Affenpinscher

cao-affenpinscher-intro
(Créditos/Copyright: "Por f8grapher/Shutterstock")
Affenpinscher

Origem: Alemanha
Data de origem: século XVII e século XVIII
Grupo de Raças: FCI Grupo 02 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha e Boieiros Suiços / Terrier, AKC Toy
Função original: cão rateiro, caça, trabalhador
Função atual: cão de companhia
Outros nomes ou apelidos: Affen, Zwergaffenpinscher, macaco-anão, diabinho bigodudo
Tamanho: porte pequeno
Altura: de 25 cm a 38 cm
Peso: de 3 kg a 3,36 kg
Cores: cinza, bege, preto e castanho e vermelho.
Pêlos: áspero, duro
Manutenção: fácil à moderada
Expectativa de vida: cerca de 10 a 12 anos.
Filhotes: cerca de 3 a 8 filhotes, padrão de 5 filhotes de Affenpinscher por cria.
Reconhecimento (Canil): ACA / ACR / AKC / ANKC / APRI / CKC / CKC / DRA / FCI / KCGB / NAPR / NKC / NZKC.

Introdução à raça Affenpinscher

cao-affenpinscher-intro
Affenpinscher de pelagem preta correndo pelo pasto. (Créditos/Copyright: “Por f8grapher/Shutterstock”)

O Affenpinscher é uma raça canina oriunda da Alemanha, mas que na verdade possui uma origem incerta. Alguns historiadores acreditam que a raça descenda de terriers alemães de pêlo duro, que populavam os estábulos e mercearias do século XVII e XVIII na Europa; já outros afirmam que a raça descende de griffons belgas. Levando em consideração o seu físico e personalidade, é provável que realmente Affens façam parte da linhagem dos terriers, muito embora sejam mais inclinados a socializar e se dar bem com outros animais de estimação. Criados inicialmente para ser rateiros, ou seja, caçadores de pequenas pragas, devido ao seu caráter forte e instinto esportivo, é também visto como bom cão de vigia ou de guarda por causa da sua natureza alerta e inquisitiva.

O Affen possui muitos apelidos. Na Alemanha ainda é chamado de “Zwergaffenpinscher”, que significa macaco-anão; e “diablotin moustachu”, que em francês significa “diabinho bigodudo”. Os apelidos até que lhe caem bem, pois o Affen é um cão de temperamento forte e cheio de atitude, apesar do seu tamanho pequeno.

Ele não tem medo de nada e nem de ninguém, é mal-humorado, corajoso e cheio de energia. Embora tenham este temperamento, normalmente são quietos, mas excitáveis, qualquer coisa ou alguém que lhes pareça ameaçador fará com que ele saia latindo. Uma vez alerta, leva tempo para se acalmar. Ele leva à sério a sua missão de guardar o lar, familiares e território e não hesitará em alertar o bairro inteiro sobre alguém à sua porta. Com relação aos cães maiores, ele também não tem o menor senso e não hesitará em comprar uma briga. Neste caso, é essencial protegê-lo dele mesmo.

Com relação à sua família e amigos, Affenpinschers são amáveis e leais, adoram estar na companhia deles. Mesmo assim, não são muito recomendáveis para crianças menores. Eles não são lá muito fãs de crianças, e não hesitarão em mordê-las se provocados. Isto deve-se ao fato de que Affenpinschers frequentemente guardam a comida deles e são protetores com relação aos seus brinquedos. Neste caso, a socialização frequente com outras pessoas e animais é essencial para o Affenpinscher crescer de maneira equilibrada.

Affens também aprendem tudo muito rápido e se ajustam imediatamente à mudanças, por isso podem ser ótimas companhias para viajar e estão sempre prontos para uma nova aventura. Mas é preciso lembrar que por compartilhar de uma suposta herança terrier, o Affenpinscher possui mente própria e é considerado teimoso. Ele precisa de treinamento consistente desde cedo. Felizmente, ele está sempre ávido para aprender e agradar as pessoas quando é ensinado com técnicas de esforço positivo como elogios, brincadeiras e recompensas com comida. E quando o assunto é treinamento, ele é mais fácil de lidar e mais obediente que muitas raças de companhia, muito embora sejam persistentes, curiosos e extremamente brincalhões por natureza. Eles são travessos, é verdade, mas por serem rápidos e inteligentes, são responsivos aos comandos. Por causa da sua personalidade animada e propensão ao tédio, Affenpinschers gostam de variedade em suas rotinas. Mantenha o seu aprendizado e treinamento divertido, nunca forçado.

Exercícios são bons para qualquer cachorro, por isso o Affenpinscher também precisa de suas caminhadas ou qualquer outra atividade física diariamente. A sua habilidade atlética e inteligência faz dele excelente competidor em esportes caninos como agility, obediência e rally. Enquanto é tentador carregar este pequenino para qualquer lugar que se vá, resista ao impulso e deixe que ele seja um cachorro. Ele será mais feliz e muito mais bem comportado.

O Affen possui uma pelagem áspera com uma “capa” no pescoço e nos ombros, sobrancelhas tipo Groucho Marx e uma barba. Ele precisa de certa manutenção para manter a sua aparência desgrenhada porém asseada. E lembre-se, Affenpinschers são cães de companhia, por isso devem viver dentro de casa, nunca do lado de fora. Eles são cães para famílias que apreciam suas palhaçadas, pois seu processo criativo nunca para de surpreender e entreter a todos. Affenpinschers são famosos por fazerem as pessoas rirem. O Affen é um personagem, e isso é parte do seu encanto. Considere a raça se estiver interessado em um cachorro pequeno que adora sair para apreciar a vista, é um excelente cão vigia e que vai sempre lhe fazer sorrir.

Origem da raça Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
O Affenpinscher é uma das raças mais antigas dos cães de companhia e foi originado na Alemanha, com exemplos da raça datando do século XVII, embora documentações mais confiáveis datem do século XIX, mesmo assim a sua origem exata é desconhecida.

Pinturas de artistas holandeses do século XIV costumavam pintar cães pequenos barbados de pelagem áspera como prova de sua ancestralidade, mas não existem evidências mais definitivas. Alguns historiadores acreditam que a sua linhagem esteja linkada aos terriers ou aos griffons belgas. Mas a raça é derivada de um cão de fazenda provavelmente de tamanho muito maior.

Pequenos terriers adeptos ao extermínio de ratos eram abundantes na Europa central nesta época. Na Alemanha, eles eram usados para acabar com roedores em estábulos e cozinhas. Originalmente, o Affenpinscher era um animal de estimação usado para caçar ratos e alertar seus donos com relação à intrusos devido ao seu alto nível de atividade e comportamento energético.

Em algum momento, provavelmente no século XVIII ou início do século XIX, alguém teve a brilhante ideia de reproduzir a raça em tamanho menor, permitindo que a raça caisse na graça das mulheres, fazendo com que Affens se tornassem populares como cães de companhia. Eles conservaram a habilidade rateira, e usavam isso para manter suas senhoras seguras, livres de ratos no lar, aquecer o colo delas e entreter a família com suas palhaçadas. A cidade de Munique foi o coração do início do seu desenvolvimento, mas a raça era também popular em todo canto na Alemanha. Eles também se tornaram muito populares em outras partes da Europa, incluindo a Grã-Bretanha.

Affens foram também cruzados com Pugs, Pinschers Alemães e um cão conhecido por Pinscher Sedoso Alemão. O tipo Affenpinscher também contribuíram para o desenvolvimento de outras raças, incluindo o Griffon belga e o Schnauzer Miniatura. É fácil ver a relação destas raças ao observar a pelagem e as faces bigodudas.

O nome “Affenpinscher” deriva da palavra alemã que significa “macaco” (‘Affe’), e “pinscher”, que significa “terrier.” Na França o Affenpinscher é conhecido por “diablotin moustachu”“diabinho bigodudo” — apelido que o descreve muito bem.

O Clube Pinscher foi fundado em Cologne em 1895, e o Clube Lapdog de Berlin começou a formular um padrão para o Affenpinscher em 1902, mas o padrão de raça definitivo não foi finalizado até 1913. Este padrão, traduzido para o inglês, foi adotado pela AKC e o Affenpinscher foi oficializado em 1936. A Segunda Guerra Mundial quase destruiu a raça na Alemanha e nos Estados Unidos, mas cruzamentos com os Griffons Belgas a trouxeram de volta em 1950. Hoje Affens ainda são raros, e nunca foram uma das raças mais populares, mas quem os conhece sabe que eles são muito atraentes.

Aparência do Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
Embora o Affenpinscher tenha uma estatura pequena, ele não é um cachorro delicado. O Affen possui um corpo quadrado, peitoral largo e membros robustos, retos e fortes. O pescoço é curto e arcado, sua cabeça é redonda com uma parada pronunciada, área de transição entre a traseira do crânio até o focinho. A mandibula inferior “undershot”, e larga o suficiente para que os dentes inferiores fiquem retos e nivelados, salientando abaixo do nariz curto e arrebitado. Seus olhos são negros, redondos e proeminentes com longas sobrancelhas e barba que lhe dão uma expressão alerta. Apesar de alguns países terem banido amputações, suas orelhas peludas são cortadas, eretas e pontudas, e a sua cauda é alta e normalmente amputada em cerca de ⅔ do tamanho original.

O Affenpinscher possui uma pelagem densa desgrenhada, de pêlos duros e ásperos. A pelagem interna é levemente ondulada. Os pêlos da face (tufos na cabeça, sobrancelhas e barba), pescoço, peito, estômago e patas são mais longos que do resto do corpo. Uma vez que atingem a maturidade, a raça desenvolve uma juba de pêlos na área do pescoço. A pelagem serve de proteção em condições de tempo extremas. As cores são várias: preto, cinza, prata, castanho e vermelho — normalmente preto ou cinza escuro sólido, mas às vezes marcas castanhas e vermelhas são presentes.

Ambiente Ideal para o Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
Affenpinschers ficam bem em qualquer ambiente. Eles não precisam de um jardim, e podem perfeitamente viver em apartamentos desde que façam suas caminhadas na coleira diariamente. Eles são ativos dentro de casa e brincalhões, e adoram brincar do lado de fora e cavar, apesar que climas quentes podem comprometer sua pelagem e dificultar a sua respiração — eles são sensíveis a climas extremos, como toda raça braquicefálica.

Temperamento & Personalidade do Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
O temperamento de qualquer cão é afetado por inúmeros fatores, incluindo hereditariedade, treinamento, e socialização. Como todo cão, o Affenpinscher precisa de socialização desde filhote — o exponha à diferentes pessoas, locais, sons, cenas e experiências. A socialização ajuda a garantir que o seu Affen cresça saudável tornando-se um cão bastante sociável.

O Affenpinscher possui uma personalidade similar a maioria dos terriers, mas é uma raça equilibrada e forte — uma combinação de charme e determinação, com uma boa dose de coragem e ousadia. Eles são capazes de ter destreza e agilidade incríveis. Affenpinschers são curiosos, muito inteligentes e travessos.

O Affen é um cachorro afetuoso e altamente devotado que ama todo mundo da família sem reservas. Uma simples e rápida ida até a caixa de correio lá fora já é uma grande ocasião para celebrar o seu retorno na cabeça do Affen. Ele está sempre pronto para uma aventura, seja uma viagem ao Alasca, uma caminhada ao redor do bairro ou correr atrás de um graveto no parque. Se você ainda tiver um estilo de vida ainda mais calmo, tudo bem para o Affen. Desde que ele esteja na sua companhia, ele estará feliz e ainda se adaptará a qualquer nível de atividade.

Ele também é divertido e capaz de entreter a todos. O Affen é brincalhão e adepto a usar suas patas para manipular brinquedos, andar sobre as patas traseiras e cantar em coro se tiver outros amigos Affens para cantar junto. Uma caminhada com ele é uma excelente oportunidade para vocês compartilharem qualquer descoberta interessante pelo caminho. O seu tamanho também é perfeito para viagens.

Em casa ou em público, ele é um protetor destemido, sempre alerta, porém completamente alheio ao seu tamanho. Ele sempre irá alertá-lo sobre a presença de um estranho ou qualquer outro perigo, mas não tem a tendência de latir demais. No entanto, ele pode ser um tanto territorial com relação a outros cachorros e podem se meter em encrencas com os maiores, por isso é importante protegê-lo dele mesmo. Ele se excita rapidamente e demora para acalmar quando se vê diante de algo que o ameace. Ele pode se dar bem com gatos e outros animais de estimação, especialmente se forem criados juntos desde filhotes. No entanto, muitos Affens possuem um forte instinto de caça e podem perseguir gatos desconhecidos. A coragem de um Affen se estende também à sua falta de cuidado com relação a sua própria segurança. Ele é capaz de pular de camas altas no chão e escalar cercas para sentar-se em cima e apreciar melhor a vista. Forneça alguns degraus para que ele consiga subir e descer da mobília com segurança.

O Affen pode até amar a sua família, mas ele também pode ser muito teimoso para conseguir o que deseja à sua maneira. Eles são defensivos e territoriais quanto às suas coisas, comida, brinquedo e território, por isso a sua convivência com criança pequena não é lá tanto recomendável.

Por ser muito inteligente, a sua maneira de processar o pensamento pode te surpreender. Estas características significam que o Affen é desafiador mas gratificante ao ser treinado. Seja firme, consistente e paciente com ele, e o seu treinamento será um sucesso. Não esqueça de fornecer variedade também, para que ele não fique entediado.

Sem uma liderança adequada em que as regras e limites estejam bem claros, Affens podem rapidamente de tornarem autoritários, simplesmente porque a maior parte das pessoas que possuem cachorros de porte pequeno costumam tratá-los de forma inadequada, sem que haja uma liderança firme e clara, causando assim alguns comportamentos negativos no cachorro. Até as crianças devem aprender a lidar com o cachorro e serem seus líderes.

Qualquer cachorro que apresente comportamentos como rosnar, surtar ou morder, está demonstrando que falta liderança. Estes problemas costumam surgir quando a pessoa não consegue distinguir um comportamento natural canino e confunde com emoções humanas, acabando com um cão que pensa que é o dono da casa. Mesmo sendo uma raça de porte pequeno, a pessoa PRECISA entender e seguir à risca o conceito de como manter um cachorro na linha em casa. Estes problemas podem ser corrigidos logo que os humanos passarem a ter controle sobre o cachorro.

Affenpinschers equilibrados que possuem donos que não permitem que eles desenvolvam Síndrome do Cachorro Pequeno, comportamentos induzidos por humanos em que o cão acredita ser o líder deles, não irão apresentar estes comportamentos negativos. Affenpinscher que possuem líderes firmes, confiantes e consistentes e que recebem estímulos mentais e físicos suficientes serão sempre excelentes companhias para a família.

O Affenpinscher perfeito não nasce perfeito, ele é produto da sua hereditariedade e criação. Seja lá o que você deseja dele, procure por um que tenha tido pais com boa personalidade e que tenham sido socializados desde filhotes. Qualquer cão pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, cavações e outros comportamentos inadequados se estiver entediado, destreinado ou não supervisionado.

Compre um filhote que tenha sido criado em casa e tenha certeza de que ele foi exposto a diferentes locais e sons, assim como pessoas antes de ir para outro lar. Continue socializando-o sempre levando a casa de amigos e vizinhos, assim como a passeios públicos. Antes de comprar um filhote, procure saber como escolher o filhote ideal e não deixe de conversar com o seu criador, descreva exatamente o que você procura em um cãozinho, e peça ajuda para escolher um filhote. Os criadores costumam conviver com filhotes todos os dias e podem dar excelentes recomendações uma vez que saibam um pouco sobre o seus estilo de vida e personalidade.

Os filhotes que possuem bons temperamentos costumam ser curiosos e brincalhões, costumam se aproximar das pessoas e gostam de ser carregados por elas. Escolha sempre o filhote que seja um meio-termo, não aquele que estiver mordendo ou judiando dos outros filhotes, nem aquele que estiver timidamente acuado em um cantinho. Tente sempre conhecer um de seus pais — normalmente é a mãe que fica disponível — para garantir que que ele tenha um temperamento que te faça sentir-se confortável com ele. Conhecer irmãos ou outros parentes também ajuda a avaliar como o filhote será na idade adulta.

Cuidados e Manutenção do Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
Comece a acostumar o seu Affenpinscher à ser escovado e examinado desde filhote. Mecha em suas patas com frequência — os cães costumam ser sensíveis com relação às suas patas — e olhe dentro de sua boca e orelhas. Torne essa manutenção uma experiência positiva cheia de elogios e recompensas, e assim você irá construir a base para exames veterinários e idas ao petshop mais fáceis de se lidar. Uma introdução cedo mostra para o independente Affen que manutenção é um hábito normal da sua vida, e o ensina a aceitar com paciência todo o processo.

Ao checá-lo, procure por machucados, arranhões, feridas ou sinais de infecção como vermelhidão, inchaço, ou inflamação na pele, nas orelhas, nariz, boca, olhos e patas. Este rápido exame pode levar a diagnósticos mais cedo e evitar maiores problemas de saúde. Escove os seus dentes 2 ou 3 vezes na semana para remover tártaro e bactéria que proliferam dentro da boca, pois como toda raça pequena, Affens tem problemas com doenças periodontais – diariamente é ainda melhor para prevenir gengivite e mau hálito e ainda evitar o caimento precoce dos dentes.

Corte suas unhas uma ou duas vezes ao mês se não forem gastas naturalmente para evitar lágrimas dolorosas e outros problemas. Se você pode ouvir suas unhas batendo no chão, elas estão longas demais. Unhas caninas possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento — e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Cheque também suas orelhas uma vez por semana por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

O Affen possui uma pelagem desgrenhada que pode ser áspera ou macia, mas estas palavras podem ser um tanto enganosas. Um Affen de pelagem macia possui penugens nas patas e juba no pescoço. Os cães com pelagem mais áspera possuem pêlos com uma textura levemente mais macia e mais penugens. Alguns Affens possuem pelagens intermediárias, mas seja qual for o tipo, o típico Affen vai sempre parecer limpo, mas um pouco descabelado. Ele sempre terá folhas ou pedaços de gravetos emaranhados nos pêlos toda vez que brincar no jardim, por isso ele precisa de uma certa manutenção para manter a sua boa aparência.

Arrancar os pêlos mortos faz parte do pacote quando se tem um Affen em casa. O Clube de raça americano de Affenpinschers possui um guia ilustrado de como manter suas pelagem da forma correta. Nunca corte seus pêlos curtos, pois arruinará a sua textura por anos. Deve-se escová-lo e penteá-lo semanalmente, de preferência de 2 a 3 vezes por semana. Use seus dedos para desfazer nós ou emaranhado. Um condicionador em spray pode ajudar. Ocasionalmente eles terão pêlos que crescem no canto dos olhos e que podem causar irritação, remova-os imediatamente. Affenpinschers não costumam soltar muito pelo, mas alguns podem acumular ao redor da casa.

Saúde do Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
Na maioria das vezes, Affenpinscher são todos saudáveis, mas como toda raça canina, alguns são mais suscetíveis à certas condições de saúde. Algumas doenças são mais comuns em algumas raças que em outras e nem todos eles terão uma ou todas estas doenças, mas é importante saber sobre elas ao considerar esta raça.

O Affen é uma raça bastante saudável, mas alguns cachorros podem desenvolver problemas ortopédicos como luxação patelar, uma condição nos joelhos muito comum em cães pequeninos, causada quando a patela, constituída de 3 partes — o fêmur (osso da coxa), patela (rótula do joelho), e tíbia (batata da perna) — não está alinhada adequadamente.

Como toda raça braquicefálica, Affenpinschers podem vir à sofrer de problemas respiratórios em climas quentes e descargas oculares. Alguns ficam ainda mais suscetíveis a fraturas. Affens também são mais suscetíveis a desenvolver problemas de pele que podem levar a perda dos pêlos nos flancos, além de Doença de Legg-Perthes muito comum em raças pequenas e muitas vezes até confundida com displasia de quadril, em que deforma a articulação do quadril e que pode causar artrite. A displasia de quadril também pode estar presente, uma condição hereditária que afeta os ossos do quadril.

Murmúrios cardíacos também podem ser um problema causado por um defeito na corrente sanguínea através das aortas do coração. Nem todas estas condições são detectadas em um filhote, e é impossível prever se o animal estará livre destas doenças, por isso é necessário encontrar um criador sério que esteja comprometido a criar os animais mais saudáveis possíveis.

Todos os cães possuem o potencial para desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas possuem potencial para herdar doenças. É sempre uma boa ideia perguntar a criadores quais os problemas que possam existir em suas linhagens. Um criador honesto sempre estará a disposição para discutir a saúde de seus cachorros, seja boa ou má.

Criadores cuidadosos costumam investigar e testar seus cães para evitar doenças genéticas e reproduzir apenas as espécies mais saudáveis e de melhor aparência, mas às vezes a Mãe Natureza possui outros planos. Um filhote pode desenvolver uma destas doenças mesmo em reproduções cuidadosas. Avanços na medicina veterinária hoje garantem que na maioria das vezes os cães podem ter uma qualidade de vida. Se estiver pensando em comprar um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em sua linhagem e as causas mais comuns de morte.

Lembre-se que depois de levar um filhote para casa, você tem a responsabilidade de protegê-lo de um dos problemas caninos mais comuns: a obesidade canina, inclusive uma das tendências da raça. Manter o seu Affenpinscher em um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de manter a saúde do seu cachorro e a vida dele saudável para a vida inteira. Em geral, qualquer cachorro pode estender a sua longevidade canina desde que se tomem os devidos cuidados com a sua saúde. O Affenpinscher costuma viver cerca de 10 a 12 anos, e ter muitos filhotes por cria, cerca de 3 a 8, sendo 5 o padrão.

Atividade & Exercícios do Affenpinscher

cao-affenpinscher-atividade
Affenpinscher preto correndo pelo gramado. (Créditos/Copyright: “Por f8grapher/Shutterstock”)

O Affenpinscher é ativo e energético, mas suas necessidades físicas podem ser facilmente supridas com sessões de brincadeiras dentro de casa e pequenas caminhadas, diariamente. Eles também adoram quando tem oportunidades de correr livremente sem coleira. Eles tendem a escalar e latir, portanto supervisão é necessária quando estiver ao ar livre.

Enquanto caminha, ele deve sempre se manter ao lado ou atrás da pessoa que segura a guia, para que ele saiba quem é o líder. As brincadeiras podem até suprir suas necessidades físicas, no entanto, como em toda raça, apenas brincar não irá suprir seu instinto primário de caminhar. Cães que não fazem suas caminhadas diariamente são mais suscetíveis a apresentar problemas de comportamento.

O importante é dar os estímulos certos e mais adequados à raça do seu cachorro. Para entender melhor o que pode ou não pode ser feito em termos de exercícios e estímulos, é preciso saber como estimular a mente do seu cão, e ter sempre em mente quais são os cuidados básicos na hora de exercitar o seu cachorro. Existem diversos motivos para exercitar e estimular o seu cão, mas o mais importante deve ser a saúde física e mental dele, sem falar que um cachorro saudável pode viver por muito mais tempo ao seu lado.

Treinamento do Affenpinscher

(Créditos/Copyright: “/Shutterstock”)
O treinamento para o Affenpinscher deve ser consistente e firme, pois como são teimosos, podem apresentar uma atitude autoritária. Ele aprende aos comandos rapidamente, mas não gostam de repetição — costumam se dar melhor com tarefas variadas para não ficarem entediados e se manterem interessados. Podem custar a serem treinados para fazer suas necessidades em locais apropriados ou fora de casa. Paciência é a chave do sucesso.

Quando o treinamento é divertido, ou seja, mistura técnicas de adestramento com diversão, o resultado é sempre muito mais positivo. Algumas dicas de como se divertir exercitando o seu cachorro poderão ajudar você a treiná-lo brincando. É importante conhecer o seu cão e entender quais são as atividades preferidas do cachorro.

O treinamento da caixa é algo também fortemente recomendado para o Affenpinscher. Não só ajuda no treinamento dentro de casa, mas também serve como um espaço para se acalmar e relaxar, além de evitar que ele saia mastigando tudo por ai enquanto você estiver fora. A caixa é apenas uma ferramenta, não uma jaula, por isso não mantenha-o preso ali por longos períodos. O melhor lugar para o seu Affen é sempre com você.

Ensinar o seu cachorro a deitar, sentar e ficar no lugar é vital para o treinamento de um filhote, procure se informar sobre como adestrar o seu cachorro, é muito comum cometer erros durante o processo de treinamento.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Affenpinscher”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *