Pinschers Schnauzers Molossóides e Montanheses


Os cães do Grupo Cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossoides e Cães da Montanha suíços é uma designação de grupo de raças apenas usada pela FCI – Fédération Cynologique Internationale para um grupo de raças em que constam todos os Pinschers, Schnauzers, raças Molossóides e raças de cães Montanheses, incluindo os suíços. Este grupo ainda é subdividido em três subgrupos ou seções, são elas:

Seção 1 : Pinschers e Schnauzers
Pinscher é o tipo de cachorro que foi desenvolvido originalmente para serem caçadores de ratos em fazendas, para lutar ou guardar propriedades, embora hoje são apenas animais de estimação.

Schnauzer é uma raça originária da Alemanha nos séculos XV e XVI. Seu nome vem do termo em alemão para “focinho” que significa em linguagem popular “bigode”, devido a sua barbicha característica da raça. Embora Schnauzers sejam considerados cães do tipo terrier, eles não possuem o temperamento típico dos terriers. Existem 3 tipos: o Gigante, o Padrão e o Miniatura.

Seção 2 : Molossóides
Molossóide é uma categoria de raça canina de cães de grande porte e construção sólida dos quais descendem de um mesmo ancestral. O nome deriva da Molóssia, uma área antiga de Épiru, onde um grande cão pastor era conhecido como Molosso. Molossóides tipicamente possuem ossatura pesada, orelhas pendentes, pescoço relativamente curtos e musculosos, e focinho curto. Molossóides ainda podem ser vistos na Grécia e na Albânia cuidando de locias arqueológicos. Embora alguns tipos ainda são usados como cães de buscas e salvamentos, como o Terra-Nova e o São Bernardo, alguns são usados também como cães de guarda, pastores para proteção contra predadores até como cães de caça clandestina. Algumas raças como o Grande Cão Montanhês Suíço tem sido usadas como cães de trenó.

Seção 3 : Cães Montanheses Suíços
Os Cães Sennenhund ou Montanheses Suíços são um tipo de cão originário dos Alpes Suíços. Estes cães são do tipo fazendeiros descendentes do tipo molossóide. Há 4 raças, todas apresentando variações de pelagem tricolores. Enquanto as duas maiores compartilham uma construção pesada e um temperamento calmo, as duas outras menores são mais ágeis. As raças variam de tamanho médio a muito grande. O nome Sennenhund refere-se às pessoas chamadas Senn ou Senner, pastores dos Alpes e leiteiros, e não é traduzido por “montanha” ou “gado”.