in

8 Raças de cachorro de pelo longo mais buscadas

cachorros-montanhes-bernese-pelos-longos

Embora raças de cachorros de pelos longos costumam exigir maiores cuidados e uma manutenção maior ainda, cerca de 95% das pessoas preferem um cachorro de pelo longo ao invés de um cachorro de pelo curto.

De fato, quando as pessoas saem a procura de um cachorro tanto para comprar como para adotar, tirando o porte do cachorro da equação, uma das preferências mútuas é pela pelagem longa ao invés de curta. Talvez sem saber no que isso pode implicar, inicialmente a imagem típica de um cachorro que todo mundo tem na memória é mesmo de um cachorro de pelo longo. Assim, cachorros de pelo longo são os favoritos ente muita gente!

De início, a preferência pelo cachorro de pelo longo pode parecer apenas uma questão de gosto, no entanto, a escolha terá efeitos muito além da aparência do cachorro. Por esta razão, não importando o gosto pessoal, a escolha deve ser feita com prudência antes que a decisão final seja tomada.

Cachorro de pelo longo: Preferência nacional

É verdade, cerca de 95% das pessoas preferem os magníficos fios lisos e longas tranças dos cachorros de pelos longos. Isto deve-se ao fato deles exibirem uma bela aparência na maior parte do tempo. Sim, a aparência deles é mesmo de encher os olhos. No entanto, cuidar de um cachorro de pelo longo pode exigir uma manutenção bem maior que normalmente é esperado.

Isto é, você terá que manter a mente aberta, pois muitos dos cuidados exigidos por um cachorro de pelo longo implicará em mais esforço para fazer com que ele se acostume com essa manutenção para mantê-o com boa aparência. Ou seja, não será fácil tanto fazer com que ele fique apresentável, como também fazer com que ele não se aborreça no processo.

O cachorro de pelo longo exige, no mínimo, escovações diárias, tosas específicas e banhos mais frequentes com shampoo e condicionador para ajudar a desembaraçar os pelos. Além disso, a pelagem costuma arrastar sujeira presa nos pelos para dentro de casa. Portanto, não é tão fácil assim manter a exuberância todos os dias!

Mas se mesmo assim, você estiver certo de que é capaz de cuidar bem de um cachorro de pelo longo, uma boa dica é recompensá-lo pelo seu bom comportamento toda vez que estiver fazendo a sua manutenção de rotina. Isso vai fazer com que ele se acostume mais rápido e passe a gostar da rotina. Dito isso, segue uma lista abaixo de 8 cachorros de pelo longo mais buscados no mercado, talvez um deles seja tudo aquilo que você está procurando!

1. Havanês

Cachorro de pelo longo: Havanês filhote preto e branco no gramado do parque.
Cachorro de pelo longo: Havanês filhote preto e branco no gramado do parque. (Crédito/Copyright: “Por Sandra Huber/Shutterstock”)

O Havanês é o único cachorro criado em Cuba, portanto é considerado um símbolo nacional. Ele é um cachorro de porte pequeno, patas curtas e aparência amável. É um cachorro de pelo longo, liso e brilhante com diversas misturas de cores. O Havanês é extremamente sociável, por isso um companheiro muito procurado por muitas famílias. Ele também se ajusta fácil a quase todo tipo de clima. O seu temperamento alegre combina com o seu andar sempre animado. Seus olhos escuros e expressivos e sua cauda estendida são envoltos pela sua pelagem longa e brilhante.

Eles são xeretas e adoram observar o que acontece ao redor deles. Além disso, eles adoram brincar e fazer palhaçadas. O Havanês é uma companhia bastante amável e amistosa, extremamente sensível com relação à sua família e excelente com crianças. Também são capazes de se dar bem com outros cachorros, gatos e muitos outros tipos de animais.

2. Cão Montanhês de Bernese

Cachorro de pelo longo: ão Montanhês de Bernese deitado sobre a grama do parque.
Cachorro de pelo longo: ão Montanhês de Bernese deitado sobre a grama do parque. (Crédito/Copyright: “Por Degtyaryov Andrey/Shutterstock”)

O Cão Montanhês de Bernese é conhecido no seu país natal por Berner Sennenhund. Ele é uma raça pré histórica descoberta em 1937 e uma das poucas raças montanhesas crescendo em popularidade na Suíça, embora seja o único cão no grupo com uma pelagem extensa e macia. Por ser um cachorro de pelo longo e de camada dupla, o Bernese exige escovações habituais e constantes.

De acordo com a AKC, a raça é popular como trabalhadora e muito apreciada pela sua inteligência, força e rapidez. Ele foi muito usado para pastorear gado por longas distâncias. Até hoje, o Bernese é um cachorro notável que se mantém forte e ágil o suficiente para aguentar o trabalho. Ele é ainda muito usado em treinamento de agilidade e obediência, tracking, pastoreio e terapia.

O Bernese é um cachorro atento, confiante, sociável, responsivo e agradável que possui melhor desempenho em climas frios. Ele é uma companhia excelente para a família, pois é capaz de criar uma ligação muito forte com todos do seu convívio.

3. Yorkshire Terrier

Cachorro de pelo longo: Yorkshire Terrier filhote e todo o seu charme me pleno outono.
Cachorro de pelo longo: Yorkshire Terrier filhote e todo o seu charme me pleno outono. (Crédito/Copyright: “Por Scorpp/Shutterstock”)

Muito popular na Inglaterra como caçadores de pragas, o amável Yorkshire Terrier se tornou um cão de companhia muito apreciado entre todos. Especialmente ainda mais apreciado por quem curte um cachorro de pelo longo.

Inicialmente foi um companheiro para a classe trabalhadora, embora o seu pelo longo e exuberante o tenha tornado um dos favoritos nas exposições de cães. E para manter toda essa aparência, hoje aristocrática, ele exige escovações diárias.

Embora, o Yorkie seja membro do grupo Cães de Companhia ou Toy, ele é surpreendentemente corajoso, tenaz e vigoroso, um verdadeiro terrier de temperamento de cachorro de porte muito maior. O Yorkshire terrier é audacioso, xereta e sempre pronto para dar suas escapadas. É capaz de ser agressivo com outros cachorros, sem ter noção do seu próprio tamanho, mas está entre as melhores raças para apartamentos.

4. Soft Coated Wheaten Terrier

De acordo com a AKC, os Soft Coated Wheaten Terriers compartilham de uma mútua linhagem com o Terrier Irlandês e o Kerry Blue. No entanto esta raça é caracterizada pela pelagem sedosa, macia e longa. Ele foi bem popular na Irlanda por cerca de 200 anos atrás.

Hoje, estes cães são versáteis, fáceis de se adaptar tanto no campo ou na cidade desde que obtenham atenção e exercícios que precisam. A raça tem sido valorizada por ser rápida, entusiasmada e habilidosa em cercar fronteiras de pequenas fazendas. Eles também são extremamente amistosos e adoram crianças.

Soft Coated Wheaten Terriers gostam de caminhar e também de participar em competições caninas como o flyball ou agility. Mas, por ser um cachorro de pelo longo, ele precisa se escovações diárias. Por outro lado, não costuma soltar muitos pelos, mas precisa de banhos e tosas a cada mês ou outro para manter a forma de sua pelagem.

5. Bearded Collie

Cachorro de pelo longo: Bearded Collie deitado sob o tapete da sala espalhando toda a sua pelagem lisa e exuberante.
Cachorro de pelo longo: Bearded Collie deitado sob o tapete da sala espalhando toda a sua pelagem lisa e exuberante. (Crédito/Copyright: “Por Nobor/Shutterstock”)

O Bearded Collie é conhecido por pastorear rebanhos e difere do Highland Collie pelas pelagens no rosto. De acordo com a AKC, a raça tem sido reproduzida por 100 anos para servir o homem e ser sua companhia. Hoje, a companhia deste cachorro é ainda muito apreciada por amar brincar com crianças e gostar de passar seu tempo com seus donos.

Bearded Collies são conhecidos pela pelagem dupla, desgrenhada, à prova d’água, que cai sobre o corpo inteiro desde o queixo; a pelagem interna é suave e cabeluda, enquanto os pelos externos são lisos e duros. A cor da pelagem se altera algumas vezes antes de alcançar a maturidade. É um cachorro de pelo longo que necessita de escovações diárias para evitar emaranhamentos.

Bearded Collies possuem um temperamento alegre, leve, muito afetuoso, brincalhão e dinâmico. No entanto, eles não podem viver em apartamentos, pois são muito ativos. Por outro lado, podem se adaptar melhor se tiverem acesso a um jardim. Além disso se adaptam bem também a qualquer clima.

6. Afghan Hound

Cachorro de pelo longo: Afghan Hound e seus pelos longos e lisos no gramado do parque.
Cachorro de pelo longo: Afghan Hound e seus pelos longos e lisos no gramado do parque. (Crédito/Copyright: “Por Sally Wallis/Shutterstock”)

O Afghan Hound é considerado um caçador aristocrático. Inicialmente, foi muito utilizado para caçar animais enormes como leopardos nas montanhas do Afeganistão e nos desertos. Eles eram muito apreciados pela capacidade de correr em alta velocidade longas distâncias. E também muito valorizados pela capacidade de pensar e caçar sozinhos, sem a ajuda de seus donos.

A sua aparência é sofisticada, a raça é envolta por uma pelagem grossa e extremamente fina e lisa. É um cachorro de pelo longo abundante e esvoaçante, por isso precisa de muita manutenção para manter essa aparência. Filhotes de Afghan Hounds sempre exigem muita atenção da família e afeto como qualquer filhote de outra raça, no entanto a exigência diminui bastante durante o seu amadurecimento.

Afghan Hounds adultos não costuma se interessar pelas pessoas e muitas vezes nem gostam de ser abraçados. Este cão independente tomará suas próprias decisões, e se for a raça da sua escolha, lembre-se que manutenção de sua pelagem é simplesmente vital.

7. Komondor

O Komondor é um cachorro de pelo longo que mais parece que foi feito para esfregar o chão. No entanto, na Hungria onde foi criado, ele tem uma herança longa e digna de cão de guarda de rebanhos. Até hoje, estes cachorros ainda são utilizados como guardiões de ovelhas. Komondors precisam de tempo para gastar ao ar livre e exigem longas caminhadas todos os dias. Ele costuma se dedicar à sua família inteiramente, mas é desconfiado de estranhos, e não se sente bem na presença deles.

A sua pelagem longa que mais parecem cordões de lã ajuda o cachorro a se misturar com as ovelhas e passar desapercebido por predadores. Além disso, ainda os protege de condições climáticas duras e de qualquer forma de ferimento.

No entanto, sua pelagem exige atenção completa. Como por exemplo, desembaraçar os pelos com as mãos para evitar nós ou embaraços. Além disso, depois do banho os fios devem ser secos completamente ou vão demorar cerca de 3 dias para secar totalmente.

8. Lhasa Apso

Cachorro de pelo longo: Lhasa Apso deitado no chão espalhando toda a sua pelagem lisa e brilhante.
Cachorro de pelo longo: Lhasa Apso deitado no chão espalhando toda a sua pelagem lisa e brilhante. (Crédito/Copyright: “Por Serhii Moiseiev/Shutterstock”)

A raça Lhasa Apso foi desenvolvida no Tibete, onde monges tibetanos os utilizavam como sentinelas nas propriedades dos monastérios.

Eles também utilizavam a raça em vários outros rituais religiosos e com isso respeitavam e admiravam muito estes cachorros, que eram considerados cães sagrados. Hoje, eles são companhias dependentes que ainda levam muito à sério a responsabilidade de vigia.

O Lhasa Apso também é um cachorro de pelo longo muito popular pelos fios extensos, que se arrastam pelo chão. Por isso, precisam de escovações diárias para evitar que se embaracem. Lhasas Apsos são muito dedicados à família, são corajosos e muitas vezes dominadores, exigindo atenção sempre.

Dani Jardim

Written by Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

racas-caninas-arruinadas-popularidade

Como 100 anos de reproduções arruinaram 10 raças de cachorros

Raça de cachorro mais fiel: Dupla de pastores alemães no gramado do parque esperando por comandos.

Raça de cachorro mais fiel: qual seria a sua escolha?