Sabe quando dizem que aparências enganam? Ou que nunca deve-se julgar um livro pela capa? Alguns animais de aparência mais assustadora, como aranhas, morcegos e cobras de jardim, são realmente inofensivos, enquanto outros animais fofos, comumente vistos como amigáveis ​​e adoráveis ​​são na verdade criaturas perigosas.

Conheça 10 animais fofos extremamente perigosos.

Animais fofos e perigosos – ‘Slow Loris’

Impossível não começar uma lista de animais fofos e perigosos sem pensar nessa pequena criatura.  Esse animalzinho é simplesmente irresistível. É minúsculo, fofo e tem olhos doces de um ursinho de pelúcia. Trata-se de um gênero de primata da família Lorisidae, pertencente a infraordem lêmure. É o único gênero de primatas venenosos.

Esse bichinho minúsculo secreta toxinas na saliva e das glândulas na parte interna das patas dianteiras. Sua mordida pode ser letal.

Animais fofos e perigosos – Baiacu

Parece um peixe inocente e divertido. Sua característica principal é o inchaço repentino que o faz parecer um balão inflado. Embora o baiacu possa ter tido uma participação especial em ‘Procurando Nemo’, a espécie marinha é realmente bastante perigosa.

Todos os anos, cerca de cinco pessoas morrem – e muitas outras são internadas – por causa do veneno de um dos peixes mais controversos da culinária mundial: o baiacu. As mortes acontecem porque o peixe (considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo) pode liberar Tetrodotoxina (uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal que o cianeto).

A substância é produzida por bactérias que ficam alojadas nos peixes. E elas podem ser espalhadas por todo o corpo do animal – desde as escamas até o fígado. O veneno encontrado em um deles pode ser o suficiente para matar 30 pessoas.

Animais fofos e perigosos – Hipopótamos

Os hipopotamos são animais fofos e perigosos

Os hipopotamos são animais fofos e perigosos

Sem dúvida, hipopótamos são animais fofos, de aspecto divertido e desengonçado. Muitos acham que devido ao seu peso, o hipopótamo deveria ser lento. No entanto, não é o caso desse animal. Essas criaturas podem correr mais rápido que os humanos e atacam facilmente. Segundo a BBC, hipopotamos são responsáveis ​​por quase 500 mortes humanas na África por ano.

Animais fofos e perigosos – Urso Polar

Um urso polar é um dos animais fofos e perigosos

Um urso polar é um dos animais fofos e perigosos

Ursinhos de pelúcia são tão adquiridos justamente pela fofura e expressão doce. Não é à toa que uma das maiores marcas de refrigerantes do mundo usa a imagem desse lindo urso para divulgar seu principal produto. No entanto, esse animal parece não ter um amor tão recíproco.

Ursos polares podem, de fato, ser extremamente perigosos. Estão entre os animais que perseguem em comem humanos. Há registros de 73 acidentes ocorridos nos últimos 130 anos.

Animais fofos e perigosos – Golfinhos

Golfinhos são animais fofos e perigosos

Golfinhos são animais fofos e perigosos

Golfinhos são animais marinhos maravilhosos, reconhecidos pela simpatia e malabarismos. No entanto, esses animais costumam matar seus próprios filhotes e enfrentam tubarões.

Animais fofos e perigosos – Tamanduá

Talvez o tamanduá não esteja na lista dos animais mais fofos do mundo, mas com certeza está na lista dos mais perigosos. As garras do tamanduá são incríveis. Possuem cerca de dez centímetros de comprimento, tornando-os capazes de afastar animais como pumas e onças.

O tamanduá pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Animais fofos e perigosos – Sapo venenoso

O sapo venenoso, conhecido como ‘poison dart frog’, é considerado um dos animais mais venenosos da terra. De acordo com a National Geographic, a criatura colorida possui veneno suficiente para matar 20.000 ratos. Um tipo de toxicidade bastante impressionante.

Algumas tribos indígenas da América do Sul utilizam estas toxinas, colocando na ponta das setas utilizadas em caçadas, daí o nome em inglês ‘poison dart frogs’.

Algumas das espécies adquirem a capacidade de produção de toxinas em parte devido a fatores alimentares, devido à ingestão de formigas. Estas formigas, por sua vez, alimentam-se de espécies de plantas com propriedade tóxicas.

Animais fofos e perigosos – Polvo de anéis azuis

O polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa) é uma espécie de polvo conhecida pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui. O polvo de anéis azuis vive na costa da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm.

O seu veneno é uma mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina, capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens.

Animais fofos e perigosos – Foca leopardo

Focas são definitivamente animais fofos. Principalmente seus filhotes. No entanto, a foca leopardo esconde muita valentia atrás de sua expressão doce. Trata-se da terceira maior foca do mundo, com 3 metros de comprimento.

A foca-leopardo (Hydrurga leptonyx) é uma foca que habita os mares em torno da Antártida. Também conhecida como leopardo-do-mar, é a segunda maior espécie de foca na Antártida (após o elefante-marinho-do-sul) mas também pode ser encontrada nas costas do sul da Austrália, Tasmânia, África do Sul, Nova Zelândia, Ilha Lord Howe, Terra do Fogo, Ilhas Cook e costa atlântica da América do Sul.

Quando caça pinguins ou outras aves marinhas, a foca-leopardo patrulha as águas perto das bordas dos icebergs, quase completamente submergida, esperando que as aves entrem no oceano. Eles, enfim, matam as aves marinhas agarrando-as pelas barbatanas e patas e chacoalhando seus corpos contra o gelo repetidas vezes, até que estejam mortas e estraçalhadas.

Em 2003, uma foca-leopardo apanhou uma bióloga mergulhadora e matou-a. Mesmo que alguns ataques de focas-leopardo já tenham sido anteriormente documentados, este foi o primeiro que resultou em morte.

Animais fofos e perigosos – Urso Panda

O urso panda é um dos animais fofos e perigosos mais populares.

O urso panda é um dos animais fofos e perigosos mais populares.

Enfim, o representante perfeito dos animais fofos. O Urso Panda!

Apesar de vermos vídeos de tratadores brincando com ursos pandas com frequência, é importante saber que na verdade, quando nervosos, esses animais podem ser extremamente perigosos.

Primeiramente, Pandas são animais herbívoros e se alimentam quase exclusivamente com bambus. Por isso, precisam ter muita força na mordida para conseguir quebrar as hastes dessas plantas. No entanto, mesmo não desejando carne como fonte de alimentação, eles podem atacar os seres humanos e, quando o fazem, podem provocar ferimentos muito graves e até mesmo a morte.