Independente de morar em casa ou apartamento, cuidar da higiene dos seus animais de estimação é essencial, não apenas para manter tudo limpo, mas também para prevenir a contração de doenças. No caso dos bichanos, a melhor forma é investir em areia para gatos para que eles possam fazer suas necessidades com mais segurança para todos.

Quem tem gato em casa já sabe que eles são animais bastante territoriais e exigentes quanto ao local onde vivem e seus utensílios. Eles possuem uma personalidade forte, não gostam de dividir o espaço e seus pertences pessoais, além de serem muito higiênicos. São quase humanos nesse aspecto, pode acreditar!

Por isso, evite deixar a caixa de areia onde eles fazem suas necessidade próxima de onde eles comem e dormem, para evitar a contaminação. É bom também colocá-la em um local onde não há uma grande circulação de pessoas em casa, principalmente se você tem crianças pequenas em casa, restringindo o acesso para evitar acidentes.

Com relação à areia na caixa, ela é fundamental para a higiene do animal, podendo até evitar maus odores. Mas para isso, ela precisa ser de boa qualidade e ser trocada regularmente.

Atualmente, é possível encontrar muitas marcas e diferentes produtos específicos e especialmente desenvolvidos para os gatos em tudo quanto é petshop espalhado pela cidade. A variedade é tão grande que pode ser confuso conseguir escolher uma boa marca de areia que compense o custo-benefício.

Assim, selecionamos algumas opções dos melhores produtos do mercado abaixo para ajudá-lo nesta tarefa. Continue acompanhando o resto do artigo para entender tudo sobre areia para gatos e escolher a melhor!

Vamos lá!

Areia para Gatos Higiênica com Cristais de Sílica – Chalesco

Essa areia para gatos da Chalesco é uma excelente opção, pois possui altíssima duração e alto poder de absorção. Ela contém cristais de sílica sanitária, mais fáceis de manejar ao remover dejetos, além de promoverem maior conforto ao animal.

O seu grande diferencial é contar com cristais indicadores exclusivos em uma tecnologia inovadora no mercado, que faz com que eles percam a coloração para indicar o momento certo de realizar a troca.

 

Areia Sanitária para Ambientes Internos de Microsilica – Pipix

A areia para gatos da Pipix é perfeita para animais que vivem em ambientes internos, pois os seus micro cristais de sílica sanitária possuem maior poder de absorção e melhor eliminação de odores.

Eles trazem um formato exclusivo, que reduzem a pegada dos gatos na superfície, evitando sujeira e bagunça ao não se espalhar pelo local quando ele desce da caixa de areia. Além disso, ela possui uma boa duração e excelente custo-benefício por conta disso.

 

Areia para gatos sanitária e ecológica Limpi Cat – Guabi

Para quem não abre mão de um excelente produto para o seu animal de estimação e ainda fazem questão de não agredir o meio ambiente, essa areia para gatos Limpi Cat da Guabi é a melhor das escolhas.

Os seus grânulos são inteiramente produzidos com ingredientes naturais de fontes renováveis, atóxicos e biodegradáveis. Além disso, é uma areia que rende muito mais, pois formam torrões maiores, que podem ser facilmente coletados e descartados separadamente, sem precisar jogar toda a areia fora.

 

Areia Sanitária para Gatos de Sílica – Sanremo

A areia para gatos sanitária de Sílica Cristal da Sanremos absorve e encapsula a urina do animal, a fim de deixar a caixa sanitária sempre higienizada e seca, pronto para ele usar quando precisar.

O pacote de 1,8kg pode render até 4 semanas, só necessitando a troca após esse período, garantindo máxima economia e praticidade. Além disso, todos os produtos da linha Pet Sanremo são atóxicos e livres de BPA, a fim de garantir a saúde do seu animal.

 

Areia para Gatos Granulado Higiênico de Pinus – ProGato

Essa areia para gatos da ProGato é um produto homogêneo e extremamente absorvente, que possui um alto rendimento e grande capacidade de absorção, impedindo também que odores se proliferem pelo ambiente. Além disso, ela é biodegradável, 100% natural, e não contém nenhum tipo de aromatizante artificial.

 

O que é areia para gatos?

Areia para gatos facilita a limpeza e romovoe um local mais seguro e higiênico para o animal.

Existem dois tipos de areias para gatos disponíveis no mercado, a areia comum e a areia sanitária. A areia comum é aquela do tipo mais tradicional, usada em tanques de areia em playgrounds, praças e em obras.

Já a areia sanitária foi desenvolvida especialmente para a higiene dos animais de estimação, principalmente os gatos. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de granulações, cada uma com suas próprias propriedades de absorção e retenção de odores.

Algumas marcas possuem até fragrâncias para disfarçar melhor os odores. A areia para gatos facilita a manutenção da higiene do bichano, fazendo menos bagunça e ajudando a limpar o local, bastando apenas ser descartada.

Vantagens e desvantagens da areia para gatos

A areia para gatos pode trazer muitas vantagens para o animal e o seu dono.

A areia para gatos além de facilitar a limpeza e ser fácil de trocar, oferece várias vantagens não só para o animal, mas também para o tutor. Usar a caixa com uma boa areia é oferecer o que há de melhor na higienização dos ambientes e prevenção de doenças ou qualquer contaminação.

Além disso, ela é capaz de oferecer mais conforto para as patas sensíveis dos felinos, fazendo com que eles se adaptem mais facilmente para a utilização da caixa de areia.

Porém, para garantir a sua eficiência, é preciso tomar alguns cuidados. As areias com fragrância, por exemplo, podem ser enjoativas, tanto para os donos quanto para os gatos, além de mais difíceis de se adaptarem a elas.

Sendo bom lembrar, que para utilizá-la é preciso uma caixa de areia específica, de bom tamanho para o animal poder entrar e sair com facilidade, além de que a troca deve ser realizada regularmente.

VantagensDesvantagens
Facilita a troca e limpezaFragrâncias podem ser enjoativas
Oferece mais conforto para as patasNecessita de uma caixa de areia específica
Adaptação fácilDeve ser trocada regularmente

Areia para gatos X Areia comum

Ambas são areias, de teor mineral. Mas a principal diferença entre elas é o tipo de grão presente em suas composições. No caso da areia higiênica, o mais comum é conter cristais de sílica, que ajudam a mascarar melhor os odores, além de terem um melhor poder de absorção e durar mais tempo antes de ter que trocar.

A areia para gatos do tipo sanitária é ideal para ser usada em ambientes internos ou quando não há espaço externo para que o animal possa sair para se aliviar e enterrar suas necessidades.

Já no caso da areia comum, não há problema em usar, pois ela pode ser eficiente da mesma forma. O problema é que como a terra, ela não é feita especialmente para isso e pode não ser das melhores facilitadoras de limpeza, por conta dos seus grãos.

O gato poderá facilmente deixar um rastro de sujeira pela casa, já que ela gruda mais na pelagem e, principalmente, nas patas do animal. Caso opte por essa opção, escolha uma granulagem maior.

Mas independente do tipo, se não usar areia, ele vai acabar se aliviando na grama, na terra ou qualquer outro local do quintal ou da casa, podendo contaminar as superfícies.

Outros utensílios higiênicos para os gatos

Existem alguns outros utensílios e produtos para ajudar na higiene dos gatos.

Existem três tipos de produtos higiênicos para utilizar nos cuidados e manutenção da higiene dos gatos. No caso da areia, a caixa específica é essencial para acondicioná-la. Ela não só vai facilitar a troca regular, como também vai oferecer um maior conforto ao animal, para entrar e sair dela.

Existem inúmeros modelos, dos mais simples ao mais sofisticados, sendo que o seu preço vai variar de acordo com o tipo e tamanho do produto.

Para ajudar na coleta dos dejetos, existem as pás que facilitam a remoção sem que você tenha que jogar toda a areia fora. A pá é uma excelente ferramenta para impedir que você entre em contato direto com os dejetos.

Há também o desinfetante enzimático feito para higienizar a área onde a caixa de areia costuma ficar. Eles são excelentes produtos para matar germes e bactérias, além de ajudarem a dissipar os odores no ambiente.

UtensíliosIndicaçãoBenefíciosPreço
Caixa de areiaRecipiente para colocar a areiaFacilita a troca regular e oferece maior conforto ao gatoVaria de acordo com o tipo e o tamanho
Pá de coletaFerramenta para coletar os dejetosImpede o risco de contato direto com dejetosSão baratas
Desinfetantes enzimáticosPara higienizar o local da caixa de areiaMata germes e bactériasPreço intermediário

Como escolher a melhor areia para gatos

Para escolher a melhor areia para gatos fique de olho em critérios importantes antes de comprar.

É importante manter os ambientes limpos e seguro de doenças. Além disso, o conforto e bem estar do seu animal de estimação também é essencial nos seus cuidados. Por isso, nada como oferecer um local específico e mais reservado para o gato fazer suas necessidades com mais conforto, segurança e higiene.

Geralmente, na natureza os gatos são acostumados a procurar espaços com terra, já que o instinto deles é enterrar seus dejetos. Quando não é possível esta interação com os ambientes externos, e sem a possibilidade de jardim, os ambientes fechados exigem a caixa com areia para que eles tenham um local apropriado às suas necessidades.

Agora que você já sabe o que é a areia para gatos e como usá-la em casa para manter o ambiente mais limpo e seguro para todos, preste atenção aos critérios listados abaixo para conseguir escolher a melhor para o seu animal.

Tipos de areia

Na hora de escolher uma areia para gatos, esse é um dos fatores mais importantes: o tipo de areia. No mercado é possível encontrar tipos de areia higiênicas, como os seguintes:

  • Grãos de sílica: costuma durar por mais tempo e ser mais confortável para as patas dos animais, embora não se sabe ao certo se ela é saudável para os felinos.
  • Areia granulada de argila: feita à base de bentonita, um tipo de argila extremamente absorvente, que forma torrões mais fáceis de remover. No entanto, é muito fina e pode se espalhar mais facilmente pelo ambiente.
  • Areia higiênica natural: feita à base de milho, farinha ou outros produtos naturais de alta absorção, vivre de produtos químicos. Também forma torrões para facilitar a remoção dos dejetos. São as mais saudáveis e as mais caras.

Fragrância

Algumas areias higiênicas podem trazer fragrâncias em suas composições, como a lavanda, por exemplo. É uma forma de manter a caixa de areia com um cheiro mais agradável por mais tempo.

No entanto, como os animais têm um olfato muito sensível, a fragrância pode prejudicar a adaptação do animal ao produto ou acabar sendo enjoativa, fazendo com que o animal rejeite a caixa de areia.

Peso

Normalmente, o peso líquido vem especificado na embalagem do produto para indicar a quantidade de areia por pacote. Esse é um fator importante para determinar o custo/benefício de cada marca.

Por exemplo, recomenda-se utilizar ao menos 1 kg de areia para cada gato, recolhendo os dejetos e realizando a troca completa do produto pelo menos uma vez por mês para evitar a proliferação de germes e bactérias.

Embalagem

A embalagem é outro fator importante que merece atenção. As marcas devem oferecer informações detalhadas sobre o produto, incluindo a presença de componentes químicos prejudiciais à saúde do animal, assim como indicar o melhor período para a troca.

Normalmente, embalagens maiores costumam oferecer um preço mais econômico, embora as maiores dificultem um pouco a reposição na caixa, por conta do peso.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta