Airedale Terrier

cao-airedale-terrier
(Créditos/Copyright: "Por Eric Isselee/Shutterstock")
Airedale Terrier

Origem: 2a. metade de 1800
Data de origem: Inglaterra, Reino Unido
Grupo de Raças: FCI Grupo 03 – Cães Terriers / AKC Terrier / UKC Terrier.
Função original: cão trabalhador, cão esportista
Função atual: cão de companhia
Outros nomes ou apelidos: “Rei dos Terriers”, Waterside Terrier, Bingley Terrier.
Tamanho: porte médio
Altura: Machos de 56 cm a 61 cm / Fêmeas de 56 cm a 58 cm
Peso: Machos de 23 kg a 29 kg / Fêmeas de 18 kg a 20 kg
Cores: castanho c/ preto ou grisalho
Pêlos: curta, rente à pele, emaranhado duro (conhecido por arame)
Manutenção: moderada à intensa
Expectativa de vida: cerca de 10 a 13 anos.
Filhotes: cerca de 9 filhotes de Airedale Terrier por cria
Reconhecimento (Canil): ACA / ACR / AKC / ANKC / APRI / CKC / CKC / CET / DRA / FCI / KCGB / NAPR / NKC / NZKC / UKC.

Categoria

Introdução à raça Airedale Terrier

Airedale Terrier adulto deitado no gramado do jardim. (Créditos/Copyright: “Por Lumia Studio/Shutterstock”)

Conhecido pelo apelido “Rei dos Terriers”, o Airedale Terrier é o maior exemplar canino de todos os Terriers, além de estar também entre os mais versáteis. A raça originou-se no Aire Valley de Yorkshire, na Inglaterra, de onde herdou o seu nome, e foi criado para caçar lontras e ratos na região entre o Rio Aire e o Rio Wharfe.

Durante a Primeira Guerra Mundial, um corajoso Airedale Terrier chamado Jack atravessou campos de guerra para levar uma mensagem aos quartéis Britânicos. Correndo quilômetros por campos alagados sob forte artilharia, Jack quebrou uma das patas e a mandíbula para completar a sua missão, falecendo logo após. A mensagem, porém, acabou salvando o seu batalhão e lhe rendeu a póstuma homenagem ao receber a “Cruz Victória” por “Bravura em Campo”.

A bravura e a coragem de Jack ainda marca presença na personalidade dos Airedales de hoje. Cães como ele eram criados como cachorros “multi-uso” que possuíam o entusiasmo de um Terrier, mas que podiam também nadar e farejar presas. Por isso, Airedale Terriers são capazes de ter bons desempenhos em esportes, como também são cachorros trabalhadores ideais, como Jack que demonstrou todos os seus dotes durante a Primeira Guerra Mundial.

Inteligente, extrovertido, brincalhão, atlético, estiloso, engraçado e aventureiro, o Airedale possui um traço lúdico e divertido em sua personalidade que encantará à todos na família.

O Airedale é intenso e ativo, e muito protetor. É leal, mas muito teimoso e cabeça dura. Não se pode falar de um Airedale sem mencionar a sua personalidade independente. Ele pensa por si mesmo, é obstinado e nem sempre espera pela ordem de seu dono. Se você deseja um cão altamente maleável ou submisso que normalmente espera por cada comando, o Airedale Terrier não é para você. Contudo, se você é estimulado por desafios, ter a companhia de um Airedale pode ser muito agradável.

Por causa deste traço da sua natureza, alguns podem ser mais dominadores que outros. Por esta razão, o Airedale Terrier deve ser treinado desde cedo para evitar problemas de dominância e garantir que ele saiba se comportar. Felizmente, ele é tão bonito quanto inteligente, e charmoso o suficiente para compensar certos níveis de teimosia.

Aqueles que não estiverem prontos para fornecer um treinamento constante desde filhote, assim como uma liderança firme, porém amorosa, durante o seu desenvolvimento logo irão descobrir que o Airedale Terrier é um tanto difícil de lidar.

Portanto, não é de se surpreender, que o Airedale ainda seja um excelente cão vigia. Ele é capaz de proteger sua família de invasores com lealdade, ferocidade e bravura. No entanto, ele pode ser amistoso o suficiente para saldar todos os seus convidados em casa.

Ele pode ser um bom cachorro em casa se for exercitado e estimulado tanto fisicamente quanto mentalmente. Eles adoram ter uma tarefa para fazer, mesmo que seja tão simples quanto entreter crianças, com quem é capaz de conviver de forma esplêndida — ele colocará em prática todo o seu lado cômico e brincalhão. Ele gosta de brincar e fará sempre com enorme entusiasmo — correr, dançar, buscar brinquedos, além de várias outras travessuras como roubar objetos e comida — tudo isso com o mesmo entusiasmo e dedicação que ele colocará em outras tarefas como cavar o jardim ou comer o reboco da parede da sala. Como todo Terrier, o Airedale tem uma certa adoração por cavar, perseguir e latir. Ele amadurece devagar, e muitas vezes é infantil até em idade avançada.

Sim, tudo isso é verdade, um Airedale Terrier deixado sozinho é como uma máquina perpétua dedicada a fabricação do caos. Qualquer um que deseja trazer um Airedale para o convívio da família precisa estar disposto a fornecer treinamento consistente desde filhote, saber respeitar a sua natureza e nunca nega-lo exercícios, estímulos, companhia e afeição.

É preciso dizer também que o Airedale Terrier não tolera e não perdoa qualquer tratamento agressivo e ainda é capaz de guardar ressentimento com relação ao seu agressor. Ele também pode ser agressivo com outros animais e outros cachorros, não gosta de ser desafiado, e possui um forte instinto de presa, o que o torna difícil de lidar em alguns momentos.

Tenha em mente: Airedales não iniciam as brigas — eles as terminam.

Embora ele aprecie a companhia da sua família, ele demanda amor e atenção e todos estes cuidados. Em outras palavras, ele não pode ser apenas ser deixado no quintal o dia todo ou ele irá latir sem parar e ficar extremamente infeliz. Faça dele um membro da família por completo, ofereça à ele muitas atividades para exercitar o seu corpo e estimular a sua mente, e você irá entender a razão pela qual seus fãs acreditam que não haja outra raça que valha tanto à pena possuir.

Origem da raça Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-origem
Dupla de Airedale Terriers adultos lado alado no parque.(Créditos/Copyright: “Por Lenkadan/Shutterstock”)

Conhecido por “Rei dos Terriers”, por ser o Terrier mais alto, o Airedale, como muitos Terriers, possui o Old English ou Terrier Preto e Castanho como um dos seus primeiros progenitores, hoje já extintos.

O início de seus cruzamentos

Foi em meados de 1853, que alguns destes Terriers (Old English ou Terrier Preto e Castanho hoje extinto), ao redor do Rio Aire em South Yorkshire, na Inglaterra, foram cruzados com Otterhounds ou Cão de lontra (um antigo cão de porte grande muito usado na caça de lontras) com o intuito de melhorar suas habilidade de caça na água, assim como suas habilidades de faro para que pudessem caçar lontras nos rios e ratos em terra. O primeiro cruzamento resultou em um cão originalmente chamado “Bingley ou Waterside Terrier”, que só mais tarde foi reconhecido como Airedale Terrier, mas muito diferente dos Airedales de hoje.

O Airedale Terrier de exposições

Durante o mesmo período, exposições de cães começaram a tornar-se muito populares, e Airedales estavam sempre entre as raças exibidas nestas exposições agriculturais locais. Em 1864, a primeira exposição de cães aconteceu em Aire Valley e o Waterside Terrier competiu sob a classe de “Broken-Haired Terriers” (o nome Waterside ou Bingley Terrier nunca havia sido mencionado até 1879). Foi quando um dos juízes (Mr. Dalziel) chamou a atenção de todos para um destes Bingley Terriers, e seus comentários atraíram um interesse pela raça. Foi nesta mesma época, que alguns fãs se juntaram e decidiram que que o Waterside ou Bingley Terrier deveria ser chamado de Airedale Terrier.

O nome Airedale Terrier não foi logo aceito ou usado de primeira, o que gerou muita confusão. Em várias exposições eram criadas classes tanto para um ou para os três nomes da raça, e até que em 1886, o Clube de Raças na Inglaterra aceitou o nome Airedale Terrier como nome oficial da raça, seguido pela AKC que reconheceu a raça em 1888. Durante toda a sua trajetória em exposições, o Airedale foi cruzado com Bull Terriers e Terrier Irlandeses para deixar para trás o seu passado de cruzamentos com Otterhounds, considerados menos bonitos, apesar das qualidades de caça. Mais tarde o Airedale também foi cruzado com o Manchester Terrier.

O Airedale Terrier na América

Ao final de 1880, o primeiro Airedale foi trazido para a América do Norte. Em cerca de 1900, Champion Master Briar (1897-1906), considerado o patriarca da raça, foi ganhando forte popularidade e um dos filhotes, Ch. Clonmel Monarch, foi exportado para a Filadélfia, e acabou influenciando a raça nos Estados Unidos. O Clube Airedale Terrier da América foi fundado em 1900, e em 1910 o clube passou a oferecer troféus de exposições perpétuos conhecidos por “Airedale Bowl” com os nomes dos vencedores gravados na taça e no pedestal.

A fama do Airedale Terrier pelo mundo

O Airedale continuou a ganhar fama pelo mundo afora como caçador, provando ser um exímio caçador de presas grandes na Índia, África e Canadá. Airedales foram usados durante a Primeira Guerra Mundial como mensageiros, sentinelas, para carregar comida e munição, como tração, cães de guarda, entre muitas outras tarefas. A guerra trouxe muitas estórias sobre a bravura e lealdade do da raça que aumentou ainda mais a sua popularidade. E em 1949, o Airedale Terrier chegou ao ápice da sua popularidade, mas acabou caindo de lugar, perdendo para os Pastores Alemães que passaram a ocupar os postos que eram tradicionalmente ocupados por Airedales.

O Airedale Terrier nos dias de hoje

Embora tivessem começado como caçador, o Airedale se tornou um cachorro muito versátil capaz de fazer qualquer coisa. Hoje o Airedale é acima de tudo um cão de companhia, mas ainda há algumas linhagens de trabalhadores além de já terem sido utilizados em diversas áreas e tarefas como cão policial, trabalhos militares, e ainda possuírem diversos talentos para cão vigia, cão de guarda, cão de caça, controle de pestes, farejador, e esportes caninos.

Aparência do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-aparencia
Airedale Terrier de perfil imponente. (Créditos/Copyright: “Por Lenkadan/Shutterstock”)

O Airedale Terrier é o maior de todos os Terriers, e possui um corpo bem equilibrado, forte e ágil. Seu crânio é cerca do mesmo comprimento que o seu focinho, que possui uma leve parada, até difícil de ser notada. A sua cabeça é longa e reta, o nariz preto. Os dentes se encontram nivelados, em mordida de tesoura. Os olhos, pequenos, são escuros. As orelhas em formato de V se dobram levemente para a lateral da cabeça e para frente. O peitoral é profundo, as costas niveladas e patas dianteiras perfeitamente retas. Sua cauda é alta, encaracolada e amputada.

Sua pelagem dupla rente à pele possui uma camada de pêlos exteriores duros, densos e emaranhados com uma camada de pêlos internos macios. As cores incluem castanho com preto e castanho grisalho, predominando sempre o castanho. A cabeça e as orelhas devem ser castanhas, com orelhas um pouco mais escuras. As patas, coxas, cotovelos parte de baixo do corpo e do peito também são castanhos, as vezes indo até os ombros. Em algumas linhagens há uma pequena mancha em forma de estrela branca no peito. As costas, as laterais e partes de cima do corpo devem ser pretas ou grisalho escuro.

Ambiente Ideal para o Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-ambiente
Airedale Terrier deitado relaxando. (Créditos/Copyright: “Por Gina Callaway/Shutterstock”)

O Airedale pode viver do lado de fora da casa em climas temperados, mas é mais adequado que ele durma dentro de casa. Não é recomendado para apartamentos, pois Airedales são muito ativos dentro de casa e se dão melhor em locais onde haja, pelo menos, um jardim de tamanho razoável. Eles são muitos ativos e precisam de espaço para correr e gastar energia. Airedale Terriers são um tanto hiperativos durante os seus primeiros anos de vida, e podem dar um certo trabalho, mas após dois anos costumam se acalmar.

Temperamento & Personalidade do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-temperamento
Airedale Terrier adulto com sua aparência exuberante e extrovertida. (Créditos/Copyright: “Por Lenkadan/Shutterstock”)

O temperamento de qualquer cão é afetado por inúmeros fatores, incluindo hereditariedade, treinamento, e socialização. Os filhotes que possuem bons temperamentos costumam ser curiosos e brincalhões, costumam se aproximar das pessoas e gostam de ser carregados por elas. Como todo cão, o Airedale Terrier precisa de socialização desde filhote — o exponha à diferentes pessoas, locais, sons, cenas e experiências. A socialização ajuda a garantir que o seu Airedale Terrier cresça saudável tornando-se um cão bastante sociável.

O Airedale é um cachorro inteligente, agradável, leal, corajoso e protetor. Eles são amáveis e brincalhões. Mas como todo cão trabalhador, Airedales são cachorros independentes e atléticos, que possuem muita motivação, energia e resistência. Portanto, como todo Terrier, eles são suscetíveis a cavar, perseguir e latir — comportamentos que são totalmente naturais de toda raça Terrier. Mas, estas características podem ser frustrantes para quem não está familiarizado com a personalidade do Airedale.

Qualquer cachorro, não importa o quanto for bonzinho, pode desenvolver níveis de comportamento inadequados, como latir em excesso, cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, destreinado ou não for supervisionado.

Se está seriamente pensando em adquirir um Airedale, considere se pode mesmo viver com a sua propensão a comportamentos indesejáveis — e se está pronto a encarar os desafios que a sua natureza independente é capaz de trazer. Se decidir que está pronto, você vai se deliciar com a personalidade ativa, amável e cômica do seu Airedale.

Airedale Terriers são destemidos, alertas, valentes e protetores o tempo inteiro, mas não são agressivos. Eles têm um comportamento sociável e na maior parte do tempo querem agradar. Para fazer um Airedale Terrier feliz, ele só precisa se sentir amado e apreciado. Mas, por ser uma raça bastante vívida, o Airedale precisa de muita atividade para exaurir toda a sua energia.

Não deixe ele sozinho por longos períodos de tempo, ou ele ficará entediado, o que o levará aos comportamentos desagradáveis e até destrutivos já mencionados. Sem o treinamento adequado Airedales podem se tornar dominadores e desobedientes. Por outro lado, Airedales são altamente inteligentes, e costumam ouvir cada palavra de comando. Eles podem ser extremamentes leais, pacientes e gentis, mas não levam desaforo pra casa e não toleram abusos — irão se defender e defender o seu território sempre que for preciso.

Capazes de ser cães de guarda de confiança, Airedales se orgulham de proteger sua família. Mas embora sejam guardiões ferozes, são amistosos com a família e amigos. Já com estranhos, depende. Na maioria das vezes, costumam aceitar a presença de estranhos, mas são capazes de se enfurecer se sentirem que estão sendo ameaçados. O mesmo acontece com relação a outros animais. Normalmente, se dão bem com animais de estimação do seu convívio, mas como são caçadores ávidos e animais muito pequenos podem ser vistos como presas. Além disso, podem também tentar dominar outros cães, especialmente do mesmo gênero. Tudo vai depender de como ele é tratado pelos humanos ao seu redor, seu treinamento, convívio e socialização. Mesmo assim, não costuma ser uma boa escolha para quem possui gatos em casa.

É importante que o seu Airedale seja familiarizado desde pequenos com as crianças da casa desde o nascimento delas, só assim irão adotá-las como se fossem deles e protegê-las para o resto da vida. Embora protetores, podem ser um tanto brutos com as menores ao brincar. Não os deixe sozinhos nunca, até que a criança tenha idade suficiente para saber lidar com um cachorro desses, e ele também já esteja familiarizado o suficiente com elas.

Problemas podem surgir quando a pessoa não consegue distinguir um comportamento natural canino confundindo com emoções humanas, acabando com um cão que pensa que é o dono da casa. Para um cão menor, às vezes é mais fácil lidar com isso, mas em qualquer caso, a pessoa PRECISA entender e seguir à risca o conceito de como manter um cachorro na linha em casa.

Sensível e responsivo, o Airedale é capaz de ser bem obediente e treinado. Mantenha o seu treinamento e suas atividades sempre interessantes e inovadas — exercícios e atividades repetitivas aborrecem o Airedale. Ele é bastante motivado por “prêmios” e outros métodos de esforço positivo.

O Airedale Terrier perfeito não nasce perfeito, ele é produto da sua hereditariedade e criação. Seja lá o que você deseja dele, procure por um que tenha tido pais com boa personalidade e que tenham sido socializados desde filhotes. Qualquer cão pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, cavações e outros comportamentos inadequados se estiver entediado, destreinado ou não supervisionado.

Compre um filhote que tenha sido criado em casa e tenha certeza de que ele foi exposto a diferentes locais e sons, assim como pessoas antes de ir para outro lar. Continue socializando-o sempre levando a casa de amigos e vizinhos, assim como a passeios públicos. Antes de comprar um filhote, procure saber como escolher o filhote ideal e não deixe de conversar com o seu criador, descreva exatamente o que você procura em um cãozinho, e peça ajuda para escolher um filhote. Os criadores costumam conviver com filhotes todos os dias e podem dar excelentes recomendações uma vez que saibam um pouco sobre o seus estilo de vida e personalidade.

Cuidados e Manutenção do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-cuidados
Airedale Terrier tomando o seu banho. (Créditos/Copyright: “Por Saklakova/Shutterstock”)

Comece a acostumar o seu Airedale Terrier à ser escovado e examinado desde filhote. Mecha em suas patas com frequência — os cães costumam ser sensíveis com relação às suas patas — e olhe dentro de sua boca e orelhas. Torne essa manutenção uma experiência positiva cheia de elogios e recompensas, e assim você irá construir a base para exames veterinários e idas ao petshop mais fáceis de se lidar. Uma introdução cedo mostra para o independente Airedale que manutenção é um hábito normal da sua vida, e o ensina a aceitar com paciência todo o processo.

Ao checá-lo, procure por machucados, arranhões, feridas ou sinais de infecção como vermelhidão, inchaço, ou inflamação na pele, nas orelhas, nariz, boca, olhos e patas. Este rápido exame pode levar a diagnósticos mais cedo e evitar maiores problemas de saúde.

Escove os seus dentes 2 ou 3 vezes na semana para remover tártaro e bactéria que proliferam dentro da boca – diariamente é ainda melhor para prevenir gengivite e mau hálito e ainda evitar o caimento de dentes precoce. Corte suas unhas uma ou duas vezes ao mês se não forem gastas naturalmente. E cheque suas orelhas uma vez por semana por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

O Airedale não precisa ser tosado, mas a maioria dos donos costumam levá-los para serem tosados por profissionais de 3 a 4 vezes ao ano para que ele fique com uma boa aparência (os pêlos que não são tosados são grossos, encaracolados e rebeldes), e se for para exposição, a manutenção dessa pelagem é ainda mais intensa. Pagar um profissional para tosar o seu Airedale pode custar caro, e isso deve ser levado em consideração ao escolher a raça. Aqueles que se sentirem motivados podem até aprender a tosar os pêlos dos seus próprios cachorros, mas não é tão fácil assim e leva tempo.

Tire o excesso de pêlos entre os dedos quando for necessário. E se você manter os pêlos tosados, ele irá soltar ainda menos pêlos. Se não tosar, os pêlos cairão com mais frequência, mesmo sendo escovado todos os dias. Além disso, sujeira costuma agarrar nos pêlos e na barba. Escová-lo frequentemente (duas vezes por dia) pode ajudar também a não formar nós. A barba deve também ser lavada diariamente para não deixar que resíduos de comida fiquem ali agarrados. Suas orelhas devem ser coladas quando filhotes para garantir o formato adequado delas quando adulto. Banhos devem ser periódicos e quando necessários.

Saúde do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-saude
Airedale Terrier filhote deitado no jardim da sua casa.(Créditos/Copyright: “Por Lenkada/Shutterstock”)

Na maioria das vezes, os Airedale Terriers são todos saudáveis, mas como toda raça canina, alguns são mais suscetíveis à certas condições de saúde. Algumas doenças são mais comuns em algumas raças que em outras e nem todos eles terão uma ou todas estas doenças, mas é importante saber sobre elas ao considerar esta raça.

O Airedale é uma raça forte, mas alguns possuem problemas de visão e infecções de pele. Se o seu Airedale Terrier tiver pele seca, ele deverá ajustar a sua dieta com proporções de ômega-6/ômega-3 e ácidos graxos. Eles também podem desenvolver displasia de quadril, uma deformação genética que exige cirurgia e pode causar artrite mais tarde. Airedales também podem ter que visitar o veterinário por outras razões também. Eles podem sofrer de uma condição cardíaca conhecida por cardiomiopatia dilatada; hipotireoidismo, uma condição em que as glândulas da tireóide não produzem hormônios suficientes; assim como alguns tipos de câncer.

Lembre-se que depois de levar um filhote para casa, você tem a responsabilidade de protegê-lo de um dos problemas caninos mais comuns: a obesidade canina. Manter o seu Airedale em um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de manter a saúde do seu cachorro e a vida dele saudável para a vida inteira. Em geral, qualquer cachorro pode estender a sua longevidade canina desde que se tomem os devidos cuidados com a sua saúde. O Airedale Terrier costuma viver cerca de 10 a 13 anos e ter de 5 a 12 filhotes por cria.

Atividade & Exercícios do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-atividades
Airedale Terrier no alto de uma colina procurando por suas presas. (Créditos/Copyright: “Por Roman Zhuravlev/Shutterstock”)

O Airedale Terrier é um cão trabalhador, que possui muita energia e vigôr. Ele precisa ter a chance de se exercitar todos os dias — pelo menos uma caminhada diária, embora duas vezes por dia seja melhor, junto a corridas no parque ou no jardim. Ele pode ser uma companhia excelente para correr, e em muitos casos irá cansar o seu dono. A maioria deles gostam de brincar de bola, nadar ou buscar objetos, até correr do lado da sua bicicleta.

Sem atenção e exercícios o Airedale Terrier pode ficar agitado e entediado, e assim se meter em encrencas. Os exercícios podem ser diminuídos depois dos dois anos de idade (como muitos outros cães), mas os primeiros dois anos de um Airedale são realmente intensos para os humanos, mas depois eles começam a acalmar.

O importante é dar os estímulos certos e mais adequados à raça do seu cachorro. Para entender melhor o que pode ou não pode ser feito em termos de exercícios e estímulos, é preciso saber como estimular a mente do seu cão, e ter sempre em mente quais são os cuidados básicos na hora de exercitar o seu cachorro. Existem diversos motivos para exercitar e estimular o seu cão, mas o mais importante deve ser a saúde física e mental dele, sem falar que um cachorro saudável pode viver por muito mais tempo ao seu lado.

Treinamento do Airedale Terrier

cao-airedale-terrier-treinamento
Airedale Terrier adulto esperando pela hora do seu treinamento no deck de sua casa. (Créditos/Copyright: “Por Grisha Bruev/Shutterstock”)

Treinamento e socialização (o processo em que filhotes ou adultos aprendem como ser amistosos e se dar bem com outros cachorros e pessoas) são essenciais para o Airedale. Comece a treinar o seu filhote no momento que trazê-lo para casa. Mesmo com 8 semanas de vida ele é capaz de absorver tudo o que você puder ensiná-lo. Não espere até que ele faça 6 meses de idade para começar o seu treinamento ou você terá que lidar com um cachorro muito mais teimoso e difícil de controlar.

Incorpore socialização com treinamento levando o seu Airedale a muitos lugares diferentes com você — no petshop, eventos ao ar livre, longas caminhadas, passeios em parques bem cheios de gente. (mesmo que você não conviva com muitas crianças em casa, é importante expô-lo a crianças de todas as idades). Há muita gente para conhecer por ai e muitos lugares para levar o seu Airedale.

Treine o Airedale a não pular nas pessoas. O Airedale Terrier precisa de treinamento de obediência adequado e um dono que saiba como ser um bom líder, pois ele pode tentar desafiar membros familiares que ele enxergue como submissos, o que pode levar a desobediência e teimosia. Eles não são difíceis de ser treinados, e não respondem bem a métodos de treinamento duros e agressivos.

O Airedale Terrier é inteligente o suficiente para perceber rapidamente o que ele deve fazer ou como deve agir, mas se você ficar pedindo para que ele faça a mesma coisa repetitivamente, ele pode se recusar. Tente dar à ele alguma variedade no treinamento, fazendo com que os exercícios sejam desafios. Eles precisam de um dono calmo, mas firme, que seja consistente, sem ser repetitivo. Como o dono certo e muita variedade, o Airedale Terrier pode se dar bem em vários esportes caninos.

Ensinar o seu cachorro a deitar, sentar e ficar no lugar é vital para o treinamento de um filhote. O treinamento da caixa é algo também fortemente recomendado para o Airedale Terrier. Não só ajuda no treinamento dentro de casa, mas também serve como um espaço para se acalmar e relaxar. Em geral, Airedales se saem bem na maioria dos treinamentos desde que nunca se esqueça de que eles possuem mente própria. Esforço positivo é a melhor forma de ensinar um Airedale. Se você apresentar o treinamento de forma positiva e divertida, e ter muita paciência e flexibilidade, há grandes chances de acabar tendo um Airedale de pensamento livre, mas que também seja bem treinado. Quando o treinamento é divertido, ou seja, mistura técnicas de adestramento com diversão, o resultado é sempre muito mais positivo. Algumas dicas de como se divertir exercitando o seu cachorro poderão ajudar você a treiná-lo brincando. É importante conhecer o seu cão e entender quais são as atividades preferidas do cachorro.

A sorte é que o Airedale Terrier entende muito rápido o que é ensinado à ele, mesmo que a raça seja teimosa e cabeça dura às vezes. Ele precisa de um dono firme, porém gentil, e se uma variedade em treinamento não seja dada, o Airedale Terriers ficará muito entediado e não fará o que está sendo pedido.

Ao treiná-lo, seu dono deve sempre manter o cachorro ao seu lado ou atrás quando caminhando com ele. O objetivo do treinamento desta raça é obter sucesso no status de líder do bando. É natural para um cachorro haver uma ordem no seu bando. Quando seres humanos vivem junto a cachorros, nós nos tornamos o seu bando. O bando inteiro deve cooperar sob um único líder; os limites são claramente definidos e as regras são colocadas.

O dono e todos as outras pessoas de seu convívio DEVEM estar em uma ordem acima do cachorro. É a única maneira de se obter sucesso nesta relação com o seu cachorro. Quando treinado e socializado de maneira adequada, o Airedalel Terrier é capaz de ser um excelente cachorro e companheiro da família.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Airedale Terrier”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *