Você não vai querer ser este tipo de pessoa — aquela que tem um cachorro hiperativo que pula em cima de todos à sua porta ou que encontra na rua. Nem vai querer que o seu amado cãozinho saia latindo agressivamente para os cachorros dos vizinhos ao tentar passear com ele; muito menos que ele faça xixi no tapete de um amigo. Bem, só há uma solução para isso: investir no adestramento de cachorro.

Por estas e tantas outras razões, adestrar o cachorro desde cedo é tão importante, mesmo que não seja a coisa mais fácil do mundo a fazer. Felizmente, existem algumas raças de cachorro que são muito fáceis de treinar e que podem facilitar muito essa missão.

Veja abaixo quais são elas!

Antes, saiba porque o adestramento de cachorro é importante!

Os cachorros recebem estimulação mental importante e objetivos através de um bom adestramento. O treinamento também ajuda o cachorro a desenvolver uma ligação mais forte com o seu tutor e familiares do seu convívio.

Se você dedicar o seu tempo aos treinos vai conseguir entender a linguagem corporal e personalidade do seu filhote de cachorro, e assim, saber quando estão felizes, doentes, solitários ou precisando daquele carinho “extra”.

Mas sabemos o quanto o adestramento de cachorro pode ser intimidante, mesmo para os tutores mais experientes, dependendo da raça e personalidade do cão. Mas para a sorte de todos, algumas raças de cachorro são mais fáceis de treinar que outras.

Isso porque alguns cachorros são mais motivados por comida, mais ávidos a agradar ou gostam mesmo muito de treinamento de obediência, por natureza. Só isso já tira uma certa pressão ou peso nos ombros de qualquer tutor sobrecarregado ou de primeira viagem.

Mas isso não significa, necessariamente, que as raças mais fáceis de treinar são ideais para quem nunca teve um cachorro antes na vida — algumas dessas raças a seguir, por serem altamente inteligentes, são bastante energéticas, e vão exigir mais exercícios para um resultado positivo.

Portanto, se você está considerando um cachorro que adora aprender, observe se todas as outras características em sua personalidade também combinam com o seu estilo de vida.

Afinal, raças fáceis de treinar, porque gostam de aprender, exigem um treinador igualmente ávido para ensinar. Com isso em mente, aqui vão 12 das raças de cachorro mais inteligentes e fáceis de se treinar. Segue abaixo:

1 – Golden Retriever

o adestramento de cachorro da raça Golden retriever é umd os mais fáceis que existe.

Golden Retrievers são uma das raças de cachorro mais populares quase que no mundo inteiro, em parte porque são excelentes cachorros para a família. Mas isso também deve-se ao fato de que eles são tão inteligentes, que acabam sendo fáceis de treinar. Os Goldens são muito motivados por comida e classificados como os mais “ávidos a agradar”, de acordo com o American Kennel Club (AKC).

2 – Border Collie

O Border Collie é um dos exemplos de fácil adestramento de cachorro.

O Border Collie tem um nível de energia altíssimo, além de uma inteligência excepcional para aprender, por isso é muito fácil de ser treinado. Eles só não são uma raça ideal para donos de primeira viagem, devido a necessidade de exercícios constantes, principalmente se os tutores não forem altamente ativos também.

3 – Labrador Retriever

Labradores tornam fácil o adestramento de cachoro porque são amáveis.

O Labrador é outra raça muito popular e querida por todos. São conhecidos pela alegria e por serem muito devotados. Sua atitude estelar e comportamento calmo fazem com que eles sejam muito fáceis de serem treinados. Eles também são um dos cachorros mais inteligentes do mundo.

4 – Cão Boiadeiro Australiano

O adestramento de cachorro para um Cão Boiadeiro Australiano também é bem facilitado pela raça.

O Cão Boiadeiro Australiano ou Australian Cattle Dog é inteligente e vigilante, por isso são cães de guarda devotados. Mas eles também possuem muita energia, por isso, embora fáceis de treinar, demandam exercícios constantes para não se tornarem destrutivos, segundo a AKC.

5 – Poodle

Poodles são famosos por ter o adestramento de cachorro fácil e divertido.

Essa raça de quase 400 anos é a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a revista americana Canine Journal. Por isso, os Poodles são muito fáceis de treinar, fazendo com que a sua missão de adestramento de cachorro seja mel na chupeta. Mas eles exigem treinamento e socialização desde cedo na vida, senão podem desenvolver ansiedade persistente.

6 – Pastor Alemão

O adestramento de cachorro pastor alemão é destaque em obediência.

Os Pastores Alemães são famosos por serem fáceis de treinar, sendo muitas vezes considerados exemplos de raça para o adestramento de cachorro. Não é à toa que vemos Pastores trabalhando com a polícia o tempo todo, afinal eles podem ser treinados para fazer qualquer coisa. Eles se destacam em obediência e agilidade.

7 – Pastor Australiano

O Pastor Australiano é outra raça de adestramento de cachorro muito fácil.

Os Pastores Australianos foram criados para pastorear ovelhas ou outros animais, como o próprio nome já indica. Por isso, eles estão acostumados a obedecer e adoram trabalhar com humanos.

O adestramento de cachorro, neste caso, deveria ser relativamente fácil, mas só se eles puderem se exercitar por cerca de 30 a 60 minutos todos os dias, a fim de equilibrar a energia e conseguir obedecer.

8 – Doberman Pinscher

Dobermans são conhecidos por ter o adestramento de cachorro fácil e firme.

Dobermans são tão inteligentes que são capazes de trabalhar no exército e com policiais, desde que foram criados na Alemanha durante a Guerra. Eles já podem começar a ser treinados desde as primeiras 8 semanas de vida e devem começar a socializar com outras pessoas e animais com cerca de 12 semanas de idade. O adestramento de cachorro para esta raça, deve seguir regras rigorosas e ser constante.

9 – Papillon

Papillon são cachorro pequeninos, mas muito fáceis de adestrar.

Papillons são largamente considerados “a raça mais obediente e treinável de todos os cães de pequeno porte”, pois eles respondem bem à recompensas e reforço positivo, além de serem naturalmente muito curiosos.

10 – Cardigan Welsh Corgi

O adestramento de cachorro Corgi é muito fácil e divertido de executar.

O Corgi é uma raça de cachorro muito dedicada e amável, de acordo com o canil Cardigan Welsh Corgi Club of America. Eles também são muito ávidos para agradar, o que torna o adestramento de cachorro muito divertido e fácil de aplicar.

11 – Schnauzer Miniatura

Schnauzers possuem temperamentos teimosos se não forem adestrados corretamente.

Os Mini Schnauzers respondem bem a um adestramento de cachorro consistente — com um motor positivo e firme, que saiba impor os limites de um jeito amável. Eles possuem uma personalidade forte e independente, e se não entenderem que o tutor é o “Alpha”, eles podem ser teimosos.

Mas uma vez bem treinados e socializados adequadamente, eles são leais e muito brincalhões. E quem não ama aquelas barbixas?

12 – Cão Pastor de Shetland

O Cão pastor de Shetland pecisa de adestramento consistente.

Shelties, como são apelidados, aprendem melhor com recompensas gostosas e elogios bem positivos. Esses cães pastores são muito inteligentes e podem desenvolver hábitos não muito adequados, como latir em excesso e mordiscar — mas que podem ser prevenidos com os métodos de adestramento de cachorro e socialização constante.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta