Pode parecer inacreditável, mas tem muita gente por aí que nunca teve um cachorro na vida. E para quem nunca teve cachorro ou nunca conviveu com um, decidir quais são os melhores cachorros de raça para viver esta nova aventura juntos pode ser muito difícil.

Há muitas pesquisas que se aprofundaram no quesito “propriedade canina” e existem várias raças de cachorro que são mais adequadas que outras para quem nunca teve cachorro antes na vida. Mesmo assim, é sempre bom lembrar que cada cachorro é único, mesmo sendo da mesma raça. Sendo assim, cachorros de raça podem variar em características e ter peculiaridades e necessidades diferentes.

Mas não se preocupe, todo cachorro que recebe amor e cuidados é capaz de amá-lo em retorno. Existem muitos cachorros de raça que se enquadram perfeitamente ao seu estilo de vida, mesmo você sendo inexperiente. Ter um cachorro pela primeira vez pode ser uma experiência incrível e todo dono de primeira viagem pode ser capaz de se sair bem se for dedicado e se preparar bem para a esta nova aventura.

Como se preparar para escolher cachorros de raça

É preciso se preparar antes de escolher. Primeiro faça uma longa pesquisa, se informe bastante sobre a raça que deseja escolher. Depois, compare todas as informações com o estilo de vida que você leva. Ou seja, a tarefa é simples, mas você precisa ficar atento aos detalhes.

Não adianta escolher um cachorro apenas pela aparência. Dependendo do seu estilo de vida, do local onde você mora e de quanto tempo você terá para oferecer à ele, uma raça será melhor que a outra. Lembre-se que um cachorro é para a vida inteira, e será sua responsabilidade fazê-lo feliz.

Não é apenas o fato de ser inexperiente. Todo mundo é capaz de aprender a cuidar de cachorro. É muito mais sobre o quanto você está disposto a aprender, a se dedicar e fazer concessões para esta nova companhia na sua rotina. Cachorros possuem necessidades específicas e precisam de cuidados e atenção constantes. Portanto, a sua escolha deve ser bastante consciente.

Existem cachorros de temperamento mais dependente que não gostam de ficar isolados, e precisam da companhia constante do dono. Se você fica fora de casa a maior parte do tempo, este não será para você. Tem outros cachorros de raça de mais energia que necessitam de exercícios e estímulos constantes. Já outros mais quietos, dormem a maior parte do tempo. Há raças de cachorro grande, raça de cachorro pequeno. Se você mora em apartamento é bom considerar o porte.

Enfim, há uma infinidade de perguntas que precisamos responder antes de tomar a decisão final. No entanto, se a raça de cachorro escolhida for mesmo para você, vá em frente. Você não vai se arrepender! Para ajudar na sua escolha, veja uma lista abaixo com 9 melhores cachorros de raça (raças de cachorro grande a raça de cachorro pequeno) para quem nunca teve cachorro antes na vida:

1. Greyhound Italiano

Cachorros de raça: Greyhound castanho malhado no jardim.

Cachorros de raça: Greyhound castanho malhado no jardim. (Créditos/Copyright: “Por Kate Grishakova/Shutterstock”)

Muita gente acha que o Greyhound italiano precisa de um enorme jardim para correr solto e livremente, mas isso não é necessariamente verdade. O Greyhound está mais para dominar o seu lugar no sofá do que qualquer outra coisa que você tenha imaginado.

Apesar de ser considerado uma raça de porte grande e ter uma reputação de ter um alto nível de energia, Greyhounds são cachorros de raça extraordinariamente complacentes que adoram dormir. Eles são ativos, no entanto são também capazes de ser tranquilos. Por esta razão, o Greyhound pode viver tranquilamente em um lar onde não haja grandes espaços disponíveis, desde que ele possa exaurir a sua energia em outros locais com passeios diários.

Se quintal com jardim for uma opção, que seja cercado e seguro para evitar que ele fuja a procura de outros animais. Naturalmente, ele precisa de exercícios e é uma ótima companhia para corridas. Além disso, o Greyhound é uma das raças de menor e mais fácil manutenção. Embora ele já tenha sido cachorro de corrida, hoje em dia ele prefere mais é ficar tranquilo aos pés do seus dono relaxando em casa.

2. Cane Corso Italiano

Cachorros de raça: Cane Corso filhote no jardim

Cachorros de raça: Cane Corso filhote no jardim. (Créditos/Copyright: “Por Dejan Stanic Micko/Shutterstock”)

O Cane Corso é um cachorro de raça muito querido na Itália como cão de guarda, cão de companhia e de caça. O Cane Corso é uma raça de constituição óssea poderosa, que impõe uma presença digna, imponente e dominante. Embora ele pareça ameaçador, ele é um cachorro de raça magnífico. Ele cresce e fica extremamente grande, como todo Mastife, mas isso não quer dizer que um tutor inexperiente terá alguma dificuldade se decidir ter um Cane Corso.

Um dos maiores aspectos da personalidade dele é o de que ninguém precisa ter medo dele, ele é submisso e afetuoso com crianças e sua família. Ou seja, ele é capaz de ir completamente contra o seu caráter inato de cão de guarda. Mas ele é também distante e seguro de si, protetor e atento ao seu território.

Está mais para um cachorro silencioso, desinteressado até que uma ameaça verdadeira seja aparente. Constantemente ávido para agradar, o seu treinamento não é complicado. Capaz de construir fortes laços com sua família e extremamente protetor com relação à todos. O Cane Corso é incrivelmente fácil de se manter, mas adora sair e se exercitar.

3. Poodle

Cachorros de raça: Poodle filhote champagne correndo feliz.

Cachorros de raça: Poodle filhote champagne correndo feliz. (Créditos/Copyright: “Por Oliver Tindall
/Shutterstock”)

O Poodle vem em três tamanhos; o Toy, Miniatura e Padrão. Portanto, significa que existe um Poodle adequado para cada tipo de lar. Frequentemente, o Poodle é considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes. Ou seja, é uma felicidade ensinar qualquer coisa ao Poodle porque ele aprende tudo muito rápido; o que é ótimo pra quem não tem experiência com cachorro.

Acessível a quase todo mundo; seres humanos, outros cachorros e crianças, esta raça é uma opção fantástica para todo tipo de lar e de gente. No entanto, um filhote inteligente tende a se tornar mimado se não for criado da maneira adequada. Assim, um Poodle mimado pode ser desafiador, impulsivo ao redor de estranhos ou outros membros da família, por isso é preciso tomar cuidado.

Criadores muitas vezes aconselham a adestrá-lo, pois um dono inexperiente acaba criando um Poodle ansioso. Ou seja, o Poodle é desses cachorros de raça que não deve ser mimado ao extremo, porém deve ser tratado de forma justa, mantendo o equilíbrio entre obediência e bom senso.

4. Havanês

Cachorros de raça: Havanês filhote deitado na grama do jardim brincando.

Cachorros de raça: Havanês filhote deitado na grama do jardim brincando. (Créditos/Copyright: “Por Vista Photo/Shutterstock”)

O Havanês talvez seja um cachorro de raça mais difícil de ser encontrado, mas vale cada esforço. Com a sua natureza energética, o Havanês irá entretê-lo alegremente com muito prazer. E como é uma raça super inteligente, os mais inexperientes irão achar ainda mais fácil treiná-lo. Além disso ele tem um temperamento sociável, uma personalidade extrovertida e amável.

A sua lealdade fará com que o seu novo dono se transforme em um entusiasta por cães pra vida inteira. O Havanês tem o poder de animar todo mundo e provocar risos com suas palhaçadas criando uma conexão forte entre todos na família. Por outro lado, ele costuma fazer bastante barulho, e late pra qualquer coisa que ouve. Por isso, ele precisa de socialização desde cedo pra não se tornar medroso e distante.

5. Golden Retriever

Cachorros de raça: Golden retriever filhote e sua carinha irresistível.

Cachorros de raça: Golden retriever filhote e sua carinha irresistível. (Créditos/Copyright: “Por Lorraine Kourafas/Shutterstock”)

Os devotados Golden Retrievers são considerados uma das raças mais populares entre donos de primeira viagem. Eles são notáveis pelo temperamento doce e afetuoso e pela tolerância com crianças.

Assim como adoram agradar seus donos, eles não darão trabalho algum para treinar; uma qualidade que qualquer dono inexperiente aprecia muito. Por outro lado, Golden Retrievers têm muita energia e adoram se exercitar. Portanto, você terá a sua parcela de responsabilidade em troca da devoção.

No entanto, eles também adoram ficar deitados ao pé do sofá relaxando junto ao seu dono. Mas lembre-se que toda essa perfeição tem um preço, Golden Retrievers precisam de cuidados e manutenção diária. Apesar de não ser assim tão difícil de cuidar dele, são necessárias escovações regulares para que o seu elo se mantenha limpo e brilhante.

6. Labrador Retriever

Cachorros de raça: Labrador retriever de pelagem preta.

Cachorros de raça: Labrador retriever de pelagem preta.(Créditos/Copyright: “Por dezi/Shutterstock”)

O adorável Labrador retriever tem sido uma das raças mais desejadas por cerca de 20 anos em quase todo o mundo. Muitos veterinários parecem concordar, pois também apontam a raça como uma das melhoras para quem nunca teve um cachorro antes.

Labs são uma escolha popular em centros terapêuticos e outros serviços caninos; sua força e energia os transformam também em excelentes cães de caça e grandes esportistas. Eles são famosos por serem um dos cachorros de raça mais fiéis que existem.

Eles são excepcionalmente inteligentes e sempre estão a procura de novas maneiras de satisfazer o seu dono. Eles se adaptam bem a lares dinâmicos que sentem prazer em levar o seu cachorro em toda e qualquer aventura em família. Eles são também capazes de ficar sentados ao seu lado na calçada de uma cafeteria só fazendo companhia.

Da mesma forma, podem tomar conta das crianças enquanto você faz algo importante ou podem até ser um companheiro de corrida todas as manhãs. Por outro lado, eles podem ser bem travessos quando filhotes e mastigam tudo que acham pela frente, mas com o treinamento certo e pulso firme, você tira de letra.

7. Papillon

Cachorros de raça: Papillon no gramado fazendo pose.

Cachorros de raça: Papillon no gramado fazendo pose. (Créditos/Copyright: “Por Sheeva1/Shutterstock”)

O Papillon é desses cachorros de raça não muito populares, mas ele é sociável e não exige muito treinamento. Ou seja, uma ótima escolha para donos de primeira viagem. Eles podem até parecer delicados, mas não se engane, é o tipo de cachorro que se sente grande por dentro, mesmo em um físico pequeno.

Papillons possuem grandes qualidades. Isto é, possuem muito vigôr e atitude, por isso são uma excelente escolha para pessoas ativas, no entanto um desafio para quem é tem a tendência a ser mais prostrado.

Eles são inteligentes e energéticos o suficiente para se dar bem com outros cães maiores, como em locais públicos, mas pequenos o bastante para se satisfazer vivendo em um apartamento. Por outro lado, a raça exige um dono forte e firme para que ele saiba quem é que manda quando for preciso.

8. Shih Tzu

Cachorros de raça: Shih Tzu filhote dormindo sua soneca confortável.

Cachorros de raça: Shih Tzu filhote dormindo sua soneca confortável. (Créditos/Copyright: “Olexandr Taranukhin/Shutterstock”)

O Shih Tzu pode ser uma boa escolha para quem nunca teve cachorro se você quiser um animal com muitas características. Inicialmente eles foram criados na China para servir de cão para a realeza, mas hoje eles são uma das raças mais populares em todo mundo. Ele tem sido bastante procurado nos dias de hoje, pois o seu pequeno físico e suas facetas fofinhas faz com que todos se apaixonem por ele à primeira vista.

O Shih Tzu é um amante e não um cão de caça. Ele ama amar e ser amado. Eles possuem um enorme coração e adoram repousar no colo do seu dono. O Shih Tzu é um cachorro de raça brincalhão e travesso; sempre sai roubando sapatos pela casa. Não deixe que ele seja mimado demais, pois pode se tornar um problema difícil de se lidar.

9. Brittany

Cachorros de raça: Brittany Spaniel castanho e branco feliz pelo jardim.

Cachorros de raça: Brittany Spaniel castanho e branco feliz pelo jardim. (Créditos/Copyright: “Por Cynthia Ljubicich/Shutterstock”)

Não duvide, o Brittany pode ser um cachorro maravilhoso para quem é ainda inexperiente nessa área. No entanto, eles são extremamente energéticos e precisam de um lar dinâmico e ativo como eles. Eles precisam de exercícios regulares e estímulos mentais, por isso necessitam de pessoas que possam ter tempo disponível para tais atividades.

O Brittany é alegre, sociável e ávido para agradar. Uma das razões para serem perfeitos para donos inexperientes é a falta de grande manutenção. Estes cachorros de raça são extremamente responsivos a disciplina e obediência. Isto é, só precisam de um único olhar firme ou uma palavra de efeito para repreendê-los para logo entender que não estão agradando.

Não é preciso usar nada mais que isso. Ensine-o de forma determinada, mas com carinho. Use técnicas de esforço positivo com engajamento em recreação e recompensas. E lembre-se, este cachorro de raça foi criado para ser um cão de caça do tipo apontador, ele vê pássaros em sua mente tempo integral. Rs!