muitas as razões que podem impedir que o seu cachorro tenha acesso ao mundo externo com frequência, seja porque está chovendo, fazendo dias frios ou quentes demais, ou até porque a sua área não é lá das mais convidativas para uma volta no quarteirão.

Por isso, oferecer a quantidade de exercícios físicos que o animal precisa pode ser um desafio e tanto. A boa notícia é que há uma enorme variedade de jogos e brincadeiras com cachorro que pode ser realizados dentro de casa mesmo.

Eles vão ajudar a manter o animal entretido, gastar energia e desenvolvê-lo de forma saudável. Segundo as entidades cinófilas, AKC e a FCI, essa quantidade de exercícios que devem ser supridas vão depender de vários fatores, incluindo a raça e a idade do animal.

Os filhotes, por exemplo, exigem sessões mais curtas, enquanto os cachorros mais velhos podem aguentar períodos mais prolongados de esforços contínuos, dependendo da idade.

Além disso, as raças de maior energia, como os Border Collies, exigem maior quantidade de atividades, que raças mais tranquilas, como os Buldogues ingleses. Uma vez determinado o nível de exercícios para o seu animal de estimação, você vai poder escolher uma das atividades listadas abaixo.

Quem sabe, após um boa sessão de brincadeiras com cachorro, vocês dois vão poder se jogar juntos no sofá, prontinhos para relaxar.

Veja só!

Brincadeiras com cachorro #1 – Cabo de guerra

cabo de guerra é uma das brincadeiras com cachorro mais divertidas.

Cabo de guerra é uma das brincadeiras com cachorro que mais exercitam o animal, porém é também um dos jogos que mais fortalecem a ligação entre o tutor e o animal.

Os brinquedos feitos de cordas são os mais duráveis para esse tipo de engajamento, por isso costumam durar por muitas sessões e ainda podem satisfazer os mastigadores mais agressivos.

Brincadeiras com cachorro #2 – Buscar e trazer

Enquanto alguns cachorros possuem instintos naturais de buscar e trazer objetos de volta a você, outros precisam aprender a brincadeira para que a atividade tenha efeito.

É possível começar com uma perseguição ao objeto para depois incorporar uma motivação extra para que ele o traga de volta até você, depois de pegar.

Brincadeiras com cachorro #3 – Esconde-esconde

Segundo a AKC, as brincadeiras com cachorro de esconde-esconde podem oferecer não só estímulos físicos, como também mentais. Você pode esconder qualquer coisa, até mesmo você para descobrir quanto tempo leva para ele encontrar o objeto ou você — no caso de ser você, utilize comandos de voz também, além de faro.

Brincadeiras com cachorro #4 – Agility

É possível construir um campo de agility dentro de casa, usando objetos simples e de forma rápida. Você pode criar túneis, obstáculos para subir ou passar por baixo, rampas, zigue-zagues e o que mais a sua imaginação puder inventar.

Essa é uma das brincadeiras com cachorro mais divertidas para treinamento e diversão, porque pode ser feita na velocidade que você quiser e ele aguentar, até que ele acerte todo o trajeto, recompensando-o sempre que fizer direito ou completar.

Brincadeiras com cachorro #5 – Bolas com barulho

Se você é daquelas pessoas que não se incomodam muito com barulho, pode pensar em investir em brinquedos para cachorro que emitem sons.

O seu cachorro, principalmente se ele for filhote, pode ficar entretido por horas com um tipo de bola que faz barulho. Você pode fazer uma colocando coisas dentro que tenham som, ou investir em brinquedos desse tipo, que fazem barulhos ao rolar.

os cachorros costumam ficar muito intrigados com os barulhos que a bola faz ao rolar no chão, por isso vão correr atrás dela e persegui-la com prazer, por horas a fio.

Brincadeiras com cachorro #6 – Caça ao tesouro

Caça ao tesouro é outra opção para brincadeiras com cachorro bem divertida.

De acordo com a AKC, os cachorros possuem cerca de 45 receptores de cheiros à mais que os humanos. Isso significa que as brincadeiras com cachorro que podem tirar vantagem do faro deles podem ser bastante engajantes.

Uma ideia é esconder petiscos dentro de objetos ou lugares, como dentro de caixas ou debaixo de outras coisas até que ele encontre pelo faro. Não esqueça de recompensá-lo toda vez que ele encontrar o objeto.

Brincadeiras com cachorro #7 – Subir e descer escadas

Como para os humanos, subir e descer escadas pode ser um excelente exercício físico para o animal. Tente incentivá-lo a subir com algo no topo para buscar e trazer de volta para baixo.

Você pode fazer o exercício junto com ele e aproveitar pra ficar em forma — será bem mais divertido! Mas tomem cuidado para não rolarem juntos e se machucarem.

Brincadeiras com cachorro #8 – Bolhas de sabão

Essa brincadeira com cachorro é mais para quem possui um jardim ou área externa em casa. Como crianças, tem cachorro que adora bolha de sabão. Um excelente passatempo para brincar no jardim em dias ensolarados e quentes.

Faça grandes movimentos, correndo pela grama, para incentivá-lo a perseguir as bolhas e saltar para pegá-las.

Brincadeiras com cachorro #9 – Brinquedos comedouro

Os brinquedos comedouros são excelentes para estimular a mente do animal.

Brinquedos para cachorro comedouros são aqueles do tipo quebra-cabeça, em que o cachorro precisa desvendar o mistério ou interagir com o brinquedo para conseguir a comida escondida dentro dele.

Há diversos modelos e formas de interação, que vão liberando pequenas quantidades de alimento enquanto o animal interage com o objeto. Você pode até construir o seu próprio brinquedo com itens em casa.

Brincadeiras com cachorro #10 – Tapete farejador

Tapetes farejadores é uma das brincadeiras com cachorro mais criativas que você pode criar dentro de casa ou no jardim. Você pode pegar um pedaço de tecido grosso, como brim ou sarja, lona, chita… e costurar pequenos bolsos e compartimentos para esconder petiscos.

Você estica no chão e encoraja o animal a farejar até encontrar o alimento. Eles são ótimas opções para entreter, estimular e aliviar o estresse do animal, sem precisa investir em tantos objetos.

Brincadeiras com cachorro #11 – Mergulho e salvamento

Essa é outra opção de brincadeiras com cachorro em casa, mas para quem tem piscina no jardim. Algumas raças adoram nadar e vão gostar de brincar com você na piscina. Uma boa ideia é atirar objetos dentro d’água para ele trazer de volta.

Outra variação é escolher algo que afunde para ele pegar no fundo da piscina, ou simular ou salvamento, jogando você mesmo na água para ele salvar.

Brincadeiras com cachorro #12 – Guardar os brinquedos

Ensinar a guardar os brinquedos depois das brincadeiras com cachorro é excelente treinamento.

Se você tiver a paciência de treinar o seu cachorro a guardar os seus próprios brinquedos em local apropriado depois de brincar, essa é uma maneira divertida de brincar e super conveniente pra deixar tudo organizado.

Comece com a brincadeira de jogar o brinquedo para ele pegar e trazer de volta próximo a caixa, cesto de brinquedos ou local onde você costuma guardar as coisas dele. Dessa forma você educa o seu animal brincando.

Pronto!! Com todas essas opções de brincadeiras co cachorro, não só ele vai se manter em forma e saudável, mesmo não podendo sair de casa, como você também! de quebra os laços entre vocês ficarão ainda mais fortes! Tente e conte pra gente como foi!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta