O aquarismo é uma prática muito popular entre as pessoas, considerada até um hobby. Não há quem não tenha tido um aquário para peixe, por mais pequenino que fosse, quando criança. Os aquários criam um habitat artificial para os peixes e outros animais aquáticos viverem em perfeita comunhão.

Para muitos, cuidar de um aquário de peixes é uma atividade relaxante, que ajuda até a reduzir o estresse, mas que demanda tempo e dedicação. Isso porque para criar um ambiente adequado a esses animais, é preciso investir em alguns equipamentos, alimento específico e variado, manutenções periódicas, limpezas e trocas de água.

Os peixes podem ser de várias espécies diferentes, porém como qualquer outro animal, eles precisam de atenção e cuidados específicos de acordo com suas características individuais para sobreviver.

Dependendo da preferência, há como ter peixes de água doce ou salgada (tropicais ou frias) nos aquários, basta adquirir os equipamentos de acordo com a escolha, como filtros e termostatos, iluminação, bomba, entre outros.

Alguns modelos já vêm até com todo o equipamento necessário para funcionar, caso contrário você terá comprá-los separadamente. Para te ajudar, selecionamos algumas opções disponíveis de aquário para peixe no mercado, e ainda vamos explicar tudo o que você precisa saber para começar o hobby.

Confira!

Aquário para peixe de parede Mega Wgrif 110 L

Esse é um modelo de aquário para peixe de parede panorâmico da Wgrif. O Mega é o modelo clássico da marca, todo feito em vidro temperado, com dois metros de largura, 60 cm de altura, 13,5 cm de profundidade e capacidade para 110 litros.

Ele vem com todos os equipamentos embutidos: alimentador automático, tripla filtragem (biológica, química e mecânica), aquecedor com termostato, sistema de iluminação LED focal e fundo de tela azul intenso.

O modelo ainda conta com filtro de eixo cerâmico, que além de aumentar a eficiência da filtragem de resíduos, possibilita a montagem de um aquário marinho, caso seja o desejo do comprador. Ele é fácil de instalar, pois ele só precisa de uma fonte de energia elétrica, já que o suporte já acompanha o produto. Basta ter uma parede com o espaço necessário.

 

 

Aquário para peixes de parede Mega Wgrif 90 L

Já esse aquário é outro modelo de parede da mesma marca, mas é branco e suporta um pouco menos de água (90 litros).

Ele também tem tanque feito em vidro temperado extra clear, com total transparência e conta com um sistema exclusivo de tripla filtragem que diminui a necessidade de manutenção, deixando a água cristalina.

O aquário tem 178 cm de largura, 60 cm de altura, 13,5 cm de profundidade, sendo uma excelente opção para compor a decoração da sua casa.

 

Aquário para peixe de parede Mega Wgrif 75 L

A terceira opção é para quem busca um aquário para peixe de parede um pouco menor, pois ele suporta 75 litros de água. Da mesma fabricante, ele traz um design clean, com moldura branca para deixar sua casa ainda mais bonita e moderna.

Ele tem 156 cm de largura, 60 cm de altura, 13,5 cm de profundidade, tem sistema de tripla filtragem, vidro temperado extra clear, alimentador automático e aquecedor com termostato, além de também estar disponível com moldura preta.

 

Aquário de peixe Curvo Boyu MS-420 40 L

Para os mais modestos e para quem não tem tanta prática em aquarismo, talvez começar com um modelo ainda menor é uma boa alternativa. O aquário para peixe Curvo Boyu MS-420 tem capacidade para 40 litros e possui equipamentos super modernos, como bomba submersa de 290 l/h 4w de consumo, e 3w de iluminação em leds brancos e azuis que aumentam a coloração do seu aquário.

Ele pode ser usado tanto para cultivar espécies de peixes de água doce ou salgada, pois possui sistema de filtragem mecânica por lã acrílica, que fica abaixo da tampa, proporcionando mais espaço dentro do aquário. Além disso, seus cantos cantos frontais curvos sem emenda o tornam super moderno e elegante.

Aquário Retangular Boyu Boyu ZJ 601 60 L

Esse outro modelo da mesma fabricante é de um tamanho intermediário. Com 37,5cm de altura, 62,8cm de largura e 37cm de profundidade, e capacidade máxima para 60 litros, ele é completo (plug and Play), moderno e elegante, perfeito para dar um toque de sofisticação ao ambiente.

Sua base é feita de plástico e o tanque é de vidro 5mm, transparente, perfeito para decorar com plantas de água doce. O modelo vem com sistema de filtragem, bomba submersa de 290 l/h, 4w de consumo e iluminação com uma lâmpada fluorescente PL de 11w branca e azul que intensifica a coloração dos habitantes do seu aquário iluminação.

Está disponível nas versões 110 e 220 volts e você podem comprar modelos menores com capacidades para 20 e 40 litros. Além disso, conta com acabamento de alto nível e pode ser utilizado para água doce ou salgada, podendo ser configurado de acordo com sua preferência e necessidade.

O seu sistema de filtragem abaixo da tampa, garante melhor uso do espaço interno, além de ser composta por 2 (duas) lãs acrílica e 2 (duas) esponjas (filtragem mecânica).

Onde colocar o aquário para peixe?

O aquário para peixe deve ser colocado em local adequado.

Para ter um aquário para peixe é preciso colocá-lo em um local adequado e fazer toda uma preparação do habitat artificial adequado antes de colocar os animais. Sendo assim, o local deve ser protegido do sol e do fluxo de ar intenso, pois o calor e o vento podem mudar a temperatura da água e provocar a proliferação de alga verde.

O clima de dentro do aquário deve ser sempre estável e s na temperatura ideal para as espécies ali sobreviverem. Os aquários também não podem ser colocados em locais com cheiros fortes como banheiro e cozinha, pois a água pode adquirir odor característico do ambiente, fazendo mal aos peixes.

Além disso, o peso total do aquário também é bastante relevante. Você deve calcular quanto ele vai pesar em sua capacidade máxima (cada litro corresponde a um quilo aproximadamente) mais o peso dos substratos e dos equipamentos.

Isso porque o móvel ou a parede em que ele será colocado deve ser resistente o suficiente para suportá-lo.

Vantagens e desvantagens do aquário

O aquário para peixe pode trazer muitas vantagens.

Um aquário para peixe pode trazer muitas vantagens, como deixar sua casa mais bonita se incorporando na decoração, estimular o cuidado com os animais e ainda se tornar um hobby bastante interessante. Há até quem indique o hobby como prática relaxante e terapêutica.

Quando as condições dentro do aquário são adequadas, os animais podem viver por bastante tempo, além de poder hospedar tanto animais de água doce quanto marinhos, porém nunca juntos.

Vale ressaltar que, os aquários exigem manutenção periódica, já que depois de um certo tempo os oligoelementos necessários para a sobrevivência dos animais vão se esgotando e tornando a água inadequada.

Os resíduos de comidas, remédios e fezes dos animais vão se acumulando e deixando a água suja, prejudicial aos organismos vivos. Por isso, as trocas parciais ou totais de água são necessárias, principalmente porque os dejetos sólidos não evaporam, contaminando a água.

Além disso, atente-se sempre ao excesso de comida e remédios, variações de temperatura e de PH, excesso de amônia, entre outros fatores que podem prejudicar os peixes e provocar a sua morte.

O ideal é tentar comprar peixes saudáveis e nunca deixar que animais doentes compartilhem da mesma água, para que o habitat deles se mantenha saudável.

Confira a tabela abaixo:

VantagensDesvantagens
Pode ser de água doce ou salgadaPrecisa de manutenção periódica
Serve como um objeto de decoraçãoÉ preciso testar o PH, os níveis de amônia e nitrato
Pode se tornar um hobbyNecessita realizar trocas de água periódicas
Os animais podem viver por muito tempoPode precisar de equipamentos extras
Tem efeito relaxante e terapêuticoA manutenção pode pesar no orçamento

Estilos de montagem para aquários

Você pode seguir vários estilos de montagem no aquário.

Existem vários tipos de montagem de aquários e vai depender muito das espécies que você vai querer cultivar dentro dele. Veja algumas opções abaixo:

  • Comunitário: esse é o tipo mais comum, sendo possível misturar diferentes espécies de peixes, desde que se relacionem bem entre si e se adaptem ao mesmo tipo de água. Por exemplo, um aquário de água salgada deve conter apenas espécies de animais marinhos.
  • Monoespécie: deve conter apenas animais da mesma espécie, sendo bem mais fácil de cuidar, pois o tipo de água e ração é igual para todos os peixes.
  • Temático: é um tipo em que os peixes, plantas e enfeites remetem a alguma região específica como espécies de rios africanos, amazônicos, mangue, etc.
  • Jumbo: são do tipo maior, próprio para espécies de médio e grande porte, atentando-se sempre para o tamanho que podem alcançar e a relação entre as espécies, para evitar que se agridam.

Tipos de água aquário

Os aquários de peixes também podem ser montados com três tipos de água: salobra, doce ou salgada. Veja abaixo as características de cada uma:

  • Água doce: é o tipo mais comum, necessitando apenas ser mantida sem cloro e Ph adequado, pois a substância é prejudicial aos peixes. As espécies mais comuns para o aquário de água doce são betta, tetra e dourado.
  • Água salgada: é o tipo que recria a água do mar, sendo possível cultivar as espécies marinhas, desde que se controle a temperatura da água entre outros cuidados.
  • Água salobra: é uma mistura dos outros dois tipos de águas e de menos comum, pois em condições naturais a quantidade de sal da água aumenta e diminui de acordo com fatores como clima e horário.

Veja abaixo as principais diferenças entre os tipos de água para aquário de peixe:

TiposCustoEquipamentosPreparaçãoO2
Água doceMais baratoNão enferrujamRequer 7 diasEstável
Água salgadaMais carosEquipamentos própriosRequer 30 diasMenos oxigenação

Como escolher um aquário para peixe

Para escolher o aquário para peixe ideal, fique atenta a aguns critérios importantes par ao habitat.

Já vimos que além de ser uma prática bem relaxante, um aquário em casa pode também alegrar e decorar o ambiente, embora exija muitos cuidados.

Como existem diferentes tipos de aquário e os cuidados de cada um são bem específicos, é preciso ficar atento a alguns quesitos que devem ser levados em consideração antes de comprar o seu.

Alguns itens já vem incluídos em alguns modelos de aquários, já outros vão exigir comprar separadamente. Veja abaixo:

Termostato

O termostato é o responsável por regular a temperatura da água de dentro do aquário, além de também agir como um termômetro, para medir a sua temperatura. Controlar a temperatura é importante, pois se mudar repentinamente pode adoecer ou matar os animais.

Além disso, algumas espécies só conseguem viver em temperaturas específicas. A dica é escolher espécies de peixes que vivem em uma mesma temperatura em condições naturais.

Tamanho e material

Em relação ao tamanho do aquário para peixe, leve em consideração a quantidade de peixes que vão dentro dele. Por exemplo, um aquário de 20 litros apenas suporta de dois a três peixes. Para mais espécies, o ideal é escolher modelos maiores de 50, 70 ou 90 litros.

Já o material do tanque pode ser vidro temperado, plástico ou acrílico, sendo os de vidro os mais comuns por causa da resistência e do design da peça. O tamanho também vai interferir no local onde ele vai ficar.

Filtragem

Como o aquário é um ambiente sem escoamento, tudo o que é colocado dentro dele permanece lá, incluindo o excesso de alimentos, resíduos de remédios e escrementos dos animais.

Para evitar a contaminação da água e prejudicar a saúde dos animais, é preciso utilizar um sistema de filtragem adequado, que mantenha a água limpa e sem odores por mais tempo.

Existem três tipos de filtragem: biológica, mecânica e química. A filtragem biológica é essencial nos sistemas aquáticos, pois metaboliza os subprodutos da decomposição de alimentos, fezes e animais mortos, transformando-os em elementos menos tóxicos e reintegrando-os à cadeia alimentar.

A bomba de filtro, por sua vez, reduz o índice de amônia liberada na urina dos peixes, assim como as plantas e algas que também ajudam a diminuir a amônia da água.

Para completar a manutenção do ecossistema, realiza-se as trocas parciais da água, sendo suficiente cerca de 20% do volume bruto por mês.

Iluminação

A iluminação, mesmo artificial, é essencial para fixar o cálcio no organismo dos peixes, além de ser importante para a saúde das algas ou plantas do aquário.

O tipo de iluminação mais usada é da luz de LED, que não interfere na temperatura da água, além de serem protegidas para não dar choques elétricos. O ideal é que elas fiquem 10cm acima da água.

Substrato

O substrato serve para forrar a parte de baixo do aquário, para manter a temperatura da água, fixar plantas e enfeites e decorar. Ele pode ser de areia, cascalho ou rochas, mas deve ser próprio para aquários para não machucar os peixes.

Também consideramos substratos os elementos decorativos, materiais filtrantes e a própria água do reservatório. Ou seja, tudo que vai interagir quimicamente dentro do ecossistema do aquário.

Ele é um item essencial para determinar o tipo de ecossistema que será reproduzido no seu aquário..

Decoração

A decoração também é um fator importante no aquário, afinal ele será contemplado por todos na sua casa, embora dependa exclusivamente do gosto da pessoa. Geralmente remetem ao fundo do mar, como navios, faróis, iglus, cavernas, rochas, crânios e até plantas artificiais, que devem ser próprias para aquários e feitas com tinta atóxica para não intoxicar os peixes.

Movimentação da água

A movimentação da água é essencial para reproduzir as condições reais do ecossistema escolhido para o seu aquário, fundamental para a sobrevivência das espécies.

No caso de aquários de água salgada essa movimentação é ainda mais importante, para elevar os baixos índices de oxigenação da água.

Uma bomba de movimentação ou mesmo o filtro de água podem já ser suficientes para gerar movimento dentro da água e reproduzir as condições de água dos rios ou das ondas do mar.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta