A maioria dos tutores concordam que o comedouro para cachorro e gatos é essencial para a saúde e bem estar do animal. Mas tem um tipo de comedouro em especial que vem conquistando cada vez mais espaço na vida de quem tem animal de estimação em casa, justamente por facilitar ainda mais a rotina das refeições: o alimentador automático.

Esse modelo de comedouro não só promove a saúde e o bem estar do pet, mas é ideal para quem fica longos períodos fora de casa, principalmente nos horários de refeição. Eles foram especialmente desenvolvidos para fornecer o alimento de forma automática, sem precisar de reposição diária e sem deixar faltar comida para o animal.

Assim, eles trazem uma maior comodidade, higiene e segurança na hora das refeições. Além disso, por ser mais robusto e ter um design especial, o animal não consegue carregá-lo pela casa, nem esparramar a comida pelo chão.

Mas é preciso levar em conta o porte e peso do animal, para definir a quantidade de ração que será necessária comportar, e escolher o alimentador automático ideal.

Existem uma enorme variedade de modelos no mercado, de diferentes tipos, tamanhos e funcionalidades, até alguns mais modernos com display digital e gravador de mensagem ou que podem ser controlados por aplicativo, que permitem monitorar as atividades do animal pela casa por meio de uma câmera acoplada ao alimentador.

Por isso, para tirar suas dúvidas e facilitar a sua escolha, preparamos um guia completo de compras e algumas análises dos principais modelos de alimentadores automáticos atualmente disponíveis no mercado.

Confira abaixo!

Alimentador Automático Digital Perfect Pet – Hashtag Descubra

Este modelo de alimentador automático é indicado para cães e gatos de pequeno e médio porte. Ele tem capacidade de 5 litros e permite programar até três refeições diárias, de aproximadamente ¼ a 3 xícaras de ração, inclusive em horários agendados.

O reservatório é fácil de limpar e ainda tem o diferencial de poder gravar a voz do dono para chamar o animal na das refeições. Ele é alimentado por 3 pilhas tipo D, não inclusas para não precisar ser ligado na tomada, caso falte energia e você não esteja em casa.

alimentador Automatico hashtag Descubra

 

Comedouro Automático para cães e gatos Inteligência – Magma

O comedouro para cachorro e gatos da Magma, além de automático também é interativo, pois possui uma alavanca lateral que libera mais comida na bandeja, obrigando o animal a interagir se quiser comer, além de estimular a coordenação motora e a lógica. Ele consegue armazenar 1,8 kg de ração (3,8 litros), através de um galão removível com tampa para manter o frescor da ração. A base do comedouro é antiderrapante para evitar que ele se mova com os movimentos do animal.

alimentador-automatico-inteligencia

Alimentador Automático Inteligente – PetNeo

Nesse modelo de alimentador automático da PetNeo, as funções vãomuito além das refeições, pois é praticamente uma babá eletrônica para o animal. Seu grande diferencial é possuir uma câmera frontal e saída de áudio, para monitorar o animal por meio de um aplicativo instalado no smartphone do tutor.

Você pode até gravar a sua voz para chamá-lo para as refeições. Ele tem capacidade para até 6 kg de ração em até 6 dosagens diárias programadas pelo celular, podendo ser ligado na tomada ou usar 3 pilhas D em casos de queda de energia.

alimentador automatico inteligente

Comedouro/Bebedouro Automático – Luxurious

Esse é um produto que serve de comedouro e/ou bebedouro e comporta até 3.75L. Ele é indicado para cães e gatos, é super prático e fácil de usar. Todas as peças são facilmente desmontáveis e laváveis, para uma melhor higienização. O que diferencia o comedouro do bebedouro é a abertura na base do recipiente e o desenho de “gota” para indicar líquido e o desenho de “osso” para indicar ração.

Para usar, basta colocar o alimento ou a água no recipiente e depois rosquear a sua base, como se fosse uma tampa, encaixando para baixo e depois girando para travar. Em seguida, é só virar de ponta cabeça e pronto.

alimentador-automatico-luxurious

 

Alimentador Eletrônico Eatwell Lite – Petsafe

O alimentador eletrônico Eatwell Lite da Petsafe, é um modelo que possui 2 compartimentos para comida, que permitem ser programados para duas refeições com até 48h de antecedência, podendo serem ambas durante um mesmo dia, ou uma refeição em dois dias subsequentes.

Basta colocar ração antes de sair de casa e o alimentador fornecerá a comida conforme programado. Ele opera por meio de pilhas para garantir que o animal não fique sem alimento caso acabe a energia.

Sua operação é rápida e fácil, bastando apenas encher os compartimentos com a ração e definir um tempo de abertura para cada um deles, ao girar o temporizador.

alimentador-automatico-eatwell

Alimentador Automático PlayPet – PB Distribuidora

Esse é outro alimentador automático operado por aplicativo (iOS e Android). Com ele, é possível alimentar o seu animal de estimação de onde você estiver, apenas com o seu smartphone.

Você pode agendar os horários ou alimentá-los em tempo real, através de uma conexão WiFi da sua casa. Para usar, basta baixar o aplicativo na Google Play ou App Store, criar uma conta e cadastrar o seu comedouro em 2 passos simples. É possível também compartilhar o comedouro com outras pessoas para ajudar na tarefa.

Além disso, ele também possui acionamento manual por meio de um botão, para liberar a ração sem o aplicativo (porções de 5g de ração), e display que mostra todos os acionamentos. É indicado para alimentos secos e de grãos pequenos, possui trava de segurança no compartimento de ração e tampa transparente para melhor visualização.

aimentador-automatico-playpet

O que é e quais os tipos de alimentador automático?

gato dentro de um cesto

O alimentador automático fornece mais praticidade ao tutor.

Um alimentador automático é uma espécie de comedouro que vem com um recipiente tipo bandeja acoplado a um galão ou outro recipiente que acondiciona a ração e vai liberando as porções aos poucos, conforme programado ou conforme o animal vai comendo.

Dessa forma, o animal tem sempre comida disponível ou em horários de refeições, sem que você precise estar por perto para fornecer a comida diariamente.

Há três tipos de alimentadores automáticos disponíveis hoje no mercado: o alimentador automático comum (controlado pelo próprio animal à medida que ele consome a ração), o alimentador automático digital ou eletrônico e o alimentador automático controlado por aplicativo.

Veja abaixo as principais características de cada um deles:

Comum:

Esse é um modelo facilmente encontrado no mercado e de preço mais acessível, embora tenha muita variação. Geralmente, ele é feito em materiais duráveis e fáceis de serem higienizados, como acrílico, plástico ou polipropileno.

Na maioria das opções disponíveis, a ração fica armazenada em um galão transparente, sendo liberada para uma vasilha acoplada à base, na medida que o animal vai se alimentando.

Alguns modelos ainda podem estimular o animal a interagir com o alimentador, de modo a permitir que ele controle a quantidade de comida que será liberada com uma alavanca ou roda, funcionando também como um brinquedo.

Digital e/ou eletrônico:

Já esse modelo de alimentador é uma opção mais moderna que permite programar a quantidade exata de ração, os horários e a frequência das refeições. Há modelos até mais caros que oferecem outras funções, como relógio e gravador de voz para mensagens para chamar o animal para comer.

Controlado por aplicativo:

Como o próprio nome já indica, esse alimentador permite o controle pelo aplicativo baixado no smartphone do tutor. O aplicativo pode oferecer muitas outras comodidades também, como câmera para monitoramento das atividades do animal e controle da frequência e a quantidade de cada refeição.

Vantagens e desvantagens de um alimentador automático

Providenciar um comedouro para o seu animal de estimação é essencial para a saúde e bem estar dele, disso ninguém vai discordar. Enquanto eles podem ser modelos simples, como uma tigela, outros podem ser mais funcionais, de acordo coma s suas necessidades.

É o caso dos alimentadores automáticos que são ideais para quem passa longos períodos fora de casa, costuma viajar ou simplesmente quer facilitar a rotina para não ter que ficar presa a horários ou evitar de esquecer de alimentar o animal.

Na verdade, essa é a maior vantagem que eles podem trazer, não precisar ficar colocando a comida no comedouro várias vezes ao dia. Alguns modelos também podem trazer funções extras, como câmera de monitoramento, gravador de voz, etc.

Confira a tabela abaixo com as principais vantagens e desvantagens do alimentador automático para voc6e saber se vale a pena investir em um:

VantagensDesvantagens
Liberam a ração gradualmente, evitando a obesidadePodem ser mais difíceis de limpar
Mantém o alimento fresco e livre de impurezas ou insetosCustam mais caro
Ideais para quem não fica em casaPodem ocupar mais espaço
Podem comportar mais alimentoModelos digitais exigem pilhas ou energia elétrica
Alimentadores modernos oferecem várias funções cômodasOs modernos podem ser difíceis de operar
Mais adequado aos animais com necessidades especiaisModelos elétricos não podem molhar

Onde posicionar e como higienizar o alimentador automático?

cachorro esperando por ração no seu alimentador automático

Alguns modelos de alimentadores automáticos podem ser colocados na área externa.

Alguns alimentadores, mesmo sendo automáticos, do tipo que são controlados pelo próprio animal à medida que vão se alimentando, podem ficar em áreas externas, desde que cobertas e que não possuam componentes elétricos no produto.

Mas se ele for um modelo automático digital ou controlado por aplicativo, é melhor colocá-lo dentro de casa, para não danificar. Outra dica é colocar o alimentador longe do local onde o animal faz as suas necessidades para evitar a contaminação do alimento.

Quanto à higienização, alimentador automático também requer maiores cuidados de limpeza, para não acumular sujeira ou resíduos de alimento, pelos e saliva do animal.

A maioria dos modelos permite desmontar as peças ou retirar apenas a vasilha que vai a ração, podendo ser lavada com água e sabão neutro, deixando escorrer bem a água e secar para não provocar a proliferação de fungos. Já os componentes eletrônicos devem ser limpos apenas com um pano umedecido.

Como escolher os melhores modelos de alimentador automático

golden retriever feliz pelo seu alimentador automático

Para escolher o melhor alimentador automático é preciso estar atento à algumas características.

O mercado pet no Brasil é um dos que mais cresce todos os anos, e as novidades não param de aparecer. Os alimentadores automáticos são um exemplo e trazem opções bem variadas.

A grande vantagem é não precisar repor a comida no comedouro diariamente ou várias vezes no dia, facilitando a vida de quem não está em casa em todos os momentos.

Mas investir em um modelo de alimentador automático adequado às necessidades do tutor e no animal pode fazer toda a diferença na rotina, até porque eles são bem higiênicos, não espalham a comida por todos os lado e não podem ser carregados pela casa pelo animal.

Mas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha é preciso estar atento a alguns critérios na hora de escolher, veja abaixo:

Modelo

O modelo do alimentador automático é fundamental na decisão, pois é ele quem vai determinar se o produto estará adequado às necessidades do animal e do tutor. Tudo vai depender de como você quer que ele funcione, se deseja que ele seja controlado pelo próprio animal, se deve ser programável ou até monitorados por aplicativos.

Tamanho

Se você for comparar o alimentador automático aos comedouros para cachorro e gato comuns, que estamos mais acostumados, eles são maiores. Isso por conta dos reservatórios acoplados para armazenar a ração.

O tamanho do compartimento pode variar, assim como a disposição deles na peça. Há alimentadores automáticos com reservatórios que podem armazenar de 1 kg até 5 kg ou até maiores, podendo acoplá-los na vertical (como um bebedouro) ou na horizontal (vide modelo eletrônico Eatwell).

Para definir o seu tamanho é preciso levar em consideração o porte e peso do animal, a quantidade de vezes que ele se alimenta por dia e o tempo que você costuma ficar fora de casa. Para ter uma estimativa da quantidade diária de ração que o seu cachorro precisa, confira a tabela abaixo:

Porte do cachorroQuantidade diária de ração
Porte miniatura (até 5 kg)6% do peso do cachorro
Porte pequeno (de 5 a 10 kg)5% do peso do cachorro
Porte médio (de 10 a 22 kg)5% do peso do cachorro
Porte grande (de 22 a 40 kg)4,5% do peso do cachorro
Porte gigante (mais de 40 kg)4% do peso do cachorro

Já as necessidades dos gatos em relação à quantidade de alimento, variam de acordo com a seguinte tabela abaixo:

Porte do gatoQuantidade diária de ração
Até 2 kg25-40 g
2-3 kg35-50 g
4-5 kg40-60 g
6 kg55-85 g
7 kg60-90 g
8 kg70-100 g
9 kg75-110 g
10 kg80-120g

Material

Outro critério importante a ser levado em conta ao escolher o alimentador automático é o material de fabricação. isso porque ele deve ser feito de um material resistente, principalmente se for ficar em uma área extern, sem partes soltas ou que se quebrem em pontas afiadas, que não solta tinta, atóxico e fácil de ser higienizado, para evitar contaminações, acidentes e doenças.

Funcionalidades extras

Alimentadores automáticos modernos podem oferecer várias funcionalidades para maior praticidade e comodidade na rotina das refeições. Dependendo das suas necessidades e do seu animal, investir em um modelo desses pode ser interessante, especialmente se você costuma viajar. Mas se não for o caso, não é essencial.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta