Todo mundo que tem cachorro e preza pela saúde deles deve mantê-los em uma dieta saudável. Isto é, para preservar a sua saúde dele e evitar problemas como a obesidade canina, é necessário compreender que existem alimentos prejudiciais à saúde deles. Ou seja, existem alimentos que cachorro não pode comer.

Sabendo quais os alimentos que seu cachorro deve ou não deve consumir, você não só estará o mantendo saudável e fora de perigo —, mas fazendo-o feliz!

Alimentos que cachorro não pode comer prejudicam a saúde

Como os seres humanos, todo cachorro tem direito à uma alimentação segura e saudável. A dieta do cachorro é tão importante quanto os estímulos físicos e mentais necessários e o adestramento canino. Ou seja, os estímulos e o treinamento são essenciais para a sua saúde dele e devem estar sempre aliados à sua dieta alimentar.

Por isso, é preciso estar vigilante e nunca deixar de observar certos ingredientes nos alimentos que podem ser tóxicos para o cachorro. Em uma sociedade em que o alimento é uma fusão de culturas, pode ficar difícil saber determinar quais alimentos são seguros para o consumo. Para tanto, criamos uma lista de alguns alimentos que cachorro não deve comer, veja abaixo.

Note: Existem vários outros alimentos que cachorro não deve comer, mas que não estão nesta lista. Para saber mais sobre uma boa dieta alimentar, leia Como escolher o tipo de alimento ideal.

1. Abacate

Alimentos que cachorro não pode comer: O abacate é um alimento muito nutritivo, mas que deve ser evitado na dieta canina.

Alimentos que cachorro não pode comer: O abacate é um alimento muito nutritivo, mas que deve ser evitado na dieta canina. (Créditos/Copyright: “Por Andrey Eremin/Shutterstock”)

Embora o abacate seja um alimento com uma grande quantidade de nutrientes para o corpo humano, isso não significa que seja seguro para os cachorros. Nem sempre o que é bom para nós, é também bom para o cachorro.

O abacate contém persina, uma substância fungicida naturalmente encontrada nele, que pode causar reações alérgicas nos cães. Especialmente se consumida em altas doses. Aliás, o abacateiro inteiro é tóxico para os cães – folhas, fruto, semente e até a casca da árvore.

Portanto, abacate nem pensar! Definitivamente, o abacate é um dos alimentos que cachorro não pode comer e nem chegar perto.

2. Alho e Cebola

Alimentos que cachorro não pode comer: Cebola e alho são ingredientes básicos para muita refeição humana, mas os cachorros devem evitar.

Alimentos que cachorro não pode comer: Cebola e alho são ingredientes básicos para muita refeição humana, mas os cachorros devem evitar. (Créditos/Copyright: “Por Evdoha_spb/Shutterstock”)

Alho e cebola são ingredientes básicos na preparação da comida de muita gente. Eles dão mais sabor a qualquer prato e fazem bem à nossa saúde, no entanto alho e cebola não fazem o mesmo bem para os cachorros. Alho e cebola costumam causar anemia e outros problemas relacionados ao sangue nos cachorros. Uma pequena dose pode não fazer mal nenhum, mas deve-se tomar muito cuidado ao usá-los.

3. Uvas

Alimentos que cachorro não pode comer: Uvas são deliciosas e nutritivas, mas podem fazer mal aos cachorros.

Alimentos que cachorro não pode comer: Uvas são deliciosas e nutritivas, mas podem fazer mal aos cachorros. (Créditos/Copyright: “Por wavebreakmedia/Shutterstock”)

Uvas são alimentos que cachorro não pode comer muito potentes. Elas podem fazer mal aos rins, até uma pequena dose pode causar sérios problemas. Por isso, é melhor manter as uvas fora do alcance deles. Um dos sintomas que o cachorro possa ter ingerido uvas é vômito em excesso. Fique atento aos sinais.

4. Laticínios ou derivados do leite

Alimentos que cachorro não pode comer: Cubos de queijo feta ou de cabra devem ser evitados pelos cachorros.

Alimentos que cachorro não pode comer: Cubos de queijo feta ou de cabra devem ser evitados pelos cachorros. (Créditos/Copyright: “Por Andrey Starostin/Shutterstock”)

De acordo com a BAMCvet.com, o leite é um dos alimentos que cachorro não pode comer. Isto inclui, sorvete ou qualquer outro derivado como os laticínios (queijo, manteiga etc). O sistema digestivo deles é mais sensível quando comparado a seres humanos, por isso ingerir grandes quantidades pode causar diarréia e outros problemas relacionados. Pode também causar alergias que podem levar a doenças severas.

5. Ovo crús

Alimentos que cachorro não pode comer: Ovos crús não devem ser ingeridos nem por humanos, cachorros então, nem pensar.

Alimentos que cachorro não pode comer: Ovos crús não devem ser ingeridos nem por humanos, cachorros então, nem pensar. (Créditos/Copyright: “Por pathompong24/Shutterstock”)

O alimento crú já é perigoso simplesmente pelo fato de haver contaminação. No caso do ovo crú, não só envenenamento é possível, mas a presença iminente de salmonela, muito comum em alimento crú. A bactéria pode causar outras doenças, como diarréia, vômito e dores de estômago. Além disso, a enzima encontrada no ovo crú interfere na absorção de vitaminas, resultando em problemas de pele e pelo.

Para saber mais sobre essse assunto, acesse os links externos abaixo:

Cachorro verdeAlimentos toxicos para cachorros
Ecycle10 alimentos humanos perigosos para cachorros
Meus Animais10 frutas e verduras tóxicas para cachorros