Menu fechado

Raça de cachorro mais fiel: qual seria a sua escolha?

Raça de cachorro mais fiel: Dupla de pastores alemães no gramado do parque esperando por comandos.

Os cachorros são capazes de demonstrar lealdade infinita aos seus donos. Eles se mostram amigos dedicados e protetores. Não existe uma única raça de cachorro mais fiel, mas há uma boa quantidade de cachorros fiéis, que dariam suas vidas pelos seus donos.

Raça de cachorro mais fiel: Relação entre o cachorro e dono

O ser humano vem estabelecendo uma relação surpreendente com os cachorros desde antigamente. Como os lobos, os cachorros também são animais de matilha e, portanto acostumados a viver em bando. Ou seja, quando o cachorro começa a fazer parte da família, automaticamente ele atribui este convívio ao seu bando.

Com isso, além da noção de hierarquia, quando o cachorro se submete à uma condição de inferioridade perante aos demais, instintivamente o cachorro estabelece também um senso de lealdade em relação aos seus donos, que ocupam o topo da hierarquia desse bando.

Além disso, os cachorros, por terem sido domesticados pelo homem, também necessitam de companhia, proteção, carinho e amizade. E nós, como seres humanos, também compartilhamos muitas dessas necessidades paralelamente. Enfim, a relação entre cachorro e dono é uma relação de troca mútua.

Com isso, os cachorros conquistam um espaço cada vez maior na vida de seus tutores. Como parte do bando, cada cachorro será leal ao seu modo e demonstrará uma capacidade de extrema devoção. De um modo geral, a maioria dos cachorros tem esse instinto, mas uma raça de cachorro pode ter instintos de lealdade mais fortes que outras.

Portanto, não existe uma raça de cachorro mais fiel que outra, mas cachorros com temperamentos e personalidades diferentes capazes de demonstrar a sua lealdade de diferentes maneiras.

Criamos uma lista com algumas raças de cachorros que acreditamos ser mais fiéis aos seus donos. Tomamos por base dados históricos, reproduções e experiências relatadas de seus donos. E definitivamente, esses cachorros tem apresentado enorme lealdade e audácia ao longos de todos estes anos.

1. Golden Retriever

Raça de cachorro mais fiel: Golden Retriever é uma das raças mais populares que existe e uma das mais fiéis ao seus donos.
Raça de cachorro mais fiel: Golden Retriever é uma das raças mais populares que existe e uma das mais fiéis ao seus donos. (Crédito/Copyright: “Por Stieber/Shutterstock”)

O Golden Retriever, definitivamente pode ser considerado uma raça de cachorro mais fiel. Ele é cão esportista e fisicamente vigoroso. Assim, foi inicialmente desenvolvido na Escócia e utilizado para recuperar caça durante as caçadas. Portanto, é habilidoso em resgatar caças tanto na água quanto na terra. Ele possui um temperamento leve e tranquilo. Amistoso com todos, ele é famoso pela sua natureza dedicada e submissa como cão de companhia. Nesse sentido, não reclama de nada, está sempre alegre e ávido a agradar. Além disso, é extremamente treinável. Por amar estar sempre ao redor de pessoas, o Golden permanece há anos entre as raças mais populares e escolhidas por famílias constantemente. Ele é também é muito popular como cão guia e de terapia.

2. Pastor Alemão

Raça de cachorro mais fiel: Pastor Alemão deitado sobre as folhas douradas de outono.
Raça de cachorro mais fiel: Pastor Alemão deitado sobre as folhas douradas de outono.(Crédito/Copyright: “Por Nataliya Ostapenko/Shutterstock”)

Universalmente contratado por militares e policiais, os Pastores Alemães foram desenvolvidos inicialmente na Alemanha em cerca de 1800. Estes cachorros extremamente energéticos possuem um enorme desejo de servir a um propósito e ser ensinados. Por esta razão, podem também ser considerados uma raça de cachorro mais fiel que outras.

O Pastor Alemão foi criado como o proeminente guarda mundial, militar e policial canino do mundo, por outro lado, esta raça tão leal está ainda acima de todas as suas tarefas. De acordo com a AKC o Pastor Alemão é uma das raças mais populares, e ainda uma das mais afetuosas. Além disso, são ótimos competidores e pastores de rebanhos. Como cão trabalhador, o Pastor Alemão é sem dúvida, surpreendentemente leal; e de fato possui uma inclinação a ter ciúmes da sua família, além de territorial. Por isso, treinamento firme e orientação são exigidos. No entanto, ele é amistoso, inabalável e corajoso.

3. Dachshund

Raça de cachorro mais fiel: Dachshund adulto esperando para passear.
Raça de cachorro mais fiel: Dachshund adulto esperando para passear. (Crédito/Copyright: “Por ch_ch/Shutterstock”)

O Dachshund foi desenvolvido na Alemanha, inicialmente criado para caçar coelhos, texugos e outras presas pequenas dentro de tocas, pois tem pernas curtas e patas grandes boas para cavar. É carinhosamente chamado de “cão salsicha” por causa do seu físico alongado.

O Dachshund adora brincar e entreter a sua família. É um comediante nato que adora obter toda a atenção e está sempre pronto para o show a qualquer hora. Ele até pode ser pequeno, no entanto é incrivelmente defensor de seu bando. Por isso, Dachshunds não levam desaforos pra casa. Desse modo, o Dach é extremamente leal e por isso considerado uma raça de cachorro mais fiel que outras. É, portanto, uma companhia maravilhosa para pessoas solitárias que possuem muito tempo para se dedicarem exclusivamente à ele.

4. Akita Inu

Raça de cachorro mais fiel: Akita Inu em seu ambiente favorito: a neve.
Raça de cachorro mais fiel: Akita Inu em seu ambiente favorito: a neve. (Crédito/Copyright: “Por ZoranOrcik/Shutterstock”)

O Akita Inu é um cão de caça enorme e um antigo guardião japonês. Inicialmente, a raça foi criada para proteger a realeza japonesa, por isso são renomados pela lealdade extrema à sua pessoa favorita. Um atributo que ainda é bastante evidente no temperamento do Akita nos dias de hoje, por esta razão, ocupa o seu lugar nessa lista como uma raça de cachorro mais fiel que outras por aí.

O Akita possui uma construção física impressionante e robusta, e apenas a sua aparência já serve de aviso a quem estiver na má intenção. A rivalidade com outros animais de estimação é um grande problema, assim ele deve ser o único animal de estimação da casa para evitar ataques agressivos em potencial.

5. Collie

Raça de cachorro mais fiel: Collie com sua disposição alegre, sorriso no rosto e pelagem esvoaçante.
Raça de cachorro mais fiel: Collie com sua disposição alegre, sorriso no rosto e pelagem esvoaçante. (Crédito/Copyright: “Por Grisha Brue/Shutterstock”)

O Collie é uma raça de pastoreio inicialmente reproduzida nas terras da Escócia. De acordo com a AKC estes cachorros são conhecidos pelas suas qualidades de pastoreio e proteção.

Definitivamente, eles são fiéis, demonstrativos, alertas e muito rápidos. Por causa dessa natureza pastora, o Collie está acostumado a cuidar do seu bando, por isso são conhecidos pela enorme lealdade com relação aos seus donos e a proteção que lhes sempre reserva.

Ele possui uma pelagem exuberante e longa. Costuma se adaptar tanto na cidade como no campo desde que tenha companhia sempre. Eles são também sociáveis, inteligentes, energéticos e ótimos com crianças e outros animais de estimação.

6. Beagle

Raça de cachorro mais fiel: Beagle filhote brincando no gramado do jardim.
Raça de cachorro mais fiel: Beagle filhote brincando no gramado do jardim. (Crédito/Copyright: “Por golfyinterlude/Shutterstock”)

Beagles são farejadores usados principalmente para caçar coelhos e lebres. Além disso, eram comumente utilizados por seguranças por causa do faro excepcional que possuem.

O Beagle foi criado na Grã Bretanha, mas de acordo com a AKC a raça tem sido citada em referências datadas da Grécia pré-história. Beagles adoram seguir o faro, ocasionalmente colocando-os em circunstâncias perigosas. Estes cachorros são populares pela alegria, gentileza e afetuosidade. Mas também, como animais de bando, eles são extremamente leais e apegados à sua família. O Beagle pode facilmente ser considerado uma raça de cachorro mais fiel aqui nessa lista.

7. Kuvasz

O Kuvasz é uma raça de cachorro enorme e vem da Hungária. Ele é muito conhecido por seus dotes de pastoreio. Foram acostumados a trabalhar sem assistência, no entanto instruídos por seus donos. Kuvasz são extremamente leais, corajosos e autoritários. Hoje, eles não são mais tão vistos em fazendas, e costumam viver em casa como animais de estimação. São companhias incríveis, pois são bem humorados. No entanto, por causa da natureza solitária, possuem um certo distanciamento especialmente com estranhos. Mesmo assim, é uma raça de cachorro mais fiel por causa do seu instinto pastor acostumado a receber ordens e executar tarefas.

8. Brittany

Raça de cachorro mais fiel: Brittany esbelto castanho e branco no parque.
Raça de cachorro mais fiel: Brittany esbelto castanho e branco no parque. (Crédito/Copyright: “Por space_heater/Shutterstock”)

Brittany é uma raça de cachorro que recebeu seu nome em homenagem à uma cidade da França. Foi criado há mais de 100 anos, e era muito usado para caça. Eles são extremamente ativos e esportistas, famosos pelo entusiasmo e alegria. Sendo assim, podem até ser considerados hiperativos se comparados à pessoas menos agitadas.

O Brittany é conhecido pela sua sociabilidade e extrema lealdade. Além disso, pode ser facilmente ensinado devido a sua sensibilidade nata. Basta um olhar ou um sinal e ele obedece. Por causa da sua capacidade de obediência, é claramente uma raça de cachorro mais fiel que muitas outras que existem por aí.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio: