8 Cuidados com o cachorro na hora de fazer atividades físicas

Os cachorros podem ser ótimos companheiros de caminhadas ou corridas. Mas cuidar do cachorro também significa exercitá-lo da maneira correta. Ou seja, é preciso tomar alguns cuidados com o cachorro na hora de fazer as atividades físicas com ele. A fim de que estas atividades não provoquem problemas que possam afetar a saúde deles, diminuindo assim a expectativa de vida do cachorro.

Dicas de cuidados com o cachorro

Tomando alguns cuidados com o cachorro ao seguir esses 08 simples passos abaixo, o seu cachorro poderá se exercitar durante a vida inteira sem que haja qualquer problema. Veja a seguir:

1. A idade importa

Cuidados com o cachorro: Golden Retriever já adulto fazendo sua caminhada matinal
Cuidados com o cachorro: Golden Retriever já adulto fazendo sua caminhada matinal. (Crédito/Copyright: “Lunja/Shutterstock”)

Devemos ter um cuidado especial com os filhotes (até 6 meses) e com cães de idade avançada (a partir de 8 anos). Ou seja, ambos não devem se exercitar em excesso para evitar problemas ósseos, em suas articulações ou problemas cardíacos, entre outros.

2. Faça check ups anuais

Cuidados com o cachorro: Labrador retriever fazendo o seu check-up anual no veterinário
Cuidados com o cachorro: Labrador retriever fazendo o seu check-up anual no veterinário. (Crédito/Copyright: “Alexander Raths/Shutterstock”)

Antes de começar a praticar qualquer atividade física com o seu cachorro, providencie uma espécie de check up marcando uma consulta com um veterinário de sua confiança. Não deixe de colocar em dia as vacinas para cachorros e vermifugação.

3. Atenção à temperatura

Cuidados com o cachorro: cachorro sendo refrescado na mangueira após exercícios durante o verão
Cuidados com o cachorro: cachorro sendo refrescado na mangueira após exercícios durante o verão. (Crédito/Copyright: “Claudiowl/Shutterstock”)

Procure fazer os exercícios nos horários em que o sol não esteja forte para evitar a desidratação. Além disso, não se esqueça de ter água disponível o tempo inteiro, e oferecer sempre pequenas doses com frequência.

4. Atenção ao sinais de cansaço

Cuidados com o cachorro: Labrador retriever descansando no gramado após exercícios
Cuidados com o cachorro: Labrador retriever descansando no gramado após exercícios. (Crédito/Copyright: “sanjagrujic/Shutterstock”)

Ao praticar os exercícios, aumente o grau do esforço gradativamente e pare aos primeiros sinais de cansaço. Pois, abusos podem provocar problemas de coluna, deformidades dos membros anteriores e posteriores e até enfarte.

5. Atenção à raça

Cuidados com o cachorro: Raças como o Beagles são bastante ativas e adoram se exercitar
Cuidados com o cachorro: Raças como o Beagles são bastante ativas e adoram se exercitar. (Crédito/Copyright: “Soloviova Liudmyla/Shutterstock”)

Informe­-se sobre os limites e as necessidades de cada uma das raças. Ou seja, algumas raças de pequeno porte, por exemplo, são mais sensíveis a atividades prolongadas. Já outras possuem dificuldade de respiração e mais dificuldade de controlar a temperatura corporal, como as raças braquicefálicas (Pug, Buldogue Inglês, Pequinês).

6. Evite exercícios após refeições

Cuidados com o cachorro: Labrador retriever se alimentando
Cuidados com o cachorro: Labrador retriever se alimentando. (Crédito/Copyright: “Dmytro Zinkevych/Shutterstock”)

Nunca estimule a prática de exercícios logo após as refeições. Ou seja, procure sempre dar um intervalo de pelo menos duas horas entre as refeições e o exercício.

7. Coleira é necessária

Cuidados com o cachorro: cachorro segurando a sua coleira para ser colocada antes do passeio de rotina
Cuidados com o cachorro: cachorro segurando a sua coleira para ser colocada antes do passeio de rotina. (Crédito/Copyright: “Jaromir Chalabala/Shutterstock”)

Não deixe o seu cão sem coleira, mesmo em locais seguros. Se precisar, use as guias longas que dão mais liberdade, assim como segurança.

8. Atenção à resistência física

Cuidados com o cachorro: O Dálmata é uma das raças conhecidas pela sua enorme resistência física
Cuidados com o cachorro: O Dálmata é uma das raças conhecidas pela sua enorme resistência física. (Crédito/Copyright: “Rock and Wasp/Shutterstock”)

Assim como os seres humanos, alguns cachorros podem criar uma maior resistência física com relação aos exercícios. Assim, não se satisfazendo mais tão facilmente. Apesar de raro, se acontecer, tente manter a mesma frequência, quantidade e intensidade, mesmo assim.

1 comentário em “8 Cuidados com o cachorro na hora de fazer atividades físicas”

  1. Uau! Eu realmente desfrutei o template/tema deste site.
    É simples, mas eficaz. Muitas vezes é desafiador obter esse “equilíbrio perfeito”
    entre convivialidade e aparência visual. Devo dizer que tens feito um incrível trabalho com isso.
    Além disso, o blog carrega muito rápido para mim no Opera.

    Soberbo!

    Responder

Deixe um comentário