Menu fechado

20 Cachorros de pequeno porte e alta energia: escolha o seu favorito!

Cachorros de pequeno porte: Beagle adulto deitado na grama do jardim.

Alguns cachorros de pequeno porte, embora pequeninos no tamanho, costumam dispor de muita energia e vitalidade. Ou seja, cachorros pequenos, bagunça grande! É o caso de algumas raças de cachorros trabalhadores ou terriers, que normalmente são considerados os mais energéticos.

Se você tem um estilo de vida agitado e cheio de energia, então um cachorro com a mesma vibração pode ser perfeito para você! Mas se você prefere uma companhia mais do tipo “preguiçoso”, então é melhor ficar longe dos Terriers!

Cachorros de pequeno porte mais energéticos

O grupo dos Terriers e as raças de cachorros trabalhadores ou cães de caça estão entre os cães de nível de energia mais alto que existe.

Sendo assim, eles precisam de muitos exercícios físicos e estímulos mentais para relaxá-los. Por esta razão, as caminhadas, os passeios, as corridas, e os jogos são muito importantes quando inseridos na rotina deles. Além disso, os esportes caninos também ótimas opções de atividades que você pode estar fazendo junto com eles para ajudar a gastar toda essa energia.

Se estiver considerando adotar uma raça de cachorro pequeno com alto índice de energia, mas um nome de cachorro pequeno ainda não lhe veio à cabeça, não precisa suar a camisa. Fizemos o dever de casa para você reunindo 20 raças de cachorros de pequeno porte para facilitar a sua escolha.

E enquanto você escolhe, que tal ainda pensar em um nome de cachorro pequeno de alta voltagem capaz de captar toda a sua personalidade. Como por exemplo, “Sparky” ou “Bolt”. Mas lembre-se, cachorros de pequeno porte são pequenos em tamanho, mas possuem muita energia. Portanto é bom você se manter ativo junto dele!

1. Affenpinscher

Cachorros de pequeno porte: Affenpinscher brincando no gramado do jardim com seu dono.
Cachorros de pequeno porte: Affenpinscher brincando no gramado do jardim com seu dono(Crédito/Copyright: “Por DejaVuDesigns/Shutterstock”)

O Affenpinscher, também conhecido como “Cachorro Macaco” (“affen” significa “ape/macaco” em Alemão e “pinscher” significa “terrier”), pode até ser um dos cachorros de pequeno porte do grupo dos terriers, mas é também uma raça de cachorro pequeno muito espirituosa, cheio de tenacidade e energia.

2. Terrier Australiano

Cachorros de pequeno porte: Terrier Australiano de pelagem castanha em momento de rara quietude.
Cachorros de pequeno porte: Terrier Australiano de pelagem castanha em momento de rara quietude.
(Crédito/Copyright: “Por Mika Laitinen/Shutterstock”)[/caption]
O Terrier Australiano foi desenvolvido na Austrália, como o seu nome já diz. Ele é um desses cachorros de pequeno porte de muita energia, pois foram criados para caçar e exterminar roedores e cobras. Além disso, os Terriers Australianos também já foram muito premiados como cães vigia e cães de companhia.

3. Border Terrier

Cachorros de porte pequeno: Border Terrier com sua carinha de "bad boy".
Cachorros de porte pequeno: Border Terrier com sua carinha de “bad boy”. (Crédito/Copyright: “Por Nail Bikbaev/Shutterstock”)

O Border Terrier é uma raça de cachorro pequeno alerta e de boa natureza. Por ser um desses cachorros de pequeno porte de muita energia, costumava ajudar na caça de raposas, expulsando-as de suas tocas e esconderijos para que hounds pudessem persegui-las. Para tanto, era preciso muita energia para correr atrás dessas raposas, e o Border Terrier não ficava atrás.

4. Boston Terrier

Cachorros de pequeno porte:  Boston Terrier deitado descansando em raro momento de tranquilidade.
Cachorros de pequeno porte: Boston Terrier deitado descansando em raro momento de tranquilidade. (Crédito/Copyright: “/Shutterstock”)

Conhecido pelo apelido de “Cavalheiro Americano”, o Boston Terrier é outro integrante do grupo dos cachorros de pequeno porte vívidos, inteligentes e corajosos. No entanto, o Boston é também muito afetuoso e tem um temperamento gentil e equilibrado.

5. Cairn Terrier

Cachorros de pequeno porte: Cairn Terrier fazendo carinha dócil no jardim.
Cachorros de pequeno porte: Cairn Terrier fazendo carinha dócil no jardim. (Crédito/Copyright: “Por Gina Callaway/Shutterstock”)

O Cairn Terrier é um terrier trabalhador de pequeno porte desenvolvido na Ilha de Skye na Escócia. Antigamente, os fazendeiros usavam os cachorros de pequeno porte como os Cairns para se livrar de pestes e pragas nos celeiros. Para tanto, precisavam que o cachorro tivesse coragem, tenacidade e inteligência — características ainda muito presentes no Cairn.

6. Fox Terrier

Cachorros de pequeno porte: Fox Terrier jogando bolinha no jardim.
Cachorros de pequeno porte: Fox Terrier jogando bolinha no jardim.(Crédito/Copyright: “Por violetad/Shutterstock”)

Fox Terriers foram originalmente criados para expulsar raposas de seus esconderijos e tocas durante as caçadas. Portanto era preciso que esses cachorros de pequeno porte tivessem muita energia e fossem rápidos e corajosos. No entanto, hoje eles são principalmente cães de companhia e de exposição. Muito embora você ainda possa encontrá-lo em caçadas nos campos do nordeste dos Estados Unidos, desempenhando seu antigo papel.

7. Jack Russel Terrier

Cachorros de pequeno porte: Jack Russel Terrier deitado na grama do jardim.
Cachorros de pequeno porte: Jack Russel Terrier deitado na grama do jardim. (Crédito/Copyright: “Por Coffeemill/Shutterstock”)

Desenvolvido na Inglaterra há cerca de 200 anos atrás para caçar raposas, o pequeno Jack Russell Terrier, também conhecido por Parson Russell Terrier, é uma raça de cachorro pequeno vívida, independente e muito esperta.

8. Lakeland Terrier

Cachorros de pequeno porte: Lakeland Terrier com sua face característica no gramado do jardim.
Cachorros de pequeno porte: Lakeland Terrier com sua face característica no gramado do jardim. (Crédito/Copyright: “Por Foxxy63/Shutterstock”)

O típico Lakeland é uma raça de cachorro pequeno atrevida e amistosa. Por isso, ele é muitas vezes descrito como um cachorro de certa atitude arrogante, mas ele não costuma nem ser agressivo nem sério demais. Como todo terrier, o Lakeland é um desses cachorros de pequeno porte curioso sobre tudo, inteligente e divertido.

9. Manchester Terrier

Cachorros de pequeno porte: Manchester Terrier filhote na coleira no jardim.
Cachorros de pequeno porte: Manchester Terrier filhote. (Crédito/Copyright: “Por Melounix/Shutterstock”)

O Manchester Terrier adora seus donos e gosta mesmo é de ficar ao redor deles o tempo inteiro. Por ser uma criatura muito sociável, é o tipo de raça de cachorro pequeno que não pode ficar sozinho o dia inteiro — ele só vai querer ficar ao seu lado.

10. Pinscher Miniatura

Cachorros de pequeno porte: Pinscher Miniatura brincando no parque.
Cachorros de pequeno porte: Pinscher Miniatura brincando no parque. (Crédito/Copyright: “Por everydoghasastory/Shutterstock”)

Há uma boa razão para que o Mini Pin seja chamado de “Rei dos Toys” — ele é espirituoso, e tem uma personalidade confiante que tanto agrada quanto exaspera os seus donos. O Pinscher é uma raça de cachorro pequeno destemida, intensamente curiosa e sempre pronta para ação. Pensa em um nome de cachorro pequeno que acha que é grande o suficiente para arrumar confusão. É o Pinscher, um desses cachorros de pequeno porte que pensa que é um Doberman.

11. Schnauzer Miniatura

Cachorros de pequeno porte: Mini Schnauzer filhote no gramado do jardim.
Cachorros de pequeno porte: Mini Schnauzer filhote no gramado do jardim. (Crédito/Copyright: “Por Olga Kuzyk/Shutterstock”)

O Schnauzer Miniatura é uma raça de cachorro pequeno cheio de vida. Por ser um tanto extrovertido demais, ele ama ser o centro das atenções e das atividades familiares. Ñao tem como não se apaixonar por essa carinha de sobrancelhas peludas e bigodes. O Mini Schnauzer é um dos cachorros de pequeno porte cheios de energia que você não tem como resistir à sua alegria.

12. Norfolk Terrier

Cachorros de pequeno porte: Norfolk Terrier em um raro momento de descanso.
Cachorros de pequeno porte: Norfolk Terrier em um raro momento de descanso. (Crédito/Copyright: “Por shuttermut/Shutterstock”)

Se você estiver procurando por uma raça de cachorro pequeno cheia de vida, pode parar por aqui. Os Norfolk Terriers são cachorros de pequeno porte de muita energia. Eles são destemidos, porém muito afetuosos. Assim, o Norfolk Terrier pode ser a raça de cachorro pequeno perfeita para você.

13. Norwich Terrier

Cachorros de pequeno porte: Norwich Terrier brincando no jardim.
Cachorros de pequeno porte: Norwich Terrier brincando no jardim. (Crédito/Copyright: “Por Lenkadan/Shutterstock”)

O Norwich Terrier é uma das menores raças de cachorros de pequeno porte de todos os terriers. No entanto, o que ele não tem de tamanho, ele compensa em personalidade e instinto. Dessa forma, esse terrier tão ativo é uma companhia maravilhosa tanto para um só indivíduo quanto para a família inteira.

14. Beagle

Cachorros de pequeno porte: Beagle filhote no jardim só esperando a hora para brincar e se divertir.
Cachorros de pequeno porte: Beagle filhote no jardim só esperando a hora para brincar e se divertir.(Crédito/Copyright: “Por RAYBON/Shutterstock”)

Os Beagles são cachorros de pequeno porte muito ativos e brincalhões. Mesmo assim, eles são capazes de ser gentis, doces, inteligentes e muito engraçados. São excelentes cachorros para crianças, pois aguentam o tranco e não cansam nunca de brincar.

15. Poodle (Toy & Miniatura)

Cachorros de pequeno porte: Poodle Toy filhote branco e castanho.
Cachorros de pequeno porte: Poodle Toy filhote branco e castanho. (Crédito/Copyright: “/Shutterstock”)

Apesar de toda a sua aparência pomposa do Poodle, ele possui um temperamento meio pateta. Por isso, adora brincar, está sempre animado e pronto para qualquer brincadeira. É um dos cachorros de pequeno porte mais versáteis que existe e também uma raça de cachorro pequeno bastante popular. Principalmente uma excelente raça de cachorro pequeno para quem nunca teve cachorro antes.

16. Schipperke

Cachorros de pequeno porte: Schipperke de pelagem preta no jardim.
Cachorros de pequeno porte: Schipperke de pelagem preta no jardim. (Crédito/Copyright: “Por Vasylenko Ivan/Shutterstock”)

Curioso e inteligente, o Schipperke tem o apelido de “pequeno diabo preto”. Por aí já deve dar pra imaginar que ele é um desses cachorros de pequeno porte de muita energia. Ele é corajoso e devotado. Além disso, está empre em guarda para proteger sua família de perigos eminentes.

17. Schnoodle (Toy & Miniature)

Cachorros de pequeno porte: Schnoodle fofinho no jardim de casa.
Cachorros de pequeno porte: Schnoodle fofinho no jardim de casa. (Crédito/Copyright: “Por devynfduvall/Shutterstock”)

Inteligente e adorável, o Schnoodle é uma raça de cachorro pequeno híbrida que se tornou muito popular. Ou seja, meio Schnauzer, Shih Tzu e Poodle, ele consegue reunir boas características de todas essas raças de cachorros de pequeno porte em uma só.

18. Terrier Escocês

Cachorros de pequeno porte: Terrier Escocês de pêlos pretos no gramado.
Cachorros de pequeno porte: Terrier Escocês de pêlos pretos no gramado. (Crédito/Copyright: “Por Ondrej Prosicky/Shutterstock”)

Este pequeno terrier de patas curtas, foi originalmente criado para caçar presas como texugos e raposas. Assim, possui a energia e a vivacidade de todos os outros da família Terrier. Hoje, o Terrier Escocês evoluiu para se tornar uma companhia independente, autodirecionada e cheio de opinião própria.

19. Silky Terrier

Cachorros de pequeno porte: Silky Terrier escondido entre as flores do jardim.
Cachorros de pequeno porte: Silky Terrier escondido entre as flores do jardim. (Crédito/Copyright: “Por jaana eleftheriou/Shutterstock”)

O Silky Terrier é amistoso, inteligente, espirituoso e confiante. É uma raça de cachorros de pequeno porte fiel às suas raízes de caçador. Ou seja, ele adora perseguir pequenos animais e não desistirá fácil de uma boa briga. Esteja preparado para sair correndo atrás dele a qualquer momento.

20. Welsh Terrier

Cachorros de pequeno porte: Welsh Terrier deitado na grama do jardim.
Cachorros de pequeno porte: Welsh Terrier deitado na grama do jardim. (Crédito/Copyright: “Por Maryellen Zwingle/Shutterstock”)

O Welsh terrier, pode até parecer uma versão menor de um Airedale, mas ele possui uma personalidade própria. Com isso, certamente possui um temperamento forte, e um dos cachorros de pequeno porte mais destemidos desta lista. Originalmente, costumava sair para caçar texugos, raposas e lontras, pois isso é uma raça de cachorro pequeno incansável.

Para concluir, essa é apenas uma pequena lista de raças de cachorros de pequeno porte de muita energia. Por isso, se estiver considerando adotar um cachorro ao invés de comprar, faça sua pesquisa. Há muitas outras raças para escolher. Ou seja, encontrar alguma que se adapta melhor ao seu estilo de vida não será difícil.

Por isso, procure por abrigos e entidades de adoção e salvamento na sua área. Há tantos outros cachorros maravilhosos só esperando para encontrar um novo lar. E, não deixe de ler nossos posts sobre adoção de cachorro. Tenho certeza de que você encontrará exatamente o que procura!

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio:

>