Adotar cachorro de abrigo tem se tornado uma atitude mais frequente entre as pessoas no dias de hoje. Enquanto há um tempo atrás era um conceito atribuído aos amantes de animais mais altruístas, percebe-se que esse comportamento se tornando um reflexo de uma sociedade cada vez mais consciente.

Os abrigos vivem lotados, e cães são perdidos ou abandonados nas ruas todos os dias. Por isso, o trabalho de resgate de animais é constante, sendo que nem sempre a demanda por adoção equilibra essa quantidade de animais que habitam os abrigos.

Assim, ao decidir adotar um animal de um abrigo você estará ajudando não só apenas o animal que adotou, mas a instituição a continuar com o seu trabalho e todos os outros animais que se encontram em situação desfavorável.

Além disso, há muitos outros benefícios que você pode obter ao adotar cachorro e dar-lhe uma segunda chance de uma melhor vida. Veja abaixo!

Adotar cachorro é receber amor em dobro

Adotar cachorro de abrigo pode trazer amor em dobro.

Embora todos os cachorros sejam capazes de amar seus tutores incondicionalmente, não sendo uma exclusividade de animais de abrigo, o cachorro quando é adotado vem para você com um sentimento extra-especial de gratitude e contentamento, por realmente precisar do seu carinho e cuidados.

Ao adotar cachorro de abrigo, que na maioria das vezes não teve uma vida tão perfeita, você vai notar que eles são o tipo de animal que mais apreciam a atenção, o carinho, o alimento e o treinamento que tanto desejavam.

Adotar cachorro ajuda outros cães a sobreviver

Ao adotar cachorro de um abrigo, você estará proporcionando um lar para um animal que realmente está precisando de um. Além disso, você está permitindo uma nova vaga para outros animais em necessidade de ajuda.

Sem falar que, cada animal não comprado de “fábricas de filhotes” acaba desincentivando criações e cruzamentos irresponsáveis. Essas fábricas de filhotes possuem taxas altas de doenças infecciosas e hereditárias, além de que as cadelas progenitoras costumam sofrer práticas de abuso com constantes cruzamentos e cuidados inadequados.

Adotar cachorro de abrigo pula a fase filhote

Muitos dos cachorros nos abrigos são adultos que já tiveram a oportunidade de viver com alguma família antes de serem abandonados — muitas vezes com boa convivência.

A maioria dos animais deixados ali nos abrigos vêm de famílias que não podem mais acomodar o animal na residência, seja por não ser permitido ou falta de espaço, tempo, etc. Outros foram levados para lá por causa de condições de saúde ou mudanças de vida dos humanos, que vão além do controle do animal.

A vantagem do cachorro adulto é estar maduro o suficiente para não roer móveis e objetos pela casa, cavar o jardim ou não saber onde fazer suas necessidades no local apropriado.

Cachorro de abrigo pode vir treinado

Adotar cachorro de abrigo pode dar a sorte dele vir treinado.

Muitos cachorros adultos já passaram pelo processo de entender onde fazer suas necessidade e não vão dar trabalho no novo ambiente para se adequarem.

Embora muitos cachorros possam estar mais suscetíveis a pequenos acidentes em um novo ambiente até se acostumarem, um cachorro adulto é fisicamente capaz de aguardar algumas horas entre as refeições.

Os filhotes, por exemplo, podem apenas esperar 1 hora a cada mês de sua idade, portanto, um cachorro com menos de 6 meses vai exigir idas mais frequentes ao “toalete”.

É possível adotar cachorro filhote em abrigo

Embora grande parte dos animais em abrigos sejam adultos, se você quiser um filhote para desempenhar um papel mais forte na sua socialização e treinamento desde o início, é possível adotar cachorro nessa idade.

Os abrigos costumam receber filhotes de cachorro de ninhadas indesejadas de cadelas que não foram castradas. Há ainda quem entregue cadelas já prenhas ou amamentando seus filhotes por não poderem cuidar de forma adequada.

Muitos abrigos cuidam dessas cadelas e seus filhotes até que ele fiquem saudáveis e na idade adequada para serem adotados pelas famílias. Portanto, há sempre filhotes disponíveis para adoção em abrigos. Às vezes leva mais tempo e paciência até achar o que você procura, mas os abrigos são excelentes locais para adotar cachorro filhote.

Você pode adotar cachorro idoso em abrigos

Adotar cachorro de abrigo com mais idade poder ser uma excelente companhia.

Por outro lado, se você estiver procurando por uma companhia ainda mais calma, que não exige sessões intensas de exercícios físicos, você pode considerar um cachorro mais velho e com mais “experiência” de vida.

Muitos abrigos trabalham duro para cuidar dos animais mais velhos, checando suas condições de saúde e estágios de envelhecimento, a fim de prepará-los para adoção e encontrar lares mais adequados.

Eles são excelentes companhias para famílias mais calmas, solteiros ou até idosos. E se você estiver preocupado com as despesas veterinárias de um cão idoso, saiba que qualquer cachorro pode surpreender com despesas médicas em qualquer idade.

Adotar cachorro de raça é uma possibilidade

Se você tem uma raça de cachorro específica em seu coração que deseja trazer para o seu lar, isso não significa que ela não pode ser encontrada em um abrigo. Existem várias instituições que possuem raças como Buldogues, Chihuahuas, e Labradoodles disponíveis para adoção.

Se mesmo assim, você não conseguir encontrar exatamente o que estiver procurando, é possível checar os locais que fazem operações de resgate a raças específicas — a AKC e a FCI possuem links e contatos em sua página oficial de organizações que ajudam a encontrar novos lares para cachorros de raça, desde Affenpinschers à Yorkies.

Adotar cachorro SRD é excelente opção

Adotar cachorro de abrigo sem raça definida é um ato de amor.

Embora muitos criadores responsáveis tenham tido sucesso em reduzir e/ou eliminar problemas de saúde genéticos de algumas raças específicas, inclusive a doença que leva à cegueira em Border Collies e a que causa anemia nos Beagles, cachorros de raça pura são um pouco mais suscetíveis à doenças genéticas que os sem raça definida (vira-latas).

Em geral, os cachorros sem raça definida dos abrigos possuem menos problemas de saúde geneticamente hereditários comparados aos cachorros de raça. Portanto, uma outra opção a considerar ao adotar cachorro.

Adotar cachorro em abrigo permite a adoção temporária

Muitos abrigos precisam de voluntários que possam hospedar cachorros em seus lares por um período temporário. Isso permite que os abrigos tenham mais vagas para abrigar outros cachorros, além de dar uma oportunidade ao animal de mostrar como pode se comportar em um ambiente doméstico.

Além disso, o trabalho voluntário de adoção temporária pode oferecer a opção de “cair fora do abrigo” para um animal que não esteja se adaptando bem por lá, ou possui necessidades médicas ou comportamentais, além do fato de que há muita gente que adoraria se voluntariar para a tarefa.

No processo, muitos voluntários acabam se apegando ao animal e decidindo adotá-lo permanentemente. Mas mesmo que você não esteja interessado em se voluntariar, levando o animal para sua casa, muitos abrigos permitem que você passe períodos na companhia do animal do seu interesse.

Em geral, a pessoas interessada em adotar cachorro pode visitar o animal por horas durante o dia, como se fosse um “encontro marcado”.

Os funcionários dos abrigos podem dar muitas dicas

Os funcionários podem ser muito úteis em dar dicas sobre o animal.

Você não deve apenas confiar nos seus instintos ao procurar por um cachorro para adotar — os funcionários e voluntários nos abrigos e organizações de resgate possuem muitas informações que podem ser compartilhadas, como a personalidade, saúde e comportamento do animal.

Muitos abrigos se esforçam em pesquisar os futuros tutores fazendo muitas perguntas sobre as expectativas e estilo de vida deles, a fim de tentar encontrar a melhor combinação entre tutores e cães que possam se dar bem em casa.

Muitas vezes, eles possuem informação sobre o passado dos cães e se já viveram em outras casas antes de acabarem no abrigo. Esses funcionários podem até dizer se o animal pode se dar bem com outros animais e crianças, ou se costumam ficar ansiosos quando deixados sozinhos ou latem quando estressados. Portanto, faça muitas perguntas.

Adota cachorro em abrigo é mais barato

As taxas de adoção nos abrigos tipicamente são baixas. Muitas organizações cobram taxas maiores por filhotes e cachorros de raça ou pelos animais que possuem condições médicas ou desafios maiores de comportamento.

No entanto, muitos abrigos oferecem descontos especiais ou até adoção grátis quando ficam muito lotados. Há ainda abrigos e grupos de resgate registrados como organizações sem fins lucrativos (ONGS), significando que a sua doação pela adoção pode ser reduzida do imposto de renda.

Obviamente se você estiver evitando comprar cachorros de “fábricas de filhotes”, petshops, feiras livres e classificados, a comparação de preço real deve ser feita com criadores de boa reputação, e esses animais costumam custar bem caro. Portanto, adotar cachorro de abrigo costuma ser uma excelente opção.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta