Bola de pêlo em gatos: Por que se formam, como eliminar e prevenir!

Os gatos são animais higiênicos por natureza, sendo que se lamber para se manterem limpos é um de seus hábitos de higiene mais comuns. Além de eliminar sujeiras, o hábito também remove pêlos soltos. Por isso, é comum o gato ingerir parte deles e acumulá-los no estômago, formando a famosa bola de pêlo.Quem nunca presenciou ao vivo ou pelo menos viu em algum desenho animado um gato vomitando bolas de pelos? Pode até ser engraçado, mas há ocasiões em que isso se torna um enorme desconforto para o bichano e até um problema mais grave.Isso porque apesar de comuns, o acúmulo de pelos pode levar o animal a expelir essas bolas com mais frequência ou até impedir que sejam eliminadas de maneira natural.Nesse caso, é essencial entender por que elas se formam, como ajudar o bichano a eliminá-las mais facilmente e prevenir a sua formação.Só assim você vai conseguir garantir a saúde e o bem estar do seu gato. Leia mais sobre o assunto abaixo! Por que as bolas de pêlo se form…
Saiba mais
  • 0

Meu gato não come: Por que o gato parou de comer?

Você tem notado algo de errado com o apetite do seu gato? Se o seu gato não come ou parou de comer de uma hora para outra, pode haver razões para isso estar acontecendo — você vai descobrir quais são e como fazer ele passar a se alimentar com prazer.Geralmente, é mais fácil associar os cachorros a figuras muito mais vorazes que os felinos. De fato, na “cultura pop” é bem mais provável ver gatos bebendo leite no pratinho que comendo ração em seu comedouro.Mas não se engane — o seu gato deve se alimentar bem e de forma consistente, bem como obter todos os nutrientes necessários para se manter forte e saudável.Caso isso não esteja acontecendo naturalmente, você deve investigar os motivos. Veja abaixo porque o seu gato pode não estar comendo direito! Por que o meu gato não quer comer?Se você notar que o seu gato não está comendo ou simplesmente parou de comer de uma hora para outra, você deve tentar investigar os motivos, observando-o mais de perto.Embora o c…
Saiba mais
  • 0

Caixa de areia para gato: Como ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia

A caixa de areia para gato é um item essencial em casa, principalmente se ele não tiver acesso a um ambiente externo. Não é só por conta da higiene e fortes odores para nós humanos, mas uma questão de instinto felino.Os gatos costumam ocultar o odor de suas fezes e urina para evitar que possíveis predadores não possam farejá-los.Embora seja um instinto natural, ocultar seus dejetos por conta própria, os filhotes não sabem sabendo e precisam ser ensinados a utilizar a caixa de areia de forma correta.No entanto, como os gatos costumam ser animais bastante sensíveis e temperamentais, pode levar um tempo até que se adaptem e mantenham o hábito.Além disso, o local onde você coloca a caixa e o tipo de caixa também podem influenciar nessa adaptação. Isso porque os gatos gostam de privacidade quando vão se aliviar.Mas não se preocupe, ensinar a utilizar a caixa de areia para gato não é nenhuma missão impossível.Para ajudar, o pessoal da WHISKAS® publicou recente…
Saiba mais
  • 0

Cachorro faminto: Por que os pets parecem estar sempre com fome?

Você também tem a impressão de que o seu pet está sempre implorando por comida, mesmo após as refeições? É muito comum ver gatos e cachorro faminto olhando com desdém para seus donos enquanto olha de volta para o prato de comida pela metade.Parece até que eles não estão nunca satisfeitos com a quantidade de comida que você vem oferecendo a eles, por isso, é normal ficar imaginando qual seria a razão para tal comportamento.Enquanto gatos e cachorros são puramente motivados por comida, uns até mais que outros, um aumento de apetite pode ser também um sinal de algum problema de saúde adjacente.Sendo assim, é sempre mais recomendável checar com o veterinário antes para que ele possa verificar se existe algum problema invisível ao nosso conhecimento.Por outro lado, se o seu pet costuma ter uma saúde de ferro, fatores ambientais podem ser a causa do comportamento famigerado.Leia mais sobre a questão abaixo! Gato e cachorro faminto toda hora pode ser problema de s…
Saiba mais
  • 0

Instinto caçador de gato: Gatos domésticos também caçam!

Gatos caçam por instinto, pois são animais predadores naturalmente. Quer eles estejam escondidos embaixo do sofá, prontos para agarrar nos seus tornozelos ou posicionados na beirada da prateleira só esperando a hora de saltar em cima da sua cabeça, gatos não costumam hesitar em demonstrar sua autoridade sobre seus tutores, através de seus instintos de caçador.Quem possui gato em casa costuma comparar seus “inimigos felinos” aos seus primos ancestrais selvagens em relação à destreza na caça — e isso não é errado.Um estudo recentemente publicado no periódico americano Conservação Animal revelou que os gatos domésticos que possuem acesso a áreas externas são caçadores vorazes em seus próprios bairros — mas o que importa é o que eles caçam, ao invés do quanto.Veja abaixo o que os pesquisadores descobriram em suas pesquisas! O que dizem as pesquisas sobre o instinto caçador de gatoCom o intuito de desvendar os segredos da caça felina e descobrir como eles costumam…
Saiba mais
  • 0

Nome para gato saber que está sendo chamado importa? Ou eles nos ignoram de propósito?

Qualquer tutor que ama o seu bichano obviamente vai dizer que os gatos são as criaturas mais inteligentes e fofas do mundo. Mas não importa o nome para gato que você der, será que ele vai saber quando está sendo chamado.Além disso, eles costumam ter alguns dos nomes mais interessantes — mas muitos tutores ainda se perguntam se eles reconhecem esses nomes como deles?Não importa se eles já tinham outro nome quando foram adotados ou se você deu um nome “novinho” especialmente para eles, veterinários afirmam que eles são capazes de aprender a reconhecer seus nomes.Embora pareça que eles costumam nos ignorar quando são chamados, há uma explicação científica para o comportamento felino.Leia mais sobre isso abaixo! Nome para gato importa? Eles conseguem reconhecer seus nomes?Simplificando a resposta para esta pergunta, sim, os gatos reconhecem seus nomes. Como acontece com os cachorros, eles aprendem seus nomes com o passar do tempo, à medida que vão ficando mai…
Saiba mais
  • 0

Raça de Gato Dócil: Melhores Raças para tutores de primeira viagem

Embora os gatos não sejam aclamados pelo famoso adjetivo de "melhor amigo do homem", eles são igualmente amados como animais de estimação. Mas como os cachorros, nem todas as raças são um “passeio no parque”, mas tem muita raça de gato dócil o suficiente capaz de conquistar os corações mais durões.De acordo com especialistas em animais de estimação, há inclusive uma enorme quantidade de tutores de gatos nos dias de hoje, quase ultrapassando a quantidade de cachorros.Portanto, minha gente, esse reinado canino não é mais uma unanimidade no mundo de hoje. Apesar de muita gente ainda ser fã número 1 dos cachorros e se declarar não apreciadores de gatos, os números estão crescendo e os felinos estão cada vez mais populares nos lares do mundo todo.Mas como todo ser humano, cada animal de estimação é único, sendo que os gatos não seriam uma exceção. Assim, cada bichano vai ter a sua personalidade peculiar da raça, sendo que algumas são certamente mais amorosas que outras. …
Saiba mais
  • 0

Curiosidades sobre gatos: Desvendamos alguns mistérios!

Partindo do princípio de que os gatos são animais muito inteligentes, pode ser que seja divertido ler sobre algumas curiosidades sobre gatos, que para muitos ainda são um grande mistério.Na verdade, há várias razões que explicam porque a maioria das pessoas acham os gatos bem mais misteriosos, quando comparados aos cachorros.Definitivamente, eles são animais bem peculiares, bastante temperamentais e até independentes, mas tudo isso tem um fundamento.Descubra alguns dos mistérios e curiosidades sobre gatos abaixo! Por que as pessoas gostam tanto de gatos?Podem haver várias razões para que as pessoas se identifiquem e gostem tanto de gatos, mas uma das curiosidades sobre gatos mais interessantes é a de que os miados dos gatos domésticos para chamar atenção são específicos à relação com os seres humanos.Neurocientistas de Oxford descobriram uma forma de mapear reações humanas através de estudos de magnetoencefalografia (MEG) que medem as atividades elétricas…
Saiba mais
  • 0

Cachorro e o Gato: 7 erros comuns ao colocar cão e gato juntos!

Praticamente todo mundo já ouviu ou usou a expressão: “Eles brigam que nem cachorro e gato!”. Nos desenhos animados e filmes é comum ver o cachorro e o gato correndo um atrás do outro; como grandes rivais ou inimigos.No entanto, quando introduzidos da forma correta, eles podem coexistir em um mesmo ambiente, e até se darem muito bem com o tempo, ficando até melhores amigos.O problema é que a maioria das pessoas não se planeja ao adquirir um novo animal de estimação e acaba forçando uma situação de convivência forçada entre os animais.Há vários erros comuns que podemos cometer, sem nem mesmo saber que estamos fazendo algo de errado. Com isso, tornamos a convivência de todos em casa estressante para todo mundo.Vamos listar abaixo 7 erros muito comuns que as pessoas costumam cometer quando decidem introduzir um novo cachorro no convívio do gato já residente, ou vice-versa.Se você estiver nessa exata situação, as dicas abaixo serão essenciais e vão lhe ajudar! C…
Saiba mais
  • 0

Cachorro e gato podem se dar bem juntos em casa?

A maioria das pessoas cresceram com a ideia de que cachorro e gato são inimigos mortais, ou duas espécies naturalmente rivais.No entanto, você poderá se surpreender ao saber que essas duas espécies de animais domésticos mantém uma relação bastante antagônica.Muita gente à princípio não colocaria o cachorro e o gato juntos em um mesmo ambiente, visto que o caos já estaria fadado a acontecer.Por outro lado, enquanto muitos lares hoje em dia possuem mais cachorros do que gatos, há aqueles que não se importariam em manter as duas espécies como animais de estimação.Porém, o grande desafio é ensiná-los a conviver bem entre si. Felizmente, há grandes chances de um cachorro e gato se tornarem bons companheiros, ou, pelo menos, se aturarem sem grandes prejuízos.Só tenha em mente que isso não acontece da noite para o dia! Veja abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar no processo de introdução e convivência entre os dois animais na sua casa.Confira! 1. Cachorro e…
Saiba mais
  • 0

Ansiedade em gatos: Como identificar a condição e saber se ele está sofrendo ou feliz?

Você sabia que a ansiedade em gatos é mais comum do que imaginamos? Pois saiba que muitas vezes podemos estar estressando o animal sem querer. E conviver com um gato ansioso em casa não é nada bom, nem para o tutor e nem para o bichano.Na verdade, a condição pode ficar complicada, pois o bichano não só está estressado com o mundo ao redor, como também pode tornar a convivência entre vocês insuportável.Por exemplo, gatos com ansiedade podem apresentar comportamentos destrutivos como fazer suas necessidades fora da caixa de areia, derrubá-la, espalhando tudo ao redor, entrar em áreas que não deve, destruir móveis.Eles podem até a se negar a desenvolver laços com o tutor ou membros da família, se tornando ariscos e até agressivos.Enquanto a ansiedade em gatos pode ser um problema desafiador e difícil de lidar, e não costuma desaparecer da noite para o dia, isso não significa que seja impossível de tratar.Veja abaixo algumas soluções para o problema, como identi…
Saiba mais
  • 0

Melhor ração para gatos: Como escolher e comprar a melhor opção!

Boas notícias. O seu gato precisa de você. Mas eles também precisam do alimento certo, não apenas potes de ração e água separados. Como a ração canina, existem muitas opções de alimentos para gatos no mercado. Mas você saberia escolher a melhor ração para gatos?Muita gente sempre pensou em gatos e os alimentou como pequenos cães. Mas gatos não são pequenos cães. Os gatos são obrigatoriamente e estritamente carnívoros, além de possuírem menor habilidade para digerir carboidratos.Mas qual seria a melhor ração para esses carnívoros tão especiais? Nós vamos te ensinar a escolher a melhor ração para gatos e o que prestar atenção para saber qual a opção mais adequada ao seu animal.Confira abaixo! Como comprar a melhor ração para gatosVocê deve abordar a compra e a escolha da melhor ração para gatos da mesma forma que escolhe um bom café da manhã: comece com uma dieta nutritiva e balanceada. O seu gato também precisa de um alimento completo e balanceado, o mais apro…
Saiba mais
  • 0