Whippet

A raça atleta escultural, rápida como um "estalo de chicote" - o verdadeiro "cavalo de corrida dos pobres"
(Créditos/Copyright: "Jne Valokuvaus/Shutterstock")
Whippet
5.00 out of 5 based on 1 customer rating
(1 avaliação de cliente)

Origem: Reino Unido
Data de origem: final do século XVIII
Grupo de Raças: FCI Grupo 10 – Cães Galgos (Lébreis) / AKC Grupo de Cães Hound.
Função original: cães de caça rastreadores/farejadores.
Função atual: cão de caça e companhia.
Apelidos: snapdog
Tamanho: porte médio
Altura: Macho de 47 cm a 56 cm / Fêmea de 44 cm a 54 cm
Peso: Macho de 12 kg a 14 kg / Fêmea de 9 kg a 12 kg
Cores: Beige, cinza, preto, banco e preto, branco rajado ou com manchas amarelas.
Pelos: finos e curtos
Manutenção: fácil
Expectativa de vida: cerca de 12 a 15 anos
Filhotes:
Reconhecimento (Canil): CKC, FCI, AKC, UKC, KCGB, CKC, ANKC, NKC, NZKC, CCR, APRI, ACR, DRA, NAPR, ACA.

Introdução à raça Whippet

whippet-intro
Dupla de Whippets lado a lado no gramado (Créditos/Copyright: “otsphoto/Shutterstock”)

O Whippet é uma raça canina elegante, escultural e atlética, de expressão viva e alerta, que pertence ao grupo dos galgos ou lébreis oriunda do Reino Unido. Foi desenvolvida para caçar através da sua excelente visão, e são conhecidos como potentes caçadores e atletas natos, em vista de seu físico aerodinâmico. Foram criados a partir de Greyhounds cruzados com várias outras raças de terriers menores por uma classe de trabalhadores ingleses, para entretenimento e meio de sustento. O que resultou em uma aparência de Greyhound miniatura, em versão mais leve, com uma silhueta curva, pernas longas e físico magro. O que o torna um corredor inigualável, com uma capacidade nata de atingir velocidade em aceleração máxima e se torcer e girar o corpo com a mesma agilidade.

O Whippet era conhecido como “cavalo de corrida dos pobres”, e foi introduzida na América do Norte por trabalhadores têxteis de Lancashire que vieram trabalhar nos moinhos da Nova Inglaterra. O animal era capaz de caçar e ainda ter energia para correr, entretendo seus donos com apostas. Rapidamente se tornaram populares em competições de agilidade, corrida de cachorros e outros esportes caninos.

Apesar de exigirem exercícios físicos, o Whippet é tipicamente calmo dentro de casa, sendo mais acelerado ao ar livre, por adorar correr livremente no jardim, perseguindo algo. Por serem atletas naturais, precisam se exercitar regularmente, mas preferem muito mais correr a atividades físicas de longa duração. Se tiverem a chance de correr diariamente, podem até se adaptarem à vida em apartamento. Possuem uma pelagem macia, curta, fina, em cores e padronagens variadas, de fácil manutenção. Embora não seja adequado para ser cão de guarda, por causa do temperamento dócil e sensível, ainda possui uma visão excelente capaz de perseguir outros animais pequenos pelo bairro, e ainda manter a casa livre de pragas, como ratos. Por esta razão, e por causa da sua enorme capacidade de saltar grandes alturas e correr em velocidade, um jardim devidamente cercado é obrigatório para que ele não fuja atrás de algo. É por isso, que não são as melhores companhias para outros animais menores como gatos, coelhos, hamsters, mas podem ainda se dar bem com outros cães, se socializados desde cedo. A raça possui uma disposição maravilhosa, mas se não for socializado de forma adequada pode se tornar bastante tímida. O Whippet talvez seja uma das raças mais obedientes dos “sighthounds”, sendo uma animal de estimação ideal para pessoas que desejam um cão calmo e quieto em casa e uma companhia de absoluta devoção. Os Whippets são sensíveis e afetuosos com crianças, desde que sejam mais velhas e comportadas.

Origem da raça Whippet

whippet-origem
Whippet adulto malhado (Créditos/Copyright: “Liliya Kulianionak/Shutterstock”)

O Whippet é uma raça relativamente moderna, desenvolvida pela classe humilde de trabalhadores do Norte da Inglaterra, mais precisamente de Lancashire e Yorkshire, provavelmente ao final do século XVIII, cruzando pequenos Greyhounds com vários terriers do tipo rápido e de pernas longas para criar uma raça que pudesse perseguir coelhos e outras presas pequenas.

Seu nome deriva da expressão em inglês “whip it”, que significa mover-se com rapidez como em um estalo de chicote.

As corridas como entretenimento

O Whippet é um excelente corredor de pista à curta distância, capaz de alcançar distâncias de até 60 km/h em segundos. Por isso, quando não estavam apostando quais cães iriam matar mais ratos ou coelhos, estes trabalhadores, muitas vezes organizavam corridas de cães como forma de entretenimento, das quais lhe renderam seu apelido “cavalo de corrida de pobre”. Foi durante a Revolução Industrial que o desenvolvimento da raça foi impulsionado. Enormes massas de trabalhadores se mudaram para áreas industrializadas trazendo seus cães corredores e a necessidade de entretenimento. E mesmo sem coelhos, logo perceberam que estes cães eram capazes de perseguir até um trapo que se move. Assim, “corridas de trapo” acabaram se tornando o esporte favorito de mineiros de carvão. O Whippet destas famílias de trabalhadores não eram apenas um imenso orgulho, mas também uma fonte extra de renda e um provedor de alimento para dentro de casa. Como um membro valioso da família, também costumava compartilhar da mesma comida, da cama das crianças e ainda ser uma boa companhia. As corridas de Whippets ainda são populares até hoje, mas nunca teve o mesmo apelo comercial que as corridas de Greyhound, e ainda permanece como esporte amador.

O Whippet nos dias de hoje

Depois que a raça foi oficialmente reconhecida pela AKC em 1.888 e pelo Clube de Canil Inglês em 1.891, passou a ser apreciada pelo seu apelo estético e, mais tarde, cruzamentos com o Greyhound Italiano acabou refinando ainda mais a sua aparência. O Whippet ganhou popularidade devagar, mas a sua combinação inigualável de agilidade, elegância, companheirismo e graça, gradualmente foi formando seguidores devotados. Hoje, o Whippet é ainda um caçador rápido e eficaz, uma companhia calma e quieta em casa que ama se enroscar em uma caminha quentinha, e uma das raças mais populares dos “sighthounds”, muito valorizada pela sua versatilidade e aparência estilosa, destacando-se como cão de exposição, corredor de perseguição e cão de companhia.

Aparência do Whippet

whippet-aparencia
Whippet filhote castanho e branco (Créditos/Copyright: “Brian Rome/Shutterstock”)

O Whippet é um cão de tamanho médio, com uma aparência muito similar ao Greyhound ─ um animal vigoroso com muita força muscular, combinada à um aspecto gracioso e uma enorme elegância. Possui uma pelagem curta, lisa, fina, e bem rente ao corpo, de textura firme, porém macia, que não se adapta bem aos climas frios e precisa de proteção nestas épocas mais frias. Há muitas possibilidades e variações de cores, mas as mais comuns são bege, cinza, preto, castanho, preto e branco, ou branco rajado ou com marcas amareladas. Os Whippets costumam ser elegantes, mas fortes, embora sejam esguios e magros. Como os Greyhounds, seu corpo é estreito, mas aerodinâmico. Além disso, seu peito profundo deixa espaço suficiente para grandes pulmões que lhe fornecem quantidade suficiente de ar enquanto correm rapidamente. Possuem cabeças estreitas e longas, com focinhos finos e orelhas pequenas em formato de “rosa”, eretas ao topo. Por terem sido feitos para correr em velocidade, suas pernas finas são incrivelmente musculosas. E para aumentar ainda mais a velocidade, a sua cauda longa e pontuda se dobra sobre o seu estômago. O seu nariz pode ser preto, azul escuro ou marrom escuro parecendo até pretos. Os dentes se encontram em mordida de tesoura, os olhos são escuros. São cães leves, e justamente por possuírem pouca camada de gordura, possuem musculatura bem desenvolvida, principalmente a musculatura das patas traseiras, responsáveis pelo “arranque” nas corridas. As pernas da frente são retas e as patas parecem com as de um gato ou lebre.

Ambiente Ideal para o Whippet

whippet-ambiente-ideal
Whippet em meio de flores no parque (Créditos/Copyright: “cynoclub/Shutterstock”)

A raça é muito sensível ao frio, tendo que usar roupas em climas muito gelados. Podem viver perfeitamente bem em locais com pouco espaço apesar de sua energia, se exercitados de forma suficiente. Costumam ser calmos dentro de casa e mais ativos ao ar livre. Seu corpo sensível adora ter acesso a mobília quentinha e macia para se aconchegar. Por esta razão, adoram ficar na companhia de seus donos, e por serem muito sensíveis, precisam de donos gentis e crianças que saibam respeitar animais.

Temperamento & Personalidade do Whippet

whippet-temperamento
Whippet branco sentado nos degrais de uma escadaria (Créditos/Copyright: “otsphoto/Shutterstock”)

O temperamento de qualquer cão é afetado por inúmeros fatores, incluindo hereditariedade, treinamento, e socialização. Os filhotes que possuem bons temperamentos costumam ser curiosos e brincalhões, costumam se aproximar das pessoas e gostam de ser carregados por elas. Como todo cão, o Whippet precisa de socialização desde filhote — o exponha à diferentes pessoas, locais, sons, cenas e experiências. A socialização ajuda a garantir que o seu Whippet cresça saudável para tornar-se um cão sociável.

O Whippet é inteligente, vívido e dócil. É muito devotado aos donos e costuma ser bem calmo dentro de casa. Alguns são mais sensíveis e outros mais extrovertidos, mas a maioria é bastante doce e afetuosa. Ele não costuma latir muito, mas é muito alerta e pode ser um ótimo cão vigia, mas nem tanto cão de guarda, embora sejam reservados com estranhos. Não conseguem suprir a vontade de perseguir qualquer coisa que se mova, por isso, é imperativo que estejam sempre na coleira ao passear na rua, ou devidamente cercados em jardim seguro para que não saiam por aí correndo. Costuma ser gentil e paciente com crianças, mas tem seus limites. O Whippet aprecia a tranquilidade e crianças comportadas, não toleram as muito agitadas que costumam agarrá-los ou puxá-los pelo rabo, e muito menos ambientes muito barulhentos. São tolerantes com outros cães, e até podem se dar bem com gatos da casa, mas precisam ter sido socializados antes. Devido ao seu instinto caçador apurado podem perseguir e até matar gatos da vizinhança ou outros animais menores se tiverem a oportunidade. Alguns podem ser difíceis de serem treinados a fazer suas necessidades em locais apropriados. É independente e aprende rápido, mas precisa de treinamento consistente e métodos variados para mantê-lo interessado e evitar que fique entediado. Costumam também ser muito limpos, e não ter cheiro forte. Embora Whippets adultos sejam criaturas calmas, leva uns bons 3 anos para que atinjam a maturidade completa. Os filhotes costumam correr, cavar, latir e mastigar coisas — tudo em grande velocidade. Whippets mais maduros ainda gostam de correr, mas precisam estar em locais seguramente cercados por causa da falta de senso de rua. É também um cão muito inteligente, mas costuma usar essa inteligência para benefício próprio — é mestre em abrir portas e gavetas, roubar comida — ao invés de obedecer aos seus comandos. Também não é do tipo que ama à todos na família, sendo mais inclinado a escolher uma única pessoa como favorita — e tolerar todo o resto.

O Whippet perfeito não nasce perfeito, ele é produto da sua hereditariedade e criação. Seja lá o que for que você deseja dele, procure por um que tenha tido pais com boa personalidade e que tenham sido socializados desde filhotes. Qualquer cão pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, cavações e outros comportamentos inadequados se estiver entediado, destreinado ou não supervisionado. Compre um filhote que tenha sido criado em casa e tenha certeza de que ele foi exposto a diferentes locais e sons, assim como pessoas antes de ir para outro lar. Continue socializando-o sempre levando a casa de amigos e vizinhos, assim como a passeios públicos. Antes de comprar um filhote, procure saber como escolher o filhote ideal e não deixe de conversar com o seu criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorrinho, e peça ajuda para escolher um filhote. Os criadores costumam conviver com filhotes todos os dias e podem dar excelentes recomendações uma vez que saibam um pouco sobre o seu estilo de vida e personalidade.

Cuidados & Manutenção do Whippet

whippet-cuidados
Whippet adulto de pêlo rajado no parque (Créditos/Copyright: “Grigorita Ko/Shutterstock”)

Comece a acostumar o seu Whippet à ser escovado e examinado desde filhote. Mecha em suas patas com frequência — os cães costumam ser sensíveis com relação às suas patas — e olhe dentro de sua boca e orelhas. Torne essa manutenção uma experiência positiva cheia de elogios e recompensas, e assim você irá construir a base para exames veterinários e idas ao pethop mais fáceis de se lidar. Ao checá-lo, procure por machucados, arranhões, feridas ou sinais de infecção como vermelhidão, inchaço, ou inflamação na pele, nas orelhas, nariz, boca, olhos e patas. Este rápido exame pode levar a diagnósticos mais cedo e evitar maiores problemas de saúde. Escove os seus dentes 2 ou 3 vezes na semana para remover tártaro e bactéria que proliferam dentro da boca – diariamente é ainda melhor para prevenir gengivite e mau hálito. Corte suas unhas uma ou duas vezes ao mês se não forem gastas naturalmente. Quando se trata de manutenção, os Whippets são famosos pela pelagem fácil de ser cuidada. Eles precisam apenas de uma passada de pano tipo chamois, cortar as unhas regularmente, escovar os dentes e limpar as orelhas para se manterem limpos e em boa condição de saúde. Se você tem alergia à cães, o Whippet pode ser uma boa escolha por causa dos seus pelos curtos e finos. Ele não precisa de banhos frequentes também, e não costuma ter cheiro forte. Por causa da pelagem curta e fina e pouca massa muscular, não é tão protegido como as outras raças de cães, por isso é comum Whippets se machucarem e levar pontos. Cheque-o frequentemente por machucados para garantir que não hajam infecções nos seus ferimentos como arranhões, raspões e cortes. O mais importante para o conforto de um Whippet é uma caminha macia para enroscar o seu corpo, assim como acesso ao sofá e à sua cama para poder deitar e rolar com você. Durante o inverno, é necessário uma roupinha mais quente para ajudar a mantê-lo aquecido. Ele não tolera ficar do lado de fora da casa no frio por longos períodos.

Atividade & Exercícios do Whippet

whippet-atividade
Whippets adultos correndo juntos no parque em meio folhas de outono (Créditos/Copyright: “Liliya Kulianionak/Shutterstock”)

O Whippet precisa caçar e correr, e costuma exigir muito exercício, mas pode se contentar com corridas no parque, longas caminhadas e oportunidades de correr livremente em locais seguros. Dê ao seu Whippet oportunidades de caminhadas por 20 a 30 minutos diárias, e ele será um cão feliz. Tente não exercitá-lo demais para não colocar muita pressão em suas articulações e não deixe que tenha rompantes muito fortes para que não rasgue seus ligamentos ao correr muito rápido. O importante é dar os estímulos certos e mais adequados à raça do seu cachorro. Para entender melhor o que pode ou não pode ser feito em termos de exercícios e estímulos, é preciso saber como estimular a mente do seu cão, e ter sempre em mente quais são os cuidados básicos na hora de exercitar o seu cachorro. Existem diversos motivos para exercitar e estimular o seu cão, mas o mais importante deve ser a saúde física e mental dele, sem falar que um cachorro saudável pode viver por muito mais tempo.

Saúde do Whippet

whippet-saude
Whippet adulto no gramado (Créditos/Copyright: “cynoclub/Shutterstock”)

Na maioria das vezes, os Whippets são todos saudáveis, mas como toda raça canina, alguns são mais suscetíveis à certas condições de saúde. Algumas doenças são mais comuns em algumas raças que em outras e nem todos os cachorros terão uma ou todas estas doenças, mas é importante saber sobre elas ao considerar esta raça. Os Whippets não costumam ter grandes problemas de saúde, mas ocasionalmente podem sofrer de surdez e defeitos nos olhos. Por serem muito magrinhos e fininhos, costumam também se cortar e ter outras lesões na pele com mais facilidade. Não é suscetível a displasia de quadril mesmo com a sua habilidade de atingir grandes velocidades, mas é muito sensível à anestesia por causa do seu baixo teor de gordura. E lembre-se, mantenha-o na dieta adequada para evitar obesidade. Costumam viver por cerca de 12 a 15 anos, o que não quer dizer que ele não possa viver por mais tempo. Na verdade, qualquer cachorro pode estender a sua longevidade canina desde que se tomem os devidos cuidados com a sua saúde.

Treinamento do Whippet

whippet-treinamento
Whippet em posição de corrida em plena velocidade (Créditos/Copyright: “Ginger Livingston Sanders/Shutterstock”)

O Whippet se comporta melhor em uma casa com um dono gentil e doce. Por ser muito inteligente, são também independentes e necessitam de uma certa variedade para mantê-lo interessado. Inicie o treino desde filhote, enquanto ele ainda for pequeno suficiente para lidar com ele. Ele deve ter um dono firme, que saiba dar ordens de maneira adequada. O treinamento deve ser consistente e direto. Com muita consistência, elogios, paciência e esforços positivos através de recompensas, especialmente por comida, você será capaz de obter os melhores resultados e ter um Whippet muito bem treinado. Ele responderá bem à treinos que incluam jogos, brincadeiras e corridas, mas não é possível atingir obediência perfeita com a raça. Não pode ser treinado de forma rígida ou brusca, pois é extremamente sensível, tanto fisicamente como emocionalmente. Quando o treinamento é divertido, ou seja, mistura técnicas de adestramento com diversão, o resultado é sempre muito mais positivo. Algumas dicas de como se divertir exercitando o seu cachorro poderão ajudar você a treiná-lo brincando. Socialização e obediência são essenciais desde cedo. Além de ser muito importante ensiná-lo desde filhote quem é o líder. É importante conhecer o seu cão e entender quais são as atividades preferidas do cachorro. Ensinar o seu filhote a sentar, deitar e ficar no lugar é vital para o seu treinamento. Há vários métodos também de treiná-lo a fazer suas necessidades em locais apropriados ou fora de casa. Considere o método da caixa se precisar adaptá-lo a um ambiente seguro e confinado por razões de segurança e conforto. Os Whippets amam móveis macios e confortáveis, que logo se tornam seu território, por isso faça com que ele tenha os seus próprios locais, como uma cama macia ou um pufe favorito.

1 review for Whippet

  1. 5 out of 5

    :

    Minha irmã tem esta raça. A Dorothy é uma lady, e muito gulosa. Super quietinha, tímida e amorosa. Sensível. Não gosta de ser incomodada, mas também não incomoda ningué. Você nem nota a presença dela. Mas é espertinha e sorrateira, adora roubar comida!

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *