Como manter as atividades para cachorro em dia na pandemia? No início do caos, em meio às ondas de preocupação que nos atropelaram, havia um pensamento em comum entre muitas pessoas que buscavam por fatores positivos dentro desse caos que foi o isolamento social: pelo menos os cachorros devem estar felizes em ter seus donos em casa em tempo integral!

Enquanto, muitos cachorros devem ter ficado mesmo muito felizes com sua família humana toda junta em casa com eles, afinal, isso significa mais atenção, mais carinhos, mais passeios…

Eles também sentem o mesmo estresse e a ansiedade que os humanos.

Além disso, alterações na rotina também afetam o comportamento do cachorro. Visto como esse ano se apresentou, nada além de um ataque interminável de estresse, ansiedade e rotinas alteradas, a vida dos cães não foi exatamente fácil.

Embora todo tutor saiba que nunca é tarde para fazer algo de bom para o seu cachorro, hoje mais do que nunca devemos estar atentos para lhes dar mais atenção, com pequenos agrados no dia a dia, que fazem a diferença.

Como por exemplo, fornecer-lhes uma maior quantidade de exercícios físicos, estímulos mentais ou aproveitar para se manter extremamente consciente de suas rotinas.

Afinal, passar mais tempo com o seu cachorro é também muito bom para você. Para ajudar, veja abaixo algumas sugestões divertidas de atividades para cachorro para fazer com ele de agora em diante.

Confira!

#1 Leve o cachorro para longas caminhadas

As longas caminhadas são excelentes para o cachorro, e ainda melhores para o tutor. Ainda que não estejamos totalmente fora de perigo, quando estiver fora, use máscara, respeite a distância e o espaço pessoal dos outros e aproveite o ar puro e a solitude de uma boa caminhada na companhia do seu melhor amigo peludo.

#2 Mantenha uma rotina consistente

Essa é uma das menores atitudes que você pode ter e também uma das melhores. Isso porque manter uma rotina consistente vai fazer muito bem para a saúde mental do seu amigo.

Alimentá-lo, exercitá-lo, passear com ele e continuar com os cuidados. É o melhor a fazer!

#3 Invista em brinquedos comedouros ou quebra-cabeças

Os cachorros gostam de desafios e de procurar pela sua própria comida. Por isso, esses tipos de brinquedos para cachorro são excelentes para estimulá-los a se esforçarem para conseguir o prêmio (petisco dentro do brinquedo). Isso vai estimular também a mente deles.

#4 Brinque muito com eles

Sério! Brincar com o seu cachorro é o melhor que você pode fazer por vocês dois. Brincar faz parte do DNA do cachorro e a interação com o seu dono através de brincadeiras divertidas só estreita os laços entre vocês.

Portanto, vocês precisam disso. Corra um atrás do outro, jogue objetos para ele pegar, brinque de cabo de guerra, role com ele pelo chão.

Exaurir a energia do cachorro com brincadeiras é o melhor remédio para o tédio, ansiedade e solidão.

Cachorros entediados são destruidores, por isso brinque o máximo que puder com eles. Crie brinquedos com garrafas plásticas cheias de água, camisetas velhas amarradas umas nas outras para ele puxar.

Jogue Frisbee para ele pegar no ar, alterne comandos que ele saiba, sopre bolhas de sabão. Tudo isso é muito divertido e vocês vão adorar passar esse tempo juntos.

#5 Estimule o faro dele

Crie uma atmosfera diferente através do incentivo ao faro. Faça com que ele siga diferentes cheiros pela casa ou pela rua, de forma segura e mais livre.

Você pode criar caminhos para ele farejar com outros objetos a serem explorados. Isso vai estimulá-lo intelectualmente.

Misture cheiros conhecidos com novos, escondendo meias, espalhando odores de animais em spray, objetos fedorentos, etc.

#6 Toque músicas calmas

Se você mora em uma área urbana de muito barulho externo, tente tocar alguns minutos de música calma, sons da natureza ou música clássica. Isso é ótimo para acalmar os nervos, relaxar a mente e desestressar.

É bom para você e excelente para o seu cachorro também.

Da mesma forma, aromatizadores de ambiente com “cheirinhos” especiais também ajudam, como uma espécie de aromaterapia.

Dependendo da disposição do cachorro e alergias, os aromas de óleos essenciais e aromatizadores de ambientes podem ser ótimas opções para acalmar os ânimos do ambiente.

A camomila costuma reduzir o estresse, bem como baunilha, capim limão e lavanda.

#7 Marque um “playdate” semanal com outros cachorros

Se puder, combine com um amigo de se encontrar com seus cachorros em algum parque ou outro local seguro para eles brincarem juntos.

Algumas raças de cachorro adoram a interação com outros, além de que a socialização é excelente para o comportamento do animal e para gastar energia.

#8 Envie-o para o banho e tosa

Alguns cachorros podem até não gostar de serem manipulados por outros durante o banho e tosa profissional, mas ocasionalmente é preciso. Se os pelos ficarem emaranhados ou muito compridos nas patas, eles precisam ser aparados.

O mesmo acontece com as unhas que não são gastas, os pelos ao redor dos olhos ou orelhas. O tratamento anti-pulgas pode ser feito no pet shop também, enquanto dão o banho.

Enfim, esse tipo de manutenção e cuidados com o animal é necessário para o bem estar dele. Ele vai agradecer você depois.

#9 Inclua vitaminas em sua dieta

Pergunte ao seu veterinário quais os problemas de saúde mais comuns para a raça do seu cachorro para descobrir se há alguma vitamina ou outros suplementos que possam ajudá-lo a se manter saudável por mais tempo e inclua-os na sua dieta.

#10 Aprenda a fazer algum petisco para cachorro

Os cachorros adoram petiscos, pois são animais facilmente motivados por comida. Há muitas opções de petiscos para cachorro no mercado, de vários tipos.

No entanto, um petisco feito em casa, de forma artesanal, e com os melhores ingredientes especialmente selecionados por você seria ideal.

#11 Fique atenta aos sinais de estresse ou ansiedade

Quando o cachorro começa a evitar algumas atividades rotineiras ou a sua companhia, bocejar com muita frequência, se coçar sem motivos ou se lamber em excesso, ofegar sem estar exausto, tudo isso pode ser um sinal de estresse ou ansiedade.

#12 Mantenha o treinamento comportamental

Em geral, treinamentos comportamentais devem estar em andamento o tempo integral, a fim de manter a consistência.

Então, aproveite a convivência mais intensa para continuar ensinando bom comportamento ao seu filho peludo — o que fazer ou não fazer na companhia dele e de humanos.

#13 Construa obstáculos pela casa

Tanto os gatos como os cachorros adoram obstáculos e estímulos desafiadores. Uma ótima forma de entretê-los e gastar energia é construindo obstáculos e rotas para eles seguirem pela casa ou no jardim.

Você pode usar caixas de papelão, tubos de PVC, rampas com tábuas de madeira e o que mais a sua imaginação permitir.

Eles vão adorar subir e descer, passar pelos túneis, se esconder, pular… Diversão garantida!

#14 Foque a sua atenção neles

Os cachorros adoram ser o centro das atenções e receber carinhos, afagos e recompensas por bom comportamento.

Portanto, quando estiver na presença deles, seja brincando ou apenas fazendo companhia em alguma atividade, concentre a sua atenção neles o máximo possível.

#15 Abuse da água (com consciência)

Algumas raças de cachorro, como os Labradores entre outras raças, adoram atividades na água. Se você tem piscina em casa ou mora próximo ao mar, proponha passar um tempo com ele nadando, brincando na água.

Caso não seja possível, uma boa opção também muito divertida é criar uma piscina inflável cheia de bolas de plástico para ele mergulhar e brincar. Cachorros adoram esse tipo de bagunça!

#16 Invista em um tapete de odores

Já ouviu falar nesses tapetes que possuem diferentes odores? Basicamente, o objeto consiste em um tapete de borracha com vários retalhos de tecido amarrados em buracos no tapete na parte de trás.

Cada pedaço de tecido pode ter um odor ou petisco diferente para ele enfiar o nariz e desvendar os mistérios. É uma ideia super bacana para estimular o seu faro e instintos.

#17 Vá alternando os brinquedos dele

Os cachorros também ficam entediados com seus objetos, até mesmo com os seus favoritos. Cachorros possuem memória curta, eles vão se adaptar.

Por isso, guarde alguns deles e vá reapresentando aos poucos, fazendo pequenas trocas ao longo das semanas para que ele tenha sempre uma novidade.

#18 Faça massagens nele!

A AKC possui excelentes instruções de como massagear o cachorro para aliviar o estresse e proporcionar um maior relaxamento dos músculos.

Faça disso uma rotina e um momento de interação especial e você terá um animal devoto à você para o resto da vida, assim como saudável e feliz.

#19 Mantenha o cachorro útil

Os cachorros adoram ter uma tarefa para fazer, especialmente as raças desenvolvidas para trabalhar junto aos humanos.

Continue ensinando truques básicos ou novos truques, sempre recompensando pelo bom comportamento e por desempenharem a tarefa corretamente — isso vai ajudá-los a se sentirem úteis e satisfeitos com eles mesmos.

#20 Tire uma soneca juntos

Nada melhor que relaxar na companhia deles aos seus pés ou mesmo juntinhos no sofá. Pode ser vendo um filme, escutando uma música, na rede…

Uma alternativa interessante é ler um livro em voz alta, como fazemos com as crianças antes de dormir.

Eles adoram o som das nossas vozes quando estão relaxadas, a nossa respiração equilibrada — o sonífero relaxante perfeito!

Pronto! Todas essas dicas e ideias vão fortalecer o vínculo entre vocês, bem como ajudar a passar por esse período de isolamento atípico sem cair na mesmice e no tédio.

O mais importante é fazer o possível para que eles fiquem seguros e saudáveis.

Garantir o bem estar de todos no convívio em casa é fundamental para a saúde. Permitir que o seu animal saiba que é amado através da sua atenção é o melhor caminho!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta