Gato feliz – Como fazer e saber se o bichano está feliz

Se você tem um gato, já sabe que os bichanos são animais excêntricos, temperamentais e bastante genuínos. Mas você saberia dizer se ele é um gato feliz? Para os tutores com mais de um gato é ainda mais difícil ter essa certeza, pois cada um certamente tem uma personalidade diferente da outra.Mas digamos que você ache que todos são felizes. Afinal, você os alimenta bem, fornece abrigo, conforto, liberdade, privacidade ao entrar e sair de casa quando bem entenderem. E assim, eles parecem gostar de viver com você. Contentes, certo? Mas como você pode realmente saber se eles são felizes?Bem, veterinários podem nos elucidar essa questão, explicando quais os sinais que podemos observar para identificar um gato feliz.Confira abaixo! Como identificar um gato feliz?Cachorros pulam em cima, abanam o rabo, correm a sua volta e latem em contentamento. É realmente visível a felicidade demonstrada por um cão. Assim, não há dúvidas que identificar quando o cachorro é ou est…
Saiba mais
  • 0

Viajar com gato – Saiba o que não pode faltar no seu planejamento

Ao planejar viajar com gato, não esquecer dos objetos que lhe remetem conforto não é nenhum luxo ou frescura; mas uma necessidade. Aproveitando a proximidade das férias de verão e a facilidade em viajar de carro com animais, ao invés de avião, um bom planejamento se faz necessário, para evitar possíveis contratempos.Isso porque há muito o que considerar antes de pegar a estrada com o seu animal, especialmente se ele for um filhote de gato. Enquanto viajar com cachorro pode ser bastante intuitivo, muitos tutores de gatos costumam negligenciar o seu conforto.Em se tratando de felinos, isso significa familiaridade, uma das principais preocupações relacionadas à saúde e segurança ao tirar o seu gatinho de seu habitat familiar.Embora os cachorros também tenham suas necessidades, em termos de objetos pessoais e cuidados, eles são mais adaptáveis e suscetíveis a aventuras e novos destinos na companhia de seus donos.Por outro lado, os gatos não são. Especialistas recome…
Saiba mais
  • 0

Saiba como cuidar dos dentes dos gatos

Doenças nos dentes de gatos são questões mais comuns que muita gente imagina. Tanto é que muito gastos desenvolvem gengivite e até doença periodontal antes mesmo de chegar aos 4 anos de idade.Normalmente, os problemas dentais progridem devagar, mas podem causar muita dor. Além disso, esses problemas costumam ter um impacto negativo na saúde e bem estar no animal.Infelizmente, os gatos não costumam apresentar sinais de dores nos dentes até que o problema já esteja severo. Eles acabam aprendendo a conviver com o desconforto, enquanto a doença vai se desenvolvendo e agravando com o tempo.Por isso, é muito importante cuidar da saúde dental dos felinos em casa, além de fornecer check-ups odontológicos anuais sempre que puder.Veja como cuidar dos dentes de gatos para não precisar se preocupar com problemas mais sérios mais tarde.Acompanhe! O que precisamos saber sobre cuidados com dentes de gatosHá muitas maneiras possíveis de fornecer os cuidados dentários…
Saiba mais
  • 0

Cuidados com animal de estimação: Diferenças de manutenção de cachorro e gatos

Se você tem múltiplos animais em casa, como cachorro e gato, você já deve saber que todos os cuidados com animal de estimação necessários exigem um certo esforço do tutor, podendo até ser difícil de executar todos eles você mesmo sozinho.Com relação ao cachorro e o gato, pode ser ainda mais difícil, pois os cuidados são diferentes. Afinal, essas duas espécies de animais são bem distintas entre si, certo?A boa notícia é que você pode aprender como cuidar dos seus animais em casa você mesmo, mesmo que eles exijam técnicas de cuidados diferentes. Mas para isso é preciso que você conheça todas essas diferenças.Vamos mostrar abaixo as principais diferenças entre os cuidados com animal de estimação, no caso o gato e o cachorro.Acompanhe! Cuidados com animal de estimação: Cachorro X GatosEmbora o cachorro e o gato sejam os animais de estimação mais comuns em todos os lares brasileiros, eles diferem bastante na sua manutenção e cuidados. Mesmo que os cuidados com…
Saiba mais
  • 0

Adestramento de gatos – Dicas para treinar o comportamento dos gatos

Gatinhos são mesmo muito fofos, principalmente os filhotes. Mas os felinos são criaturas muito temperamentais, que sem os limites e treinamento adequado podem te transformar facilmente em seus servo. Por isso, se você já se perguntou se o adestramento de gatos é possível, saiba que SIM, é perfeitamente possível adestrar o seu gato de estimação.Embora não seja algo tão comum adestrar os felinos, é super importante para o bom desenvolvimento deles. Isso porque alguns comandos básicos de ordem, relativamente simples, podem melhorar bastante a relação tutor-animal e o convívio de vocês, por conta do controle que você vai conseguir exercer no animal.Impor os seus limites para que ele tenha uma vida mais disciplinada e seja menos bagunceiro ou desobediente não vai fazer mal algum, principalmente se se ele for do tipo territorialista que toma conta da casa, sobe em cima dos móveis, arranha os estofados.Mas o adestramento de gatos deve começar cedo, pois ainda filhotes eles…
Saiba mais
  • 0

Brincar com gato – 5 Dicas para brincar e se exercitar com o seu gato

Se você tem um animal de estimação sabe o quanto significa que ele tenha uma vida mais feliz e saudável. Enquanto muitos desejam os melhores conselhos veterinários, insights sobre comportamentos ou os melhores itens essenciais do mercado para fazer da rotina com o seu pet a mais prazerosa, brincar com gato e se exercitar junto com ele é uma das melhores opções.Não se engane pela sua propensão a longos cochilos durante à tarde: os gatos precisam se exercitar — e muito! O problema é que muitos gatos não costumam se mover tanto quanto precisam ou possuem oportunidades suficientes para se exercitarem.Muitas vezes isso nem é culpa deles, mas do ambiente confinado em que vivem ou da falta de conhecimento de seus tutores. De acordo com especialistas em comportamento felino, os exercícios físicos devem fazer parte de qualquer plano de “bem estar” para o seu gato melhorar a sua saúde física e mental.Se para nós humanos os exercícios físicos são fundamentais e para os cachorr…
Saiba mais
  • 0

Gato para adoção – Como adotar e o que fazer ao chegar com ele em casa

Se você tem sentido um buraco no coração em formato de gatinho ultimamente, saiba que você não é o único. As adoções de animais aumentaram bastante nos últimos tempos em muitos abrigos, inclusive a procura por gato para adoção, não apenas cachorros, como de costume.Muitos abrigos e ONGs de resgate de animais tem divulgado um aumento na procura de animais para adotar nos meses de Março a Abril, comparado aos meses anteriores. Os formulários só crescem, ao passo de que as pessoas têm encontrado mais tempo disponível para oferecer aos companheiros peludo.Dependendo de onde você morar, o processo de adoção pode demorar um pouco mais, mas de uma forma geral as adoções têm sido um sucesso. Isso dá tempo também para se preparar para a chegada do novo animal em casa.Veja abaixo onde procurar por gato para adoção e o que fazer ao chegar em casa com ele para que ele se sinta confortável no novo lar.Confira! Faça uma lista de todos os locais de adoçãoSe você é como …
Saiba mais
  • 0

Caixa para gatos – 4 Razões para explicar porque o objeto é tão atraente!

Veterinários e especialistas comportamentais explicam porque uma simples caixa para gatos é tão atraente, que chega à ser quase uma obsessão felina.Se você não sabia disso ou ainda não tinha reparado, os gatos amam entrar dentro de caixas, nichos gavetas, cestas… Mas você conseguiria imaginar a razão? A principal razão para eles gostarem tanto de caixas é por se sentirem seguros. Além disso, elas oferecem um bom isolamento térmico para a melhor das sonecas.Caixa para gatos é atraente também porque o papelão tem uma textura agradável para suas atividades comuns como morder e arranhar. E por por último, mas não menos importante, essas caixas vieram de fora e foram manuseadas por outras pessoas com cheiros interessantes para eles.Portanto, quando o seu gato começar a prestar uma atenção extra especial aos restos remanescentes da sua última entrega de encomenda, não precisa mais ficar se perguntando a razão por ele achar aquela caixa tão atraente.Há um certa explica…
Saiba mais
  • 0

Gatos antialérgicos – 10 raças de gatos para quem tem alergias

Alguns gatos podem não ter muitos pelos, mas são cheios de personalidade. Existem raças de gatos consideradas hipoalergênicas, popularmente conhecidas por gatos antialérgicos.Vamos combinar, espirrar, coçar e lacrimejar os olhos ou até ter ataques de asma podem ocorrer quando um gatinho se aproxima demais de quem possui alergias. Para piorar, a alergia a gatos tem ficado cada vez mais prevalecente no dias de hoje.Mas será que você não pode ter um gato em casa hoje, tendo já apresentando reações alérgicas em algum momento no passado? Bem, depende. Há uma crendice popular que diz que a quantidade de pelos em um animal é a principal causa de alergias.No entanto, geneticistas afirmam que não é verdade. A pessoa não é alérgica à pêlos de gato; mas às proteínas presentes na saliva do animal. Como os gatos vivem se lambendo, a substância fica grudada nos pelos dele. Portanto, quando as pessoas dizem ser alérgicas à gato, elas são alérgicas à essas proteínas.A proteína …
Saiba mais
  • 0

Cães e Gatos – Como mantê-los seguros dentro de casa e fora das ruas!

Cães e gatos são animais domésticos, por isso não podem ter acesso livre às ruas e locais públicos, quando bem quiserem e sem a supervisão do dono, mesmo dentro de condomínios. Isso não quer dizer também que devam viver trancados dentro de casa, sem acesso à áreas externas, como jardim, quintal ou varanda.O problema é que por terem sido domesticados, por mais que tenham conservado seus instintos, não são mais capazes de sobreviver aos perigos do mundo “selvagem” lá fora. Na verdade, quando se opta por ter um animal de estimação, supõem-se que você deve tomar todos os cuidados necessários para manter a integridade e o bem estar desse animal.Isso significa que você deve mantê-lo seguro e saudável dentro e fora de casa, principalmente os gatos, que costumam dar suas escapadas noturnas. Sem supervisão e a segurança necessárias, eles podem fugir para a rua, se envolver em acidentes ou brigas com outros animais, ingerir coisas que não devem e até cruzar indevidamente, caso nã…
Saiba mais
  • 0

Adoção de Gatos: Veja como adotar um bichano para a vida toda!

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um prazer para grande parte da população. A grande maioria das pessoas escolhe ter cães e gatos, todavia, devido ao custo, espaço e tempo necessário para a manutenção de um cachorro, muitos estão optando pela compra ou adoção de gatos.Gatos, de fato, são animais muito independentes. Basta ter à disposição água fresca (de preferência corrente e sempre limpa), alimento de boa qualidade e uma caixa de areia onde poderão fazer suas necessidades.No entanto, engana-se quem pensa que felinos não precisam de atenção e carinho! Gatos também gostam e precisam interagir com membros da família. Adoção de gatos - aumento da população felina nas casas brasileirasUma das coisas que vem chamando a atenção nos últimos anos é o aumento expressivo do número de gatos como animais de estimação. A população de gatos cresce mais do que a canina e, em nações como Estados Unidos, França e Alemanha, já é maioria.No Brasil, o número de felinos …
Saiba mais
  • 0

Gatos com síndrome de Down: É possível? O que fazer?

Não há dúvidas de que a internet, hoje em dia, é uma fonte inesgotável de informações (verdadeiras e falsas) e imagens. Entre todas essas informações, tornaram-se particularmente frequentes imagens de alguns animais como tigres, ovelhas e gatos com síndrome de down. Alguns desses animais ficaram até mesmo bem famosos nas redes sociais.As imagens desses animais geraram, certamente, muitas dúvidas e, por isso, muitos veterinários são frequentemente questionados. Será que existem gatos com síndrome de down?Antes de falar sobre gatos com síndrome de down, é primordial explicar o que é, efetivamente, a síndrome. Síndrome de Down - O que é?Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária.Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança e não se sabe por que acontece. …
Saiba mais
  • 0