Rotina e troca de olhares podem ser sinais de demonstração de confiança

Um cachorro que dorme ao seu lado e não presencia a sua irritação com frequência tende a confiar mais em você

Sejamos honestos, você provavelmente ama o seu cachorro muito mais que algumas pessoas. Você até gasta uma neorme quantidade do seu tempo se exercitando com ele ou ficando abraçadinhos. Você conversa com ele da mesma forma que você fala com a sua melhor amigo — livremente, sem medo de qualquer julgamento. O nível de amor e confiança que você tem em relação ao seu animal de estimação não é diferente de qualquer outra pessoa na família. Mas esse sentimento é mútuo? Você tem certeza?

Aqui vão 4 sinais de que o seu cachorro confia em você!

1. Ele aprende a sua rotina

Dono caminhando com seu cachorro, uma de suas rotinas diárias. (Crédito/Copyright: “Por vvvita/Shutterstock)

De acordo com Vicki Stevens, gerente sênior de comunicação e marketing para animais de estimação da HS (Humane Society), organização internacional de proteção aos animais, a confiança é percebida de forma diferente pelos humanos e animais. Os animais de estimação ou, melhor, nossos pets, dependem das rotinas para sentir normalidade e ter uma vida confortável e feliz. Por esta razão, a melhor forma de construir um bom relacionamento com o seu cachorro é fazer destas rotinas interações positivas. Se você costuma alimentá-lo todos os dias às 8:00 da manhã ou levá-lo para uma caminhada todos os dias quando chega do trabalho, ele passa a ficar condicionado a esperar por estas atividades nestes horários determinados. Uma vez que a rotina seja estabelecida, ele estará sempre pronto para aquela refeição ou caminhada, e ele passará a confiar em você para honrar a sua parte do acordo.

2. Seus olhos já dizem tudo

cachorro-confia-contato-olhar

Great Dane preto e sua dona fazendo contato de olhar e carinho um no outro. (Crédito/Copyright: “Por Roger costa morera/Shutterstock)

Um estudo recente feito pela Universidade do Japão constatou que quando os cachorros e seus donos se olham fixo nos olhos por um período de 30 minutos, os níveis de oxitocina de ambos aumentam. Oxitocina também é conhecida por hormônio do amor e do afago. O hormônio é usado para ajudar mães a se conectar com seus bebês e vai ao ápice quando estamos ao redor de alguém que amamos e confiamos. O cientista líder do estudo, Takefumi Kikusui acredita que este resultado significa que os cachorros tentam formar um laço com seus donos — definitivamente um sinal de confiança. Mas lembre-se que os cães, como os humanos devem ser tratados como indivíduos, por isso nem sempre o contado com o olhar irá significar a mesma coisa. Por exemplo, se o olhar estiver embaçado, talvez ele esteja querendo te dizer que está doente. Portanto, linguagem corporal e contexto ambiental deve sempre ser levados em consideração.

3. Ele dorme no seu quarto

cachorro-confia-dorme-junto

Cachorro e seu dono na cama juntos. (Crédito/Copyright: “Por Budimir Jevtic/Shutterstock)

Dizem que, “tipicamente, os cachorros dormem nos locais em que se sentem confortáveis”. Portanto, se o seu cachorro dorme junto à você no seu quarto, certamente esta seria uma indicação de conforto. O ambiente também pode afetar se ele dormirá apenas no seu quarto ou na sua cama. Mas pese cuidadosamente todos os prós e contras antes de convidá-lo a dormir na sua cama.

4. Ele não o vê irritado com frequência

cachorro-confia-nap-ve-irritado

Cachorro e dona brincando juntos no gramado do parque em tarde de diversão. (Crédito/Copyright: “Por inLite studio/Shutterstock)

É normal ficar frustrado com o seu cachorro, mas um estudo feito na Universidade de Brigham Young sugere que o cão pode perceber as suas emoções, e por isso ele será menos provável de confiar em você quando sentir que você está de mal humor. Pesquisadores rastrearam como os cachorros reagem ao ver humano apontarem para uma recompensa escondida em silêncio, e depois usando expressões faciais e vocais positivas e negativas. Quando os cachorros enxergavam os comportamentos negativos como uma testa ou sobrancelhas franzidas ou voz áspera, eles eram menos suscetíveis a procurar pela recompensa.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse os links externos abaixo:

Tudo Sobre CachorrosManeiras do cachorro demonstrar amor
Mensagens com Amor12 formas de descobrir se teu cão te ama
Portal do Dog13 maneiras do seu cão demonstrar amor