Levantadores e Caça


Os Cães de Caça é a raça mais antiga criada para caçar, sendo que existem dois tipos: aqueles que caçam através da visão, e aqueles que caçam através do faro. Um cão de caça refere-se à um animal capaz de caçar com ou para alguém. Há diversas raças de cães de caça desenvolvidas para inúmeras tarefas diferentes, que são divididas em sub-categorias que incluem os hounds, terriers, dachshunds, curs e apontadores ou gun dogs (tipos de cães treinados para ajudar em caçadas ao som de tiros em jogos de apontar e trazer de volta). E dentre estas sub-categorias podem haver outras divisões baseadas em conjuntos de habilidades específicas, como no caso dos apontadores: retrievers, cães d’água e setters.

As raças que costumam caçar usando mais a visão são mais finas e velozes, como as Maseratis do mundo canino, enquanto aqueles que caçam mais por farejar suas presas são mais comparáveis aos veículos mais duros e confiáveis como os off-roads. Ambos foram criados há séculos para trabalhar de forma independente, possuindo suas próprias mentes e não sendo do tipo que respondem a comandos sem hesitar.

Os cães de caça podem ser treinados, mas desejam entender o porquê de estarem sendo obrigados a fazer algo. Se acreditarem, por alguma razão não ser uma boa ideia, podem muito bem ignorar a ordem e fazer o que bem quiserem. Todos os cães de caça necessitam de um jardim seguro e caminhadas na coleira, ao invés de viverem soltos por aí. As raças que usam sua visão podem sair em disparada atrás de qualquer coisa que se mova, e os farejadores podem se aventurar por aí seguindo cheiros que julgarem interessantes.