Embora todos os cães possuam o potencial para desencadear reações alérgicas, as raças que soltam menos pelos — incluindo poodles, schnauzers, and terriers — podem ser opções mais seguros para quem possui alergia a cachorro.

Além disso, veterinários e imunologistas compartilham abaixo algumas dicas de como administrar as alergias em casa.

Veja só!

Como evitar a alergia a cachorro

Há maneiras de evitar a alergia a cachorro.

Se toda vez que você encontra com um cachorro você começa a espirrar ou tossir, fica congestionada, se coçando ou com uma leve dificuldade para respirar, pode ser que você seja mesmo alérgica.

Estas reações são típicas de alergias, normalmente causadas pelo desenvolvimento de anticorpos IgE em resposta a certas proteínas presentes no animal de estimação.

Isto é, os pêlos do animal não são necessariamente os vilões, mas uma espécie de caspa — partículas de pele liberadas durante a renovação celular, que carregam proteínas causadoras de alergias presentes na saliva e na urina do cão.

Dito isso, essas partículas protéicas grudam nos pêlos do cachorro, e se ele costuma a soltar pelos em grandes quantidades, ele poderá espalhar esses agentes alergênicos ao redor da sua casa.

Com isso, se você escolher uma raça de cachorro que seja menos propícia a soltar pelos, você pode limitar a frequência ou as sérias reações alérgicas em potencial.

Além disso, não deixe de considerar o porte do cachorro. As raças menores são mais fáceis de manter os cuidados, como banho e tosa, com mais regularidade.

Sempre escove os pelos do cachorro do lado de fora da casa e passe um condicionador que ajuda a não soltar tantos pelos pela casa.

Para melhorar a respiração, tente manter o ambiente interno de casa à prova de alergias: passando o aspirador de pó com mais frequência, bem como manter a limpas as roupas de cama e caminha de cachorro do animal, lavando sempre com água quente.

Você pode também manter o seu cachorro afastado dos locais privados, como o seu quarto.

Por fim, se você sabe que tem alergia a cachorro, consulte um médico antes de trazer o animal para casa para que ele possa recomendar uma melhor abordagem para a sua situação, além de opções de tratamentos, como a imunoterapia.

Raças mais propícias para quem tem alergia a cachorro

E se você achar que consegue conviver e se adaptar a situação, mesmo tendo alergia a cachorro, considere as raças abaixo — todas elas costumam soltar menos pelos ou com menos frequência. Veja a seguir:

Poodle

Normalmente, os Poodles possuem três tamanhos — miniatura, padrão e toy — todos eles crescem pêlos em apenas uma única camada. Mas apesar de não soltarem pelos com frequência, eles precisam ser escovados diariamente para não emaranhar e fazer nós próximo a raíz.

Yorkshire Terrier

Considere o Yorkshire Terrier, pois embora os seus pelos macios e lisos possam crescer até atingir o chão, você pode também manter curto, fazendo tosas regulares para controlar a queda e facilitar manutenção.

Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça pequena que não se importa em passar longos dias dentro de casa, por isso é uma raça ideal para quem mora em apartamento. No entanto, a sua pelagem longa vai necessitar de manutenção, como escovações diárias para evitar emaranhamentos, inclusive ao redor dos olhos.

Maltês

Esse pequenino cão de colo é surpreendentemente atlético para o seu tamanho, por isso adoram brincar. A pelagem lisa, branquinha e brilhante do Maltês precisa ser escovada diariamente para evitar os nós.

Bichon Frisé

Essa bolinha de pelos alegre e saltitante é considerada uma dessas raças “hipoalergênicas”, pois quando soltam pelos eles ficam presos na sua segunda camada interna — ao invés de cair e se espalhar por cima da pelagem.

Então, escove o seu Bichon Frise com frequência para se livrar do excesso de pelos (pelo menos 2-3 vezes na semana) para que forem caindo e leve-o para tosar a cada 6 semanas.

Terrier Escocês

O Terrier Escocês, também conhecido pelo apelido Scotties, possui duas camadas de pelos, que devem ser cuidadas uma vez por mês. O processo envolve puxar os pelos da raiz ao invés de apenas cortar a porção de cima.

Os folículos dos pelos da camada interna permitem que os pelos velhos se soltem mais facilmente, garantindo que nova pelagem cresça mais saudável, e brilhante.

Schnauzer

Seja gigante, padrão ou miniatura, todos os Schnauzers possuem longas barbas, sobrancelhas distintas e expressões quase humanas.

Como os Terriers Escoceses, eles também possuem dupla camada de pêlos: uma externa mais grossa e descabelada que é tipicamente à prova d’água e sujeira.

Para mantê-la assim, é melhor arrancar do que apenas cortar, e escovar 2-3 vezes na semana.

Havanês

Divertidos e devotados, os Havaneses são ótimos cães para viver nas cidades, pois se adaptam facilmente aos pequenos espaços, desde que tenham tempo suficiente para brincar e tenham atenção. Você pode tosá-los para facilitar a manutenção e escová-los 2-3 vezes por semana.

Cão D’água Espanhol

 

Esta raça possui uma pelagem de única camada de pêlos toda enrolada, de cachinhos, que dificulta a passagem da caspa, evitando que ela se solte e se infiltre no ar do ambiente.

O Cão D’água Espanhol pode ser tosado de várias maneiras, para facilitar a sua manutenção. Ele parece mais um carneirinho. De qualquer forma, ele vai precisar ser escovado e tomar banhos regulares para evitar emaranhar.

Viu, são muitas as opções de raças de cachorro para quem tem alergia a cachorro. Se este é o seu caso, você não tem com que se preocupar.

Seguindo estas dicas e escolhendo uma entre essas raças, você vai ter um companheiro pra sempre e mandar a alergia embora.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta