Nunca é cedo demais para adestrar cão filhote. Por isso, você deve começar o treinamento assim que ele vier para a sua casa. Isso porque ter um novo cãozinho em casa exige algumas responsabilidades, independente da idade dele.

Você precisa ensiná-lo, logo no início, algumas habilidades físicas, sociais e comportamentais, entre outras coisas. Não espere até que ele já esteja grandinho para começar o treinamento.

Lembre-se, a forma como você irá treiná-lo, vai afetar a personalidade dele mais tarde na vida. E se você não sabe ainda por onde começar e como, nós vamos te ajudar com algumas dicas básicas para você dar início agora mesmo.

Veja abaixo quais são as primeiras 5 coisas que você deve ensinar ao adestrar cão filhote!

Quando você deve começar a adestrar cão filhote?

Você deve começar a adestrar cão filhote desde cedo.

Nunca é cedo demais para começar a adestrar cão filhote. Você deve começar esse treinamento assim que chegar em casa com ele, mas antes você deve aprender algumas técnicas para obter sucesso.

Os filhotes de cachorro começam o seu aprendizado logo que nascem. Os mais jovens são capazes de aprender comandos simples como “fica” ou “senta” com cerca de 8 semanas.

Já o treinamento formal deve ser iniciado quando o filhote estiver com 6 meses de idade e continuar para o resto da vida dele, a fim de estar sempre reforçando tudo o que ele aprendeu ao longo da vida.

Então, atente-se às dicas para adestrar cão filhote desde o início!

#1: Ensine o nome dele

Ensinar o nome dele logo cedo é uam forma de adestrar cão filhote desde cedo.

Já vimos que adestrar cão filhote logo que ele chegar em casa é essencial. Você pode até nem perceber que o treinamento já começou com as suas ações diárias.

Por isso, comece ensinando o nome dele para estabelecer logo uma conexão entre vocês. A principal razão para dar um nome a ele é conseguir a sua atenção quando você chamá-lo.

Assim, o nome é como uma espécie de comando. E não é nada complicado ensinar o nome a ele. Basta chamá-lo pelo nome quando ele estiver olhando para você, e elogiá-lo ou dar um petisco.

Ao repetir isso várias vezes ao dia, ele vai aprender o nome dele em poucos dias ou nas primeiras semanas.

Mas utilize sempre o nome dele de forma positiva, nunca ao retificar o seu comportamento. Chame-o quando quiser chamar a atenção dele, e isso vai ajudá-lo a gravar o nome dele.

#2: Foque o treinamento em fazer as necessidades no local certo

É preciso adestrar cão filhote para fazer suas necessidades no local certo.

Os filhotes mais novos de até 6 semanas ainda não possuem total controle de suas bexigas e intestino. Portanto, é normal ocorrer alguns acidentes uma hora ou outra.

O treinamento para fazer as necessidades no local certo é um processo que exige paciência e consistência.

Os cachorros mais velhos, vindos de abrigos de adoção, costumam já vir treinados,mas isso não significa que os acidentes sejam inevitáveis até que estejam familiarizados com o novo local.

Uma das melhores abordagens neste tipo de treino é adestrar o cão filhote a encontrar o melhor local e depois levá-lo até ele sempre que você perceber que é hora de ir.

Quando ele fizer certo, recompense-o com um petisco ou elogio. Fazendo isso, você estará reforçando o bom comportamento e estabelecendo uma rotina, assim o filhote vai sempre saber quando é a hora de se aliviar no local correto.

#3: Gaste um tempo com socialização

A socialização faz parte da rotina de adestrar cão filhote.

Comece a ensinar o seu filhote a socializar quando ele estiver entre 2 a 16 semanas, o máximo possível.

Exponha-o a diferentes cheiros, sons e lugares. Não precisa se apressar, pode ir devagar, e será bem mais fácil para o seu filhote aprender tudo sem ficar com medo ou exacerbado.

Você pode introduzi-lo a pessoas diferentes e lugares também gradualmente. Considere levá-lo a aulas de introdução a outros filhotes.

Mas você não deve introduzir o seu novo filhote a cachorros estranhos ou levá-lo a parques nessa idade, espere que ele fique um pouco mais velho.

#4: Ensine comandos básicos

Nao deixe de ensinar ocmandos básicos de comportamento e obediência.

Adestrar cão filhote pode começar ensinando o filhote alguns comandos básicos, como ficar parado no lugar, sentar e se abaixar, entre outros.

Se for a sua primeira vez ensinando o seu cachorro, você pode entrar em contato com algum profissional para te ajudar. Aulas diárias podem ajudar no processo rapidinho.

As aulas irão ajudá-lo a aprender esses comandos e também darão a chance de interagir com outros filhotes, melhorando a socialização também.

Caso decida fazer o treinamento por si só, tenha paciência em ensiná-lo a sentar, ficar, etc. Quando ele obedecer e acertar, recompense-o com um brinquedo, carinho, elogio ou petisco.

#5: Estabeleça limites e espaços

Estabeleça os limites e espaços dele ao adestrar cão filhote.

Uma outra dica essencial para adestrar cão filhote é ensiná-lo desde o início o lugar dele na casa.

Isso significa ensinar não só onde ele pode ficar e ir, mas também gostar do seu local, da sua cama e até da caixa de transporte.

Você pode até considerar espaços diferentes e vários locais, para que ele não se sinta confinado a apenas um local.

Alguns cachorros aprendem logo, enquanto outros exigem mais paciência ou um profissional.

Você pode recompensá-lo toda vez que for sozinho para o seu local, ajudando-o a desenvolver uma abordagem positiva sobre o seu lugar na casa.

Além disso, ensine alguns limites. Por exemplo, não subir no sofá se você não gosta. Ao fazer isso, tire-o gentilmente, e recompense-o por ficar no chão.

No entanto, seja firme e consistente para não confundi-lo. Não permita que num dia ele faça uma coisa e no outro não, pois ele não saberá o que é certo ou errado.

Concluindo…

Ter um novo filhote é ótimo, mas treiná-lo é uma outra história. Se você não quiser que o seu cachorro acabe tendo problemas ou comportamentos difíceis de lidar no futuro, é melhor aprender a adestrar cão filhote logo no início.

Um treinamento adequado garante que o seu filhote cresça da forma que todo tutor deseja. Um animal bem comportado, obediente e companheiro para todas as horas.

Os filhotes não são tão novos que não possam aprender. Se você seguir todas essas pequenas regrinhas logo no início, ele já vai estar em um bom caminho.

Mas lembre-se, paciência e consistência são essenciais no processo de treinamento.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta