Setter Inglês

Um verdadeiro lorde inglês de caça
(Créditos/Copyright: "Stefano Buttafoco/Shutterstock")
Setter Inglês
5.00 out of 5 based on 1 customer rating
(1 avaliação de cliente)

Origem: França/Inglaterra
Data de origem: 1.500
Grupo de Raças: FCI Grupo 7 – Cães de Parar ou Cães Apontadores – Setters / AKC Grupo de Cães Esportistas / Cão de tiro, Apontadores, Cães de caça.
Função original: cão de caça (pássaros), competições de apontar.
Função atual: cão de companhia.
Tamanho: porte médio.
Altura: Fêmea de 58 cm a 66 cm / Macho de 61 cm a 69 cm.
Peso: Fêmea de 20 kg a 32 kg / Macho de 25 kg a 36 kg.
Cores: branco sólido, preto e branco, branco e laranja, branco e limão, branco e castanho ou tricolor. Sardas são frequentes.
Pelos: liso e retos com penugens leves nas orelhas, peito, pernas, parte de baixo do corpo e rabo.
Manutenção: escovar semanalmente, banhos mensais.
Expectativa de vida: 10 a 12 anos.
Filhotes:
Reconhecimento (Canil): CKC, FCI, AKC, UKC, KCGB, CKC, ANCK, NKC, NZKC, APRI, ACR, DRA, NAPR, ACA.

Categoria

Introdução à raça Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-intro
Casal de Setters ingleses castanhos (Créditos/Copyright: “cynoclub/Shutterstock”)

O Setter Inglês é uma raça de cães apontadores, elegantes e atléticos que descendem da família dos Spaniels e que foi estabelecida na Inglaterra antes de 1.900. É uma raça de lindo porte, longilíneo, alongado e magro. O Setter Inglês é também conhecido por ser silencioso, bondoso, atencioso e de fácil adestramento. Como todo cão de caça, é também expressivo e habilidoso capaz de correr incansavelmente.

Criado para cobrir uma área enorme quando caça, o Setter Inglês é um cão cheio de vida que ama caçar e correr por aí. Esta combinação de boa aparência e muitas habilidades, fazem dele um perfeito companheiro de caça para um cavalheiro. Além de ser um animal de estimação de temperamento afetuoso é também capaz de ser um excelente cão de guarda.

Há dois tipos de Setters Ingleses: de mostra para apresentações e de campo para caça. Os do tipo de campo, chamados de “Llewellins”, são mais ativos e possuem menos pelos nas orelhas, nas pernas e no peito e mais marcas de cores, tendem a ser menores e mais rápidos, de rabo reto e para cima. Os do tipo de mostra, chamados de “Laveracks”, são mais tranquilos, tendem a ser maiores, com mais penugens, focinhos mais profundos e de rabos em nível.

No campo, o Setter deve ser capaz de achar e apontar presas, na maioria pássaros, sendo reconhecido pelo seu faro excepcional e boa memória. Seja um cão de companhia ou de caça, o Setter inglês se destaca pela sua pelagem distinta e a sua natureza gentil. Das três raças de Setters, ele é o menor, a depender da função que foi criado. Por serem muito ativos, preferem locais como o campo onde podem correr livremente e obter uma boa quantidade de exercícios diários.

Se não obtiverem exercícios suficientes, podem se tornar agitados, mas com atividades diárias e constantes são capazes de manter o temperamento suave e calmo. É uma raça extremamente amigável e tranquila, que lida bem com crianças, não é à toa que está entre as melhores raças para crianças, e ainda não costuma ser hostil com estranhos, mas latem quando alguém se aproxima. Eles ainda são capazes de se darem bem com outros animais se forem criados juntos desde filhotes. Entre os principais problemas físicos que pode apresentar estão a cegueira e as alergias cutâneas. E por serem cães muito amáveis, devem viver dentro de casa com muita companhia humana.

Origem da raça Setter Inglês

setter-ingles-origem
Setter inglês castanho em sua posição de “apontador” de caça característica (Créditos/Copyright: “Alex White/Shutterstock”)

As primeiras linhagens de Setters foram desenvolvidas na França em 1500, através de cruzamentos entre o Pointer Espanhol e o Pointer Francês, que originaram os chamados “Setting Spaniels”, devido à maneira que se agachavam depois de acharem suas presas permitindo que o caçador jogasse uma rede sobre elas.

Antes da invenção da arma de fogo, quando os pássaros eram caçados com redes, os cães eram treinados para agachar quando apontavam a presa. Estes “setters” antigos foram os precursores dos Setters de hoje.

O início na Inglaterra

O Setter Inglês é o mais velho do grupo, datando do século XIV, e foi desenvolvido para localizar e apontar presa e depois congelar até que a presa fosse capturada. A raça foi trazida para o Reino Unido por volta de 1.825, onde foi aperfeiçoada por um criador chamado Edward Laverack, que a desenvolveu através de cruzas com uma variedade de antigos cães de caça franceses até chegar no Setter Inglês de hoje. Os cruzamentos cuidadosos e eficientes de Edward foram muito importantes para a criação do Setter Inglês, e como resultado, muitas pessoas os chamam de “Laverack Setters”.

Laverack X Llewellin

Laverack concentrou-se em desenvolver um Setter gentil e companheiro, provavelmente adicionando Pointers e Setter Irlandês às linhagens, que eram capazes de se dar bem em apresentações, mas nem tanto em campos de caça. Contudo, estes Setters não foram usados para caça até que outro criador inglês, Llewellin, criou uma segunda variedade de Setters, começando com cruzas de Laveracks com outros Setters focando-se em melhorar o desempenho deles no campo, baseando-se em excelentes habilidades naturais de caça para produzir incríveis cães de campo, e ainda misturando Gordon Setters e outras raças para melhorar a habilidade de faro e velocidade. Os Setters de Laverack e Llewellin divergem, Laverack Setters são a base para as linhas de apresentações e os Llewellin Setters formando a base para os cães de caça. Ambas possuem também grande popularidade nos Estados Unidos, porém nem tanto no Brasil.

Aparência do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-aparencia
Setter adulto preto e branco (Créditos/Copyright: “Gonzalo Jara/Shutterstock”)

O Setter Inglês é lindo e elegante, dono de um corpo esguio e uma distinta pelagem com pintas. Possuem o peito estreito e profundo e uma cabeça alongada e oval quando vista de cima, com uma parada frontal definida. O focinho é longo e quadrado aproximadamente a metade do comprimento da cabeça, com narinas largas, podendo ser preto ou marrom. Seus olhos são grandes, castanhos e de expressão amigável. Possuem longas orelhas em formato para trás e baixas, penduradas ao nível dos olhos, cobertas com pelos sedosos.

O rabo começa reto e afina na ponta. A pelagem apresenta manchas e pintas em uma variedade de tamanhos diferentes e padrões. O pelo é longo, liso, sedoso e levemente ondulado. As cores podem incluir azul, limão, marrom ou pintas laranjas. Alguns Setters Ingleses são tricolores (branco, azul e marrom). O rabo, orelhas, parte de baixo, atrás das patas, parte de baixo das coxas, e rabo possuem longas franjas. As marcas são distintas, consistindo de pintas coloridas, as vezes em áreas de fundo branco. Os dentes se encontram em nível ou em mordida de tesoura.

Ambiente Ideal do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-ambiente
Setter inglês preto e branco filhote deitado na grama do jardim (Créditos/Copyright: “tsik/Shutterstock”)

O Setter Inglês não é recomendado para viver em apartamento ou casa pequena. A sua situação ideal seria uma casa com acesso a um jardim cercado onde possa brincar e correr livremente. O jardim cercado garante que ele não saia por aí atrás de alguns pássaros ou outras presas. Os Setters Ingleses necessitam de grandes quantidades de atividades físicas diárias e estímulos, e embora adorem correr livremente, longas caminhadas frequentes são o suficiente.

Temperamento & Personalidade do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-temperamento
Setter inglês preto e branco filhote escondido na grama do jardim (Créditos/Copyright: “tsik/Shutterstock”)

O temperamento de qualquer cão é afetado por inúmeros fatores, incluindo hereditariedade, treinamento, e socialização. Os filhotes que possuem bons temperamentos costumam ser curiosos e brincalhões, costumam se aproximar das pessoas e gostam de ser carregados por elas. Como todo cão, os Setters precisam de socialização desde filhote — os exponha à diferentes pessoas, locais, sons, cenas e experiências. A socialização ajuda a garantir que o seu Setter cresça para se tornar um cão sociável.

O Setter Inglês é um trabalhador rápido e quieto com um excelente faro e uma pelagem que o mantém confortável em temperaturas altas ou baixas. É um cão calmo e gentil, amigável e excelente com crianças, pois também são capazes de ser tranquilos, amáveis e muito afetuosos com quem os trata bem. São exuberantes e vívidos ao ar livre, mas relativamente inativos dentro de casa. Podem se tornar um tanto teimosos, e podem ser difíceis de serem treinados.

Regras, estrutura e treinamento devem começar desde cedo para prevenir o desenvolvimento de maus hábitos. Eles precisam de donos autoritários, firmes, mas calmos, confiantes e consistentes, que nunca os tratem de forma dura ou agressiva.

São sensíveis ao tom de voz e costumam não ouvir e nem obedecer se sentirem que são mais fortes que seus donos. Precisam de muita estrutura e podem até ser cães de guarda adequados. Gostam de vagar por aí, cavar e pular. Os dois tipos, de campo e de mostra, que são criados para caça e apresentações são ambos energéticos e precisam de exercícios diários, mas os de campo possuem uma quantidade de energia muito maior e precisam de mais exercícios.

Se você não for o tipo de pessoa capaz de demostrar um comportamento calmo e natural, mas com uma autoridade firme, escolha um filhote mais submisso. Pesquise sobre a raça e considere todos os principais aspectos antes de comprar um cão desse tipo.

O temperamento dos dois tipos de Setters varia bastante, dependendo de como o dono irá tratar o cão e quais exercícios ele fornecerá. O Setter Inglês é capaz de latir em excesso se deixados sozinhos no quintal por longos períodos de tempo e se não for fornecido a quantidade suficiente de estímulo físico e mental ou liderança. Cães que latem demais devem saber que este é um comportamento nada aceitável, um problema de comportamento, e precisam que seus corpos e mentes sejam desafiados.

Os Setters Ingleses também podem se dar bem com outros cães e outros animais, especialmente se forem criados juntos. Eles são caçadores de pássaros, por isso proteja seus passarinhos de estimação até que tenha certeza de que o seu cão entende que o animal está fora de seus limites. Alguns são capazes de aprender isso, se ensinados desde filhotes, mas pode não acontecer com todo cão.

É mais provável ter que separá-los para que nada aconteça com ambos. Embora o Setter Inglês seja bastante vívido, como todo cão esportista, não é assim tão ativo que irá levá-lo à exaustão. Costuma latir se alguém se aproxima da casa, mas costuma ser tranquilo com aqueles que lhes são apresentado. À não ser que o cão esteja longe de ruas e avenidas movimentadas, deve sempre se exercitar na coleira ou em um jardim cercado. Eles são cães de caça por natureza, e por isso podem sair correndo atrás de pássaros.

É mais comum ter que proteger o seu Setter Inglês de uma criança do que o contrário. Ele é tolerante e brando e pode aguentar bastante, mas não deveria. Filhotes de cachorros e crianças pequenas estão ambos em processo de civilização, precisam de supervisão para que se evitem puxões de orelhas ou de rabo, de ambas as partes.

O Setter inglês perfeito não nasce perfeito, ele é produto da sua hereditariedade e criação. Seja lá o que for que você deseja dele, procure por um que tenha tido pais com boa personalidade e que tenham sido socializados desde filhotes. Qualquer cão pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, cavações e outros comportamentos inadequados se estiver entediado, destreinado ou não supervisionado. Compre um filhote que tenha sido criado em casa e tenha certeza de que ele foi exposto a diferentes locais e sons, assim como pessoas antes de ir para outro lar.

Continue socializando-o sempre levando a casa de amigos e vizinhos, assim como a passeios públicos. Antes de comprar um filhote, procure saber como escolher o filhote ideal e não deixe de conversar com o seu criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorrinho, e peça ajuda para escolher um filhote. Os criadores costumam conviver com filhotes todos os dias e podem dar excelentes recomendações uma vez que saibam um pouco sobre o seu estilo de vida e personalidade.

Cuidados & Manutenção do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-cuidados
Setter castanho na floresta (Créditos/Copyright: “Chamille White/Shutterstock”)

Comece a acostumar o seu Setter à ser escovado e examinado desde filhote. Pegue nas suas patas com frequência — eles costumam ser sensíveis com relação às patas — e olhe dentro das orelhas e boca. Torne isso uma experiência o mais positiva possível com elogios e recompensas para que não sofra toda vez que for ao veterinário. Ao cuidar dele, cheque sempre por machucados, feridas ou sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou inflamação na pele, nas orelhas, nariz, boca, olhos e patas.

Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou corrimentos. Este exame regular irá prevenir o diagnóstico precoce de qualquer problema no futuro. Os Setters Ingleses precisam de escovação frequente para prevenir ou remover embaraçamentos e nós, com atenção especial para a época de troca de pelos. Escove três vezes na semana ou diariamente com uma escova dura para manter a sua pele saudável e uma pelagem brilhante e sedosa, e use um pente de aço para pentear tirando sujeiras, pelos caídos e nós. Um banho a cada 6 semanas é recomendável.

Além disso, corte suas unhas quando preciso e os pelos de baixo das patas. Escove também seus dentes 2 ou 3 vezes na semana para remover tártaro e bactérias e ainda prevenir gengivite e mau hálito. Mantenha suas orelhas limpas para prevenir infecções. Atenção para sinais como cheiro ruim, vermelhidão, inchaço ou se ele balança a cabeça ou coça as orelhas com frequência.

Atividade & Exercícios do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-atividade
Jovem Setter inglês correndo pelo campo em pleno vigôr (Créditos/Copyright: “Glenkar/Shutterstock”)

O Setter Inglês é moderadamente quieto dentro de casa, porém muito energético e cheio de vida quando pode correr por aí e apreciar a natureza fora de casa. Escolha um Setter Inglês se você for uma pessoa ativa que pode oferecer-lhe a quantidade de exercícios físicos necessários à sua raça. Todos os Setters precisam de caminhadas longas ou corridas diárias, onde possam estar ao lado de seu dono na coleira, ou acabam ficando inquietos e difíceis de serem controlados.

Como esta raça foi criada para correr por um dia inteiro, eles possuem uma energia infinita, por isso são necessárias, pelos menos 2 horas de exercícios por dia, na forma de longas caminhadas, corridas à pé ou ao lado da bicicleta, sempre na coleira. Ele também é super competitivo em esportes caninos como agilidade, obediência e podem ser também excelentes cães de terapia. O importante é dar os estímulos certos e mais adequados à raça do seu cachorro.

Para entender melhor o que pode ou não pode ser feito em termos de exercícios e estímulos, é preciso saber como estimular a mente do seu cão, e ter sempre em mente quais são os cuidados básicos que devem ser tomados na hora de exercitar o seu cachorro. Existem diversos motivos para exercitar e estimular o seu cão, mas o mais importante deve ser a saúde física e mental dele, sem falar que um cachorro saudável pode viver por muito mais tempo.

Saúde do Setter Inglês

cachorro-setter-ingles-saude
Filhote de Setter inglês no gramado do jardim olhando para o céu (Créditos/Copyright: “tsik/Shutterstock”)

Os Setters Ingleses são em sua maioria saudáveis, mas como toda raça canina, são também suscetíveis a certas condições de saúde. Algumas doenças são mais comuns em algumas raças que em outras e nem todos os cachorros terão uma ou todas estas doenças, mas é importante saber sobre elas ao considerar esta raça.

Os Setters Ingleses são suscetíveis à ter displasia de quadril e cotovelo, hipotiroidismo, surdez congênita, alergias, e doença de armazenamento lisossomal, uma deficiência no armazenamento de lisossomos. Por causa da sua propensão ao ganho de peso, deve-se tomar muito cuidado para não alimentá-lo em excesso. As fêmeas também são propensas à ter gravidez psicológica e tumores cerebrais.

Eles precisam de muito exercício físico todos os dias, por pelo menos uma hora de constante movimento. Vive melhor se puder ficar dentro de casa e brincar do lado de fora. Os Setters ingleses costumam viver de 10 a 12 anos, o que não quer dizer que ele não possa viver por mais tempo. Na verdade, qualquer cachorro pode estender a sua longevidade canina desde que se tomem os devidos cuidados com a sua saúde.

Treinamento do Setter Inglês

setter-ingles-treinamento
Setter inglês correndo livremente ao lado de outro Setter, só que irlandês, em campo aberto (Créditos/Copyright: “Glenkar/Shutterstock”)

O Setter Inglês pode ser difícil de ser treinado, mas deseja agradar o seu dono. Com um tratamento adequado e as técnicas corretas, podem aprender rapidamente. Eles são inteligentes e capazes de aprender uma variedade de truques, jogos e tarefas, mas possuem um alto instinto predador por pássaros o que os torna facilmente distraídos. Costumam trabalhar bem com as pessoas, devido à sua herança de caçador — que envolve trabalhar mais longe do seu dono e nem tão próximo — por isso podem ter uma mente mais independente.

Treine com gentileza e consistência, usando sempre reforços positivos de forma amável, incluindo elogios, encorajamentos e recompensas. Por serem sensíveis, o Setter que for tratado de forma dura se tornará ainda mais teimoso e mais difícil de fazer o que você deseja. Mantenha o treinamento interessante e com sessões curtas. Ele aprenderá melhor através de sessões de treinamento divertidas que envolvam repetição e técnicas de esforço positivo, elogios e recompensas.

Quando o treinamento é divertido, ou seja, mistura técnicas de adestramento com diversão, o resultado é sempre muito mais positivo. Algumas dicas de como se divertir exercitando o seu cachorro poderão ajudar você a treiná-lo brincando. Socialização e obediência são essenciais desde cedo. Além de ser muito importante ensiná-lo desde filhote quem é o líder. É importante conhecer o seu cão e entender quais são as atividades preferidas do cachorro.

Ensinar o seu filhote a sentar, deitar e ficar no lugar é vital para o seu treinamento. Há vários métodos também de treiná-lo a fazer suas necessidades em locais apropriados ou fora de casa. Considere o método da caixa se precisar adaptá-lo a um ambiente seguro e confinado por razões de segurança e conforto.

1 review for Setter Inglês

  1. 5 out of 5

    :

    Brincalhaõ, inteligente, lindo

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *