Pastores e Boieiros


Um cão pastor, também conhecido por cão boieiro ou cão trabalhador, é um tipo de cão pastoril que foi treinado para cumprir funções de pastoreio ou pertence à cruzamentos de raças desenvolvidas para tal função específica. Ou seja, são cães que foram inicialmente criados para controlar grandes rebanhos de ovelhas ou gado, por exemplo. Sua habilidade para agir ao som de um apito ou palavra de comando é conhecida mundialmente, podendo ainda manter tal habilidade, mesmo nunca tendo trabalhado como tal.

Energéticos, inteligentes e sérios, são os maiores defensores do círculo familiar, e nada é mais prazeroso para eles que poder ter todos membros da família reunidos em um único lugar para que eles possam proteger toda a família. Este tipo de raça é muito escolhida também como animal doméstico, pois é uma raça muito protetora e fiel ao seus donos e à sua propriedade e por isso, acabam se tornando também excelentes cães de guarda. Mas é preciso ter em mente que embora sejam excelentes cães familiares, são ainda melhores ao executar uma tarefa ou trabalho, pois foram desenvolvidos para serem trabalhadores em sua natureza, e assim precisam se manter ativos.

Podem também manter seus instintos e desenvolver a tendência de de beliscar (dando mordidinhas) os calcanhares das pessoas e ficar esbarrando nas pessoas, em um esforço de manter o rebanho junto. Com um treinamento firme e consistente, podem aprender a se comportarem de forma mais apropriada. Seu nível de inteligência, agilidade e atividade fazem com sejam também muito bons cães para a prática de esportes.

Cães pastores e boieiros vs. Cães trabalhadores

Os cães trabalhadores é o nome de um grupo de raças de cães, usadas por canis para classificar uma coleção definida de raças caninas. Embora este grupo não faça parte da classificação dada pela FCI, a maior parte dos canis americanos e ingleses incluem um Grupo Trabalhador, mesmo que muitos outros canis possam não incluir as mesmas raças no mesmo grupo ou até incluir algumas delas em grupos diferentes, como os pastores e boieiros, basta servir esta função.

O grupo trabalhador não define um tipo de cão em particular, pois não é uma classificação científica, e não é um termo usado pela AKC, que costuma definir seus grupos por tipo de grupo e histórico de raças. Os diversos cães representados neste grupo foram criados para realizar uma enorme variedade de tarefas desde guardar e proteger pessoas, propriedades e gado à puxar carroças, carrinhos e trenós. No geral, são fortes, inteligentes e corajosos e podem ser amáveis e divertidos, ou bem sérios.

Há tantos tipos de trabalho para cachorros como há tipos de cães. Cães de colo podem funcionar como cães de terapia, cães de caça podem servir para tocar o gado, e cães de guarda podem funcionar como defensores de pessoas ou propriedades. Mas, a maioria dos cachorros são criados para servirem de animais domésticos ao invés de para algum trabalho específico, com exceção dos cães guia, treinados para servirem seus donos com deficiências, como por exemplo os cães guia de cegos, ou os cães treinados pela polícia. Alguns cães trabalhadores possuem pelos macios, de fácil manutenção, e muitos deles são nórdicos ou raças de montanhas com bastante pelo rígido e denso. A maioria é considerada de personalidade moderada à extremamente ativa.