Menu fechado

9 Melhores raças de cachorro para fazenda e para as montanhas

melhores-cao-montanha-husky

Já pensou em morar em meio às montanhas, no meio da floresta ou em estações de esqui, e se aposentar? Comprar uma boa casa confortável, um cachorro – é o sonho do momento! Enquanto há milhares de raças de cachorros que prosperam em um ambiente de montanha, sem falar em cruzamentos, nós escolhemos alguns que por experiência complementariam uma vida ativa no campo, além de alguns outras raças de cachorros famosos que vivem dando as caras no Instagram.

1. Pastor Australiano

cachorro-montanha-pastor-autraliano
Pastor Australiano (merle) adulto no campo.
(Crédito/Copyright: “Por Bildagentur Zoonar GmbH/Shutterstock”)

Estas “bombas peludas” de origem californiana (sim, o nome Australiano é no mínimo confuso) são a companhia perfeita para as montanhas, principalmente nevadas. Vindo de Lake Tahoe na Califórnia, onde o clima é bastante frio e a neve pesada, a sua pelagem dupla os mantém quentes durante o inverno, mas cai o suficiente para mantê-los frios durante os verões, perfeita para o estilo dos Alpes. Como são cachorros trabalhadores brincalhões eles adoram se exercitar e são companhias ideais para subir e descer as montanhas.

2. Labrador Retriever ou Retriever do Labrador

cachorro-montanha-labrador
Labrador Retriever da cor marrom chocolate. (Crédito/Copyright: “Por JPagetRFPhotos/Shutterstock”)

Por mais incrível que pareça, o Labrador é ótimo em climas frios. A sua natureza brincalhona faz dele uma ótima companhia para as montanhas e como são muito inteligentes, os Labs também são muito usados em resgates de avalanches por patrulhas de esqui em montanhas onde as nevascas são pesadas.

3. Cão Montanhês de Bernese

cachorro-montanha-bernese
Cão Montanhês de Bernese adulto. (Crédito/Copyright: “Por Jennay Hitesman/Shutterstock”)

Verdadeiros gigantes gentis, a sua dimensão não é adequada para um apartamento ou lar pequeno, mas fora de casa o Cão Montanhês de Bernese é perfeito para os climas de montanha. Originalmente reproduzido para acompanhar pastores de laticínios suíços nos Alpes, eles são fortes o suficiente para puxar trenós, portanto a vida na montanha não será problema para eles.

4. Husky Siberiano

cachorro-montanha-husky
Husky Siberiano adulto e sua pelagem exuberante. (Crédito/Copyright: “Por Sbolotova/Shutterstock”)

Óbvio que estes cachorros são perfeitos para um estilo de vida de inverno, se eles podem se sentir confortáveis nas temperaturas frias típicas da Europa, a vida na montanha não é problema. Mas lembre-se: eles são super independentes e podem te deixar comendo poeira se farejarem algo pelo caminho no meio da floresta. No entanto, se você estiver convicto de que a raça é para você e tem tempo e espaço para dedicar à ela, você não vai encontrar uma raça melhor para a vida na montanha – trate-os bem te eles serão extremamentes leais da maneira deles.

5. Shiba Inu

cachorro-montanha-shiba-inu
Cachorro Shiba Inu adulto. (Crédito/Copyright: “Por Evdoha_spb/Shutterstock”)

Além de protagonizarem excelentes memes, Shiba Inus também são excelentes cachorros para as montanhas – eles são da terra do sol nascente (Japão), e entre criadores da raça eles levam a placa de identificação de “independente” que basicamente significa “posso ser um pouco difícil”, mas como todo cachorro, se você investir em treinamento suficiente eles serão ótimas companhias para passar o tempo com você nas montanhas geladas de qualquer lugar.

6. Mastife Tibetano

cachorro-montanha-mastife-tibetano
Mastife Tibetano nas montanhas em meio a neve. (Crédito/Copyright: “Por Ekaterina Brusnika/Shutterstock”)

Outra raça para ser evitada se você não tiver muito espaço disponível, mas se você tiver espaço suficiente para acomodar esse monstro que pode crescer e pesar mais de 70kg, então porque não? Dê só uma olhada nele! Obviamente muito propício para montanhas de neve a julgar pela sua pelagem abundante. Originalmente eles foram reproduzidos para guardar rebanhos, e são uma das raças mais “primitivas” com uma linhagem genética que divergiu dos lobos milhares de anos antes dos cachorros domésticos. Eles podem ser muito protetores e a falta de disciplina consistente pode resultar em cachorros perigosos e imprevisíveis, embora isso seja verdade sobre qualquer outra raça. Com o treinamento adequado eles podem se tornar ótimos cães de família. E se você pensa que eles se parecem com leões, não é só você – em 2013 um Zoo Chinês se deu muito mal exibindo a raça como se fosse um leão até que algumas pessoas começassem a reclamar dos seus latidos.

7. Tamaskan

Não é tecnicamente uma raça “apropriada” perante os clubes de raça, pois os Tamaskans foram reproduzidos a partir de cães de trenó e Pastores Alemães para se parecerem com Lobos Cinzentos, sem a tendência de arrancar as gargantas das pessoas, é claro. Como quase todas as raças aqui nesta lista, eles também são classificados como cachorros trabalhadores, o que significa que com o treinamento certo eles podem ser obedientes assim como energéticos, ótimos para as aventuras nas montanhas.

8. Leonberger ou Leão da Montanha

cachorro-montanha-leonberger
Leonberger ou Leão da Montanha. (Crédito/Copyright: “Por Vaclav Volrab/Shutterstock”)

O Leonberger literalmente significa “pastor leão” em Francês e “leão da montanha” em Alemão — de qualquer jeito fica claro quando você se depara com um, embora eles sejam ótimas companhias para famílias, assim como cachorros de salvamento e busca fantásticos. Eles podem ser enormes, emboras as fêmeas sejam bem menores que os machos, algo a se considerar se você se apaixonar perdidamente por um deles.

9. Great Pirineus

cachorro-montanha-great-pyrenees
Gigante da montanha de neve Great Pirineus. (Crédito/Copyright: “Por schubbel/Shutterstock”)

Cachorros como os Great Pirineus normalmente preferem as temperaturas mais frias, tornando-se quase prostrados no verão e prontos para qualquer aventura durante o inverno. Eles são descritos como leais, atentos, serenos e comportados.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio:

>