Melhores Raças de Cachorros para caminhadas ao ar livre

A caminhada é uma das melhores formas de manter e fortalecer o vínculo de afeto com o cachorro

Quer você costume caminhar sozinho ou adore fazer longas caminhadas com um grupo de pessoas, na maioria das vezes quase não há oportunidade para levar o seu companheiro de quatro patas junto. Na realidade, qualquer atividade que possa ser feita ao ar livre é uma excelente oportunidade para levar o seu cachorro, e a caminhada é uma das melhores atividades e mais simples de engajar nossos cachorros junto conosco nesta atividade.

Mas lembre-se que há algumas coisas para se considerar antes de se embrenhar por trilhas com o seu cachorro. Por exemplo, por quanto tempo vocês dois irão caminhar, pois algumas raças de cachorros não possuem a mesma resistência que outras para longas caminhadas, além disso, deve-se considerar também se a raça é adequada para o clima do local, ou temperatura em determinada hora do dia.

Se você considerar tudo isso não haverá demais restrições com relação aos tipos de cachorros que irão alegremente se juntar à você nesta aventura, mas estas 7 raças em particular abaixo, possuem a força e energia para tal atividade como ninguém. Se você estiver procurando por um cachorro que seja capaz de manter o ritmo de uma boa e vigorosa caminhada ou até uma corrida, você definitivamente deve começar por esta lista.

Segue abaixo nossa lista das melhores raças para caminhadas ou hiking que estão preparadas para a atividade e que ainda manterão o ritmo nas mais variadas aventuras.

1. Border Collie

racas-cachorro-hiking-border-collie

Border Collie deitado em momento de tranquilidade. (Crédito/Copyright: “Por Kate Grishakova/Shutterstock”)

O Border Collie é um cachorro trabalhador vigoroso de tamanho padrão. Conhecido pela sua energia escalante, agilidade inacreditável e inteligência extraordinária, o Border Collie é profissional em muitas atividades ao ar livre, hiking ou caminhadas vigorosas é definitivamente uma delas. O Border Collie tem consciência do seu ambiente e também é capaz de traçar o seu caminho e direção muito bem, o que excepcionalmente vital para esta atividade. É capaz de aprender em um nível avançado e é um cachorros trabalhadores mais fortes prosperando em admiração. O Border Collie é um dos líderes em níveis de competições caninas e diversos esportes, se destaca em obediência, agility, Frisbee e pastoreio. O Border Collie é um presente do céu para quem desejar obter os mais altos níveis em esportes caninos. Fazendeiros também costumam ficar muito satisfeitos com esta raça de cachorro, já que inicialmente Border Collies foram desenvolvidos para ajudar em tais tarefas. Assumindo que eles tenham boas oportunidade e exercícios suficientes para se manterem engajados, o Border Collie terá sempre um comportamento alegre com outros animais e crianças, mas se você não for capaz de mostrar 100% de liderança, ele pode se tornar hostil com outros cachorros do mesmo gênero.

2. Leão da Rodésia

racas-cachorro-hiking-leao-rodesia

Leão da Rodésia filhote brincando no parque em meio as plantas. (Crédito/Copyright: “Por Tatiana Katsai/Shutterstock”)

O Leão da Rodésia é um cachorro de força, comprometimento e bravura impressionantes. Apesar dele confirmar uma herança pré-histórica, o Leão da Rodésia, no entanto, é de ascendência comparativamente atual em linhas de padronização da raça. Nos dias de hoje, o Leão da Rodésia descendem de uma variedade de raças de cachorros que foram cruzados por Rodésia com cachorros locais das tribos de Hottentots e colonos da África do Sul. A sua crista acabou sendo a sua marca registrada. O Leão da Rodésia resistiu a formas diferentes todos estes anos por causa das suas excelentes habilidade de caça. Além de seguir e rastrear animais selvagens enormes, ele era muito utilizado para manter a sua presa encurralada. Ele era o guardião das famílias em fazendas, supervisionava caças e caçadores tudo na África do Sul e Central, onde a raça se desenvolveu até ter a sua forma recente. Desde a sua terra Natal na África, o Leão da Rodésia não perdeu nenhuma das suas habilidade como guardião ou caçador e continua sendo um coorte excepcional. O Leão da Rodésia é um animal de estimação dedicado e muito leal ao seu dono. Ele é um tanto distante e impaciente com estranhos.

3. Vizsla

racas-cachorro-hiking-vizsla

Vizsla em posição de caça em um dia de outono. (Crédito/Copyright: “Por Bildagentur Zoonar GmbH/Shutterstock”)

Esta raça de cachorro, originada na Hungria, é famosa pelas suas habilidades de caçador. Uma porção da raça é retriever e parcialmente apontador; ele é uma excelente combinação de algumas das melhores raças para se viver ao ar livre. Nunca subestime o Vizsla uma vez treinado e ensinado. No entanto, eles ainda podem ser excessivamente teimosos e autodeterminado, mas ao reconhecer o seu dono como seu superior eles tendem a ficar submissos sem hesitar. Eles também possuem grande força e resistência, e adoram estar com a família em qualquer atividade, seja uma caminhada curta ou longa. Eles se destacam em velocidade, saltos e até obstáculos. Por outro lado, eles tendem a ser curiosos e desconfiados, por isso é vital supervisioná-los principalmente durante as caminhadas durante a noite.

4. Pointer Alemão de Pêlos curto

racas-cachorro-hiking-pointer-alemao

Dupla de filhotes de Pointer Alemães juntos deitados na caminha deles. (Crédito/Copyright: “Por Nils Versemann/Shutterstock”)

O que faz o Pointer Alemão de Pêlos curto se destacar dos demais é a sua versatilidade e inteligência. De acordo com a AKC, o Pointer também se destaca em provas competitivas caninas como apontar, retriever e trailing, uma forma de se mover rasteiramente. Além disso, o seu incrível faro faz dele um excelente caçador de codorna, faisão, aves aquáticas, gambá, cervos e guaxinins. Esta raça é capaz de desempenhar de tudo, não importa qual seja a sua abordagem de caça. Esta raça de cachorro altamente dinâmica e inteligente é outra opção maravilhosa para famílias que gostam de caminhadas vigorosas. Ele é apto para qualquer atividade e todo tipo de hobby. Ele normalmente precisa de pelo menos 1 a 2 horas e exercícios diariamente, pois ele tem uma energia que dura um dia inteiro. Antes de levar esta raça para uma caminhada, não de esqueça que ele possui uma um forte instinto de presa. Animais pequenos como coelhos, esquilos e outros bichinhos de florestas podem atraí-lo para uma perseguição, por isso eles devem ser bem adestrados e treinados a não sair correndo por aí atrás de outros animais. De modo geral, eles são protetores e podem ser ótimos cães de guarda, além de adorarem uma caminhada ao ar livre.

5. Cão D’água Português

racas-cachorro-hiking-cao-dagua-portugues

Cão D’água Português deitado sob o banco da praça. (Crédito/Copyright: “Por Scott F. Smith/Shutterstock”)

Se a caminhada for perto de qualquer forma de água, como numa praia, próximo a um riacho, então Cão D’água Português é o seu par perfeito. Estes cachorros são conhecidos por duas características: o senso do humor e suas habilidades na água. Eles eram utilizados em Portugal para pastorear e pescar peixes com redes, recuperar equipamentos de pescadores e iscas e transmitir mensagens entre os barcos de pescas. Eles eram considerados pelos pescadores como parte do time e podiam consumir os peixes e ainda eram pagos pela ajuda e serviços prestados. A ligação criada entre ele e os pescadores os tornaram sociáveis. Por isso, eles adoram passar o tempo com seus donos, estar sempre à vista e fazer parte de todas as atividades em família. Eles nunca se cansam de aventuras! O Cão D’água Portugues possui força e atitude de sobra. Estes cachorros podem correr e caminhar o dia inteiro e ainda pedir mais. Eles são excessivamente grandes para viver em apartamentos e mais adequados à locais com mais espaço. Por outro lado, eles possuem a reputação de serem cães hipoalergênicos, embora não exista tal coisa, mesmo assim são boas opções para quem sofre de alergias.

6. Cão Montanhês de Bernese

racas-cachorro-hiking-bernese

Cão Montanhês de Bernese em dia ensolarado. (Crédito/Copyright: “Por Grigorita Ko/Shutterstock”)

O calmo e tranquilo Cão Montanhês de Bernese é um cachorro extremamente trabalhador e um dos melhores raças de cachorro para caminhadas. Estes cães gigantes eram criados para puxar trenós. Eles possuem a reputação de ser intensamente leais e devotados. Eles são capazes de carregar coisas de aproximadamente 10 vezes o peso deles, o que significa que eles podem ajudar qualquer um a carregar qualquer coisa durante uma aventura. Eles são inteligentes, amáveis e adoram ser desafiados a aprender novos truques. O Cão Montanhês de Bernese ainda vem com pelagem extra brilhante capaz de aguentar climas frios; ideal para altas altitudes. Por outro lado, eles tendem a ter problemas cardíacos; por isso é preciso manter o seu cachorro resfriado por dentro quando estiver extremamente quente do lado de fora. Eles são desbravadores de montanhas naturais; obviamente está até no nome deles. Eles adoram brincar na neve e ficar na companhia da sua família humana.

7. Vira-latas ou SRD (sem raça definida)

racas-cachorro-hiking-vira-latas

Cachorro sem raça definida ou o famoso “vira-lata” demonstrando todo o seu charme. (Crédito/Copyright: “Por Pitchapron J/Shutterstock”)

O Vira-latas é uma misturas de raças não definidas com descrições e características imprevisíveis. Estes cachorros estão disponíveis em todos os tamanhos, cores, formas e padrões. Eles podem ter orelhas caídas ou eretas, caudas longas ou curtas, patas alongadas e uma mancha escura sobre o olho esquerdo. Toda essa mistura de raças se destaca onde um pedigree deixa a desejar. Como um dos melhores cães de família, delineado por um conjunto de genes mais amplo e mais variado, a sua ferocidade é mais submissa em comparação aos parentes de raça pura, seus desejos e impulsos são dominados. A sua afetuosidade, lealdade e avidez para agradar ainda estão intactas como em outros cachorros. Eles são ótimos em muitas coisas e possuem todas as características de um dos melhores cachorros para grandes aventuras ao ar livre. Você pode procurar por um no seu bairro ou em abrigos de adoção e você será recompensado com um amigo capaz de acompanhá-lo a grandes aventuras pelo resto da vida.