Menu fechado

6 Boas razões para adotar um cão mais velho

Os abrigos caninos estão lotados de cachorros mais velhos esperando por uma segunda chance na vida — um novo lar, uma nova família para amar. Muitos desses animais já tiveram donos e foram muito amados, mas por várias razões diferentes acabaram sem lar. São muitas as razões pelas quais as pessoas decidem abandonar seus cachorros (veja quais as raças de cachorros mais abandonas aqui) e muita gente gente acha que se deixarem seus cães mais velhos nos abrigos ele serão adotados e terão uma ótima vida com alguma outra família. Mas nem sempre isso acontece.

Muitos desses animais se tornam depressivos e são trocados pelos cachorros mais jovens, mais fofinhos. Quando as pessoas pensam em trazer um cachorro para o convívio da família, na maior parte das vezes eles imaginam um filhote fofinho, de cauda abanando e focinho molhado. Enquanto os filhotes são adoráveis, há várias outras razões sólidas para considerar adotar um cachorro mais velho. Os cães mais velhos precisam tanto de um lar quanto os cães mais jovens, e são igualmente capazes de ser companheiros amáveis e leais.

Há inúmeras razões para se adotar um cachorro, e ainda outras razões excelentes para considerar um cachorro mais velho quando você estiver pronto para adotar — experimente!!!

1. Seja um herói!

razoes-adotar-cachorro-mais-velho-heroi
Garoto beijando o seu novo companheiro mais velho ao chegar no novo lar. (Crédito/Copyright: “Por sonya etchison/Shutterstock”)

Adotando um cachorro mais velho, você estará lutando pela valorização da beleza da vida em todas as idades e fases. Os abrigos estão constantemente lotados e os cães mais velhos são muitas vezes os primeiros a sofrerem eutanásia. Ao escolher um animal mais velho você estará literalmente salvando uma vida. É heróico enxergar a beleza e o amor onde outros nem se preocupam em olhar e ainda mais heróico dar uma segunda chance ao cachorro mais velho para que ele viva o resto da vida dele com amor e dignidade.

2. Cachorros mais velhos já estão treinados

razoes-adotar-cachorro-mais-velho-treinados
Dono acariciando seu cachorro após uma demonstração de bom comportamento. (Crédito/Copyright: “Por 8th.creator/Shutterstock”)

A maioria dos cachorros mais velhos já foram treinados e já sabem o básico. Eles sabem que fazer as necessidades deve ser fora de casa e que sapatos são para ser usados em pés humanos e não para serem mastigados. Um cachorro mais velho já aprendeu muitas das lições de vida, e são mais rápidos para entender aquilo que você deseja que ele faça. Cães mais velhos, especialmente aqueles que foram amados, tentarão agradar seus donos sendo obedientes e demonstrando suas boas maneiras.

3. Poucas surpresas

razoes-adotar-cachorro-mais-velho
Labrador retriever em idade madura pode ser uma boa opção. (Crédito/Copyright: “Por Joop Snijder Photography/Shutterstock”)

Cachorros mais velhos são famosos pela comodidade, facilidade de lidar, tamanho e temperamento. Você não vai ficar imaginando de que tamanho ele irá ficar ou como ele vai ser: tímido, extrovertido, indiferente ou leal, por isso com os cachorros mais velhos é bem mais fácil decidir qual deles se adaptará melhor ao seu estilo de vida.

4. Menos exigente

razoes-adotar-cachorro-mais-velho-menos-exigente
Golden Retriever mais velho já é bem menos ativo e continua sempre muito leal e companheiro. (Crédito/Copyright: “Por Raymond Truax/Shutterstock”)

Não adote à não ser que você esteja preparado para dar amor, atenção, gastar dinheiro e fazer alguns sacrifícios pessoais, saiba o que considerar antes de ter um cachorro para a vida inteira. Um cachorro mais velho é menos exigente que um filhote destreinado e altamente energético. Embora os cães mais velhos ainda apreciem uma boa caminhada diariamente, eles também se contentam em ficar quietos tirando uma soneca ou descansar aos seus pés, por isso se adaptam a muitos tipos de lares e estilos de vida com facilidade. Um cachorro mais velho não irá deixá-lo exausto. A maioria dos cachorros mais velhos não precisam de monitoramento constante e todo o treinamento que os filhotes necessitam, por isso os cachorros mais velhos são uma boa escolha para pessoas mais velhas (veja as melhores raças para idosos aqui) também ou famílias muito ocupadas com crianças pequenas (veja as melhores raças para crianças aqui).

5. Companheirismo instantâneo

razoes-adotar-cachorro-mais-velho-companheirismo
O cachorro adotado acaba sempre fortemente ligado ao seu dono por pura gratidão. (Crédito/Copyright: “Por Qpbibka/Shutterstock”)

A maioria dos cachorros mais velhos já foram socializados e aprenderam como se dar bem com os humanos e outros animais de estimação. Você vai poder pular do treinamento e socialização que os filhotes exigem e ir direto para o mimo. Cães mais velhos conhecem a rotina, ao abrir a porta do carro eles já pulam para dentro. Eles sabem o que significa a palavra “passear” ou a palavra “biscoito” e portanto você será capaz de ter muitas interações inteligentes sem que haja anos de treinamento. A recompensa por passar o tempo com o seu cachorro mais velho é a rápida ligação criada entre vocês que constrói um futuro especial juntos. E não tem nada mais gratificante como fortalecer o vínculo com o seu cachorro.

6. Cães mais velhos são capazes de aprender novo truques

razoes-adotar-cachorro-mais-velho-novo-truques
Um cachorro vira-latas mesmo mais velho continua sendo muito inteligente e capaz de aprender o que você quiser ensinar. (Crédito/Copyright: “Por Nick Chase 68/Shutterstock”)

O cachorro mais velho adora aprender novos truques. Isso pode até não bater com o quê você ouviu no passado, mas é verdade. Os cachorros podem ser treinados em qualquer idade, é só saber como adestrar o seu cachorro. Um cachorro mais velho, que recebeu uma nova chance e um bom lar, irá recompensá-lo com uma devoção inabalável e fará o melhor para agradá-lo, por isso ensiná-lo novos truques é fácil, além de que eles podem ser excelentes cães de terapia. Apenas preste atenção para não cometer alguns erros básicos na hora de adestrar o seu cão, e mantenha sempre o treinamento variado e divertido.

Se você optou por levar para casa um novo cachorro é importante educar a si mesmo sobre como serão as coisas entre vocês daqui pra frente. Não se esqueça de dar um tempo ao cachorro para que ele possa se ajustar ao novo ambiente dele e sua nova família. Observe o seu novo cachorro se familiarizando com sua personalidade, com as coisas que você gosta ou não gosta, para ver como ele está se comunicando com você. Uma atitude gentil e compreensiva ajuda eles a se ajustarem com mais facilidade. O privilégio de amar um cachorro mais velho pode fazer todo dia especial.

Para aqueles que ainda estiverem relutantes a considerar um cachorro mais velho por causa da possibilidade de perda mais próxima, lembre-se que a vida não oferece garantias. Tempo de qualidade junto significa muito mais que quantidade.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio: