Uma noite em contato com a natureza oferece a possibilidade de um retorno à uma simplicidade de viver: céus estrelados sem a interferência da poluição, uma xícara de café quente próximo à fogueira, e a total reconexão com o planeta. O acampamento fornece um refúgio da rotina diária e uma resignificação muito mais que bem vinda.

Mas por que limitar toda essa diversão só aos seres humanos? Não importa o quanto você goste de acampar, o seu animal de estimação pode gostar ainda mais, não só pelo prazer da sua companhia, mas também por toda a diversão em potencial em meio à natureza.

Sabemos que dá trabalho e nem sempre é tão simples levar o cachorro conosco a todos os lugares, mas se soubermos exatamente como nos preparar, garantimos que não haverão problemas.

Logicamente, você vai precisar abastecer o carro com um pouco mais que apenas um pacote de alimento e coleira de passeio, mas não muito mais que isso. Afinal, como você, o seu animal vai precisar de alguns “equipamentos de camping” para poder apreciar a natureza como deve ser.

Veja abaixo tudo o que você vai precisar levar e preparar para o acampamento com o seu cachorro. Confira!

1. Opte por comedouros e bebedouros portáteis

A companhia do cachorro no acampamento é ideal.

Você não precisa trazer o comedouro e o bebedouro oficial do seu cachorro para o acampamento, afinal serão apenas alguns dias. Além disso, se eles forem aqueles modelos tradicionais, super pesados, esqueça.

Há modelos bem mais simples disponíveis no mercado, inclusive de plástico retrátil para facilitar ainda mais o transporte e o armazenamento. Estes modelos são incríveis para carregar com você dentro de uma mochila ou até pendurado no seu cinto, na coleira dele ou na bicicleta, caso decidam sair para uma caminhada mais longa.

2. Não esqueça a coleira e guia com ID

A coleira e a guia são essenciais para este tipo de passeio, especialmente durante a noite se você quiser evitar que ele saia sozinho pelo acampamento para explorar a área. Carregue com você mais de uma guia, talvez uma para passeios e outra mais longa para que ele não fique muito restrito no local e possa se movimentar.

Só lembre-se de deixá-lo de coleira o tempo inteiro, principalmente com as suas identificações e telefone de contato, caso alguma eventualidade ocorra e ele se perca por pelo local seguindo algum cheiro interessante. Existem modelos de coleira antipulgas e até coleira com chip rastreador.

3. Garanta que o acampamento permite animais

Obviamente, para levar o seu cachorro para o acampamento com você o local tem que aceitar animais, senão nada feito. A maioria aceita animais de estimação, mas não dá pra contar com a sorte, então se certifique disso antes de ir.

Alguns podem ter as suas restrições, outros regras específicas, como horários e locais permitidos. Portanto, cheque tudo antes com o local antes de planejar a sua viagem.

4. Leve em consideração a personalidade do animal

A personalidade de cão deve ser compatível com a rotina no acampamento.

Vamos ser honestos, não há como levar o cachorro para o acampamento se ele não tiver a personalidade e hábitos compatíveis com esse tipo de viagem. Afinal, vocês estarão convivendo juntos com outras pessoas e possíveis outros animais.

Portanto, antes de realizar os seus desejos, observe se o seu cachorro vai se adaptar bem à mudanças no local de dormir, barulhos, cheiros, sujeira, etc. Ele precisa ser adaptável e também de personalidade amigável a estranhos, humanos e outros animais.

Ninguém vai querer por perto um cachorro agitado demais, que fica latindo a qualquer som diferente ou coisa que se mova, muito menos com reações agressivas. Isso não vai ser relaxante para ninguém.

5. Cheque as suas vacinas

Um outra coisa super importante antes de viajar é checar se eles está com todas as vacinas em dia. Isso porque dentro de casa, especialmente em apartamentos, o sistema imunológico dele já está acostumado a certas rotinas e agentes externos.

No entanto, em locais em meio a natureza há vários outros fatores que não podemos controlar e nem antecipar. Ou melhor, podemos, através das vacinas. Então, dê uma passada no veterinário para uma dose extra de vermífugo, remédio antipulgas e para colocar as vacinas em dia, evitando doenças desagradáveis ou até mortais.

Alguns locais podem até pedir a carteira de vacinação como prova de vacinação contra raiva ou outras doenças. É uma medida de segurança para todos, você, seu cachorro e todas as outras pessoas no acampamento.

6. Não esqueça o Kit de Primeiros Socorros

Um boa ideia é levar um Kit de Primeiros Socorros, para você e para o seu cachorro. A natureza é divertida e excitante, mas traz também alguns inconvenientes se você não tomar os devidos cuidados ou não ser precavido.

Inclua antialérgicos, pinças (em caso de espinhos), ataduras, iodo, produto para limpeza de feridas, entre outros itens. Emergências acontecem o tempo todo e a gente nunca sabe quando vai precisar dessas coisas.

7. Sacolas plásticas são essenciais

Não se esqueça de levar com você muitas sacolas plásticas para recolher as necessidades do animal. Só porque você está em meio a natureza isso não significa que ele vai poder sair fazendo necessidades em todo e qualquer local.

Basta trazer um rolo pequeno de sacolinhas plásticas e um saco de lixo maior ou recipiente para despejar todas elas, caso o local de jogar o lixo não seja próximo ou disponível no local.

8. Planeje onde ele vai dormir

Se o cachorro puder dormir na barraca no acampamento melhor.

Planejar onde o cachorro vai dormir é importante. Baseie-se em como ele costuma dormir em casa — na sua cama, no lado de fora da casa, dentro de casa em almofadas?

Isso porque no acampamento vai ser diferente e ele pode estranhar. Por isso, o ideal é fazê-lo se sentir seguro e confortável. Se ele estiver acostumado a dormir com você por perto, providencia uma barraca onde ele possa ficar dentro.

Já se ele está acostumado a ficar do lado de fora, tudo bem, talvez uma almofada ou um colchonete, ou até uma cama pet suspensa de armar seja o suficiente.

No entanto, tudo vai depender da temperatura do local a noite. Por isso, traga cobertores extra, toalha ou qualquer coisa que possa mantê-lo aquecido, se ele não puder ficar dentro da barraca com você.

9. Traga alguns itens pessoais de conforto

Da mesma forma que a cama é importante, alguns itens que ele gosta e se sinta confortável e seguro podem ajudar ele a se ajustar ao novo local, fazendo com que se sinta em casa.

Afinal, os cães apreciam uma rotina, e o acampamento pode trazer sons e cheiros diferentes que podem causar uma certa ansiedade no animal. Assim, leve o seu brinquedo favorito, a sua manta e petiscos que remetem à memória feliz de casa.

10. Pesquise sobre o local (vegetação, insetos, animais, clima)

Não se esqueça de levar todos os itens que o cachorro vai precisar no acampamento.

Pesquise sobre o local para saber quais animais podem existir por perto — cobras, porco-espinho, insetos, plantas venenosas — e pondere se é mesmo uma boa escolha ter o animal por perto dessas criaturas.

Caso seja um local com muitos insetos, traga sprays anti mosquitos que possam protegê-lo de picadas e alergias. Se o local for muito quente ou muito frio, não esqueça de levar itens adequados para o cachorro também, como protetor solar, roupas extra, mantas, toalhas, coberturas para área externa, etc.

11. Leve quantidade de comida e bebida extra

Água e comida extra são importantes, assim como alguns petiscos diferentes para distrair ou recompensá-lo pelo com comportamento. Leve pacotes pequenos ou recipientes que você possa colocar um pouco de comida na mochila durante passeios.

Levar comida suficiente é o ideal, afinal se acabar, voc6e pode não encontrar o mesmo alimento que eles está acostumado com tanta facilidade, então é melhor se precaver do que correr o risco dele passar fome ou ter alguma indigestão por conta da mudança na comida.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta