O treinamento de agilidade ajuda o cachorro a construir autoconfiança e aprender a prestar atenção em seus tutores. Esse tipo de treino inclui atividades como pular, desviar de objetos, subir em gangorras, passarelas e entrar e sair de túneis.

Tudo isso não é só apenas em ritmo acelerado, como também muito divertido e excitante de assistir. É uma atividade que oferece muitos benefícios aos cachorros, como melhora no comportamento e na saúde, mas também ajuda a construir uma ligação mais forte com o dono.

Ao contrário que muitos pensam, não é apenas indicado para as competições, toda raça de cachorro em qualquer idade pode participar, desde que respeitando os seus limites. Depois de começar o treinamento de agilidade, você vai até perceber que o seu animal está mais responsivo às suas ordens.

Confira tudo sobre o assunto abaixo!

O que é preciso para o treinamento de agilidade?

O treinamento de agilidade pode ser muito divertido para o cachorro.

Ao contrário que muita gente pensa, treinar cachorros em casa é praticamente POSSÍVEL, mas claro, vai exigir um certo espaço e equipamento, e em se tratando de treinamento de agilidade (agility), obstáculos.

Mas antes de sair montando tudo, considere observar algumas sessões de treinamento profissional para ter uma ideia das técnicas e ferramentas necessárias. No entanto, os obstáculos exigidos para o treinamento profissional podem ser difíceis de encontrar e caros.

Porém, isso não significa que você não possa construir um circuito de agilidade no seu quintal. Os materiais mais adequados que podem ser incluídos são rampas, bancos, canos de PVC, postes e outros obstáculos.

Cada atividade no circuito ajuda a aprimorar as habilidades do seu cachorro enquanto o desafia mentalmente e fisicamente. As tarefas também aumentam a flexibilidade do animal e a consciência corporal dele.

Além disso, para os cachorros, correr pelo circuito de agilidade é divertido e ainda pode ser feito apenas por recreação ou competição.

Treinamento de agilidade competitivo

O treinamento de agilidade competitivo pode fazer muito bem ao cachorro, mas só depois de 1-2 anos de idade.

Os cães se tornam elegíveis para as competições de agilidade entre 1 e 2 anos de idade, pois antes de começar o treinamento competitivo eles já devem saber e obedecer os comandos básicos de obediência.

O próximo passo é matricular o cachorro em uma aula ou grupo em instituições com treinadores profissionais. O treinamento formal e as competições caninas vão aprimorar as habilidades do animal e o tutor não vai mais precisar organizar o entediante processo de montar o circuito em sua casa.

A introdução de obstáculos de contato é essencial, pois eles exigem que o cachorro encoste em áreas marcadas nas duas pontas do obstáculo com, pelo menos, uma das patas.

Durante o treinamento de agilidade competitivo, por exemplo, os cachorros aprendem a pular alto, dependendo da sua altura, pular em mesas e sentar e/ou ficar.

Benefícios do treinamento de agilidade para os cachorros

Há inúmeros benefícios em treinar agilidade para o cachorro.

O treinamento de agilidade é uma forma divertida e criativa de treinar os cachorros e o humanos também. Por isso, não queira apressar as coisas para apenas completar o treino. Com paciência e encorajamento, qualquer cachorro pode aprender as habilidades que o treino exige.

Em pouco tempo, o tutor desenvolve uma linguagem comum de entendimento com o cachorro, eliminando o tédio e administrando melhor as questões de comportamento com ele.

Esse tipo de treinamento está ficando cada vez mais popular no mundo inteiro e pode criar uma fundação para uma vida mais longa e saudável para o cachorro. Além disso, ele traz múltiplas vantagens para o animal, incluindo mudanças para um comportamento mais calmo, reduzindo a ansiedade canina.

Benefícios do treinamento de agilidade para os tutores

Os tutores se beneficiam do treinamento de agilidade ficando em forma e mais ligado ao cão.

Como um cuidador e companheiro constante, o dono do cachorro deve ajudá-lo em cada estágio do treinamento. Nesse treino, o tutor vai competir com o cachorro, a fim de completar as tarefas estipuladas no circuito.

Dessa forma, você vai acabar se presenteando com uma sessão cardiovascular intensa, enquanto constrói uma forte ligação com o animal. Os cachorros continuam a contar com instruções verbais ou não-verbais, porém aumentado a confiança que voc6es dois compartilham.

Além disso, se o seu cachorro costuma ofegar de noite ou durante o dia, o treinamento de agilidade pode reduzir esse comportamento e melhorar a sua respiração. Um treino constante fortalece os pulmões e o coração do cachorro, que eventualmente reduz a respiração ofegante.

Assim, o treinamento de agilidade fortalece a ligação entre dono e cachorro e ainda ajuda a manter os dois saudáveis e em boa forma.

Cuidados com a segurança

É preciso se certificar de que o cachorro está saudável para o treino de agilidade.

Antes de começar o treinamento de agilidade, você precisa garantir que o seu cachorro está apto e saudável para isso. Uma consulta veterinária com todos os exames necessários é primordial.

Embora todos os cachorros possam se beneficiar de um treino como esse, as melhores raças são o Labrador retriever, Border Collie, Poodle padrão, Jack Russell Terrier, Corgi, e o Pastor de Shetland, entre outros.

Essas raças de cachorro inteligentes e pensam rápido, por isso são raças de cachorro muito fáceis de treinar, o que dá uma vantagem a aprender com eficiência a superar esses obstáculos do treino.

Já os cachorros acima do peso não conseguem se adequar ao treino rápido e qualquer atividade canina vigorosa, podendo fazer mal à saúde. Os cachorros nesse tipo de treino precisam estar saudáveis, em forma e com a respiração adequada.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta