Menu fechado

15 Raças de cachorros pequenos para quem nunca teve um cão

Cachorros pequenos: Dupla de Papillons no jardim em meio à folhas de outono.

Cachorros pequenos são bons para quem não tem experiência com animal, pois eles costumam exigir menos de seus donos.

Muitos especialistas costumam aconselhar donos de primeira viagem para começar adquirindo cachorros pequenos. Nesse sentido, você pode até dizer: “Mas eu queria tanto um cachorro grande!”. Eu sei, eles são mesmo incríveis! No entanto, será que você dá conta do recado logo de primeira?

Raças de cachorros pequenos são mais fáceis de lidar

Sabemos que a decisão é toda sua, e que gosto é gosto. No entanto, pense comigo por alguns minutos. Embora qualquer cachorro possa fazer qualquer pessoa feliz, os cachorros pequenos não vão precisar trocar de coleira, caixa de transporte, caminhas ou outros acessórios de cachorros à medida que forem crescendo (economia!).

Além disso, cachorros pequenos comem menos ração (mais economia!), produzem menos sujeira (menos cocô no jardim pra catar) e são mais fáceis de transportar por aí. E mais, os cachorros pequenos não conseguem alcançar a comida deixada em cima da mesa ou da bancada da cozinha (se não tiver uma cadeira para ele subir!)!

Agora sério. De fato, as raças de cachorros pequenos são mais fáceis de lidar comparadas às raças de cachorro de porte grande. Na verdade, todo cachorro dá trabalho e exige atenção. Porém, começar com um pequenino quando não se tem experiência no trato com ao animal, é infinitamente mais fácil.

Além disso, eles são adoráveis, cheios de amor pra dar e adoram um colinho. Quem não vai gostar disso? Por isso, segue abaixo uma lista de raças de cachorros pequenos excelentes para quem nunca teve cachorro antes e que não possui a menor experiência.

Mas lembre-se, você pode encontrar muitos cachorros pequenos ou grandes em canis e abrigos para adotar. Dessa forma, um cachorro adotado por vir até treinado, ou seja, ainda mais fácil de lidar. Então, procure por desses estabelecimentos perto da sua área. Não custa nada olhar – tenho certeza de que você vai se apaixonar por algum!

1. Bichon Frise

Cachorros pequenos: Garotinho abraçado com o seu filhite de Bichon frisé
Cachorros pequenos: Garotinho abraçado com o seu filhite de Bichon frisé. (Crédito/Copyright: “Por Laurent Renault/Shutterstock)

O Bichon Frise está sempre alegre e será uma companhia e tanto. Ele é uma das raças de cachorros pequenos perfeita para donos de primeira viagem. Isto é, eles são amáveis, afetuosos e não soltam tantos pêlos como outras raças. Além disso, a sua manutenção não é das mais difíceis e você pode levá-lo para quase qualquer lugar.

2. Cavalier King Charles Spaniel

Cachorro pequeno: avalier King Charles Spaniel e sua jovem dona posando para uma foto.
Cachorro pequeno: avalier King Charles Spaniel e sua jovem dona posando para uma foto. (Crédito/Copyright: “Por Alena Kazlouskaya/Shutterstock)

O Cavalier King Charles Spaniel é uma raça de cachorro pequeno que está sempre ávida para conhecer gente. Eles são uma ótima escolha para donos que não possuem experiência com cachorros. Ele adora agradar a todos e irá fazer de tudo para fazê-lo feliz.

4. Coton de Tulear

Cachorros pequenos: oton de Tulear e sua pelagem fofinha e toda branca que dá vontade de agarrar.
Cachorros pequenos: oton de Tulear e sua pelagem fofinha e toda branca que dá vontade de agarrar. (Crédito/Copyright: “Por andrewpotter4/Shutterstock)

O Coton de Tulear é um ótimo cão de companhia. Ou seja, ele adora sair para caminhar, mas também é capaz de ajustar o seu nível de atividade com o seu. Eles são bastante amistosos e são uma excelente escolha para quem não tem experiência alguma com cachorros.

5. Havanês

Cachorros pequenos: Havanês no meio da neve fofa.
Cachorros pequenos: Havanês no meio da neve fofa. (Crédito/Copyright: “Por Dorottya Mathe/Shutterstock)

O Havanês é uma raça de cachorro pequeno que se dá bem com todo mundo, pessoas, crianças, outros cachorros e gatos. Eles também são muito versáteis e podem viver tanto em lares grandes quanto pequenos apartamentos. Uma ótima escolha pra todo mundo e o cachorro perfeito para quem nunca teve um cachorro!

6. Maltês

Cachorros pequenos: maltês em cima do sofá mostrando toda a sua fofura e meiguice.
Cachorros pequenos: maltês em cima do sofá mostrando toda a sua fofura e meiguice. (Crédito/Copyright: “Por Alzbeta/Shutterstock)

O Maltês é o tipo de cachorro inclinado à gente. Sendo assim, ele responde bem a treinamentos e adora brincar. É só você se lembrar de recompensá-lo com guloseimas e elogiá-lo que está tudo certo. Assim, você terá uma excelente companhia para a vida toda!

7. Maltipoo

O Maltipoo é uma raça de cachorro pequeno ativa e charmosa. Ele cabe em todo tipo de lar e se adequa a qualquer tipo de família. Como por exemplo, apartamento ou casa, famílias com crianças ou idoso sozinho. Outra maravilhosa escolha de cachorro para donos de primeira viagem.

8. Norfolk Terrier

Cachorro pequeno: Norfolk Terrier dormindo no tapete da sala em raro momento de descanso.
Cachorro pequeno: Norfolk Terrier dormindo no tapete da sala em raro momento de descanso. (Crédito/Copyright: “Por shuttermutt/Shutterstock)

O Norfolk Terrier é como o Pinscher ou o Chihuahua, pois é considerado um “grande cachorro em uma embalagem pequena”. Alerta, gregário e ágil, ele é uma companhia leal com o coração de um terrier trabalhador.

9. Papillon

Cachorros pequenos: Papillon lambendo o rostinho do seu dono em demonstração de profundo afeto.
Cachorros pequenos: Papillon lambendo o rostinho do seu dono em demonstração de profundo afeto. (Crédito/Copyright: “Por Sergey Lavrentev/Shutterstock)

O Papillon é feliz, alerta e amigo. Ele nunca é tímido ou agressivo. Ele é um cachorro de pequeno porte bastante ativo com um nível de atividade moderada à intensa. Muito inteligente e altamente treinável. Ou seja, ele muito mais capaz de sair fazendo tudo quanto é atividade do que ficar parado agarrado à você. Excelente escolha para donos de primeira viagem que sejam ativos.

10. Peekapoo

O Peekapoo é um dos cachorros pequenos mais gentis que raramente se metem em confusão ou começam uma briga. Sendo assim, ele é amável, leal e muito dedicado à sua família. Uma raça de cachorro pequena de colo ideal, pois ama fazer parte da rotina do dia-a-dia da família.

11. Poodle (Toy & Miniatura)

Cachorros pequenos: Poodle caramelo deitado na cama em momento de descanso.
Cachorros pequenos: Poodle caramelo deitado na cama em momento de descanso. (Crédito/Copyright: “Por Steve Cukrov/Shutterstock)

Por trás dos lacinhos e frufrus, tosas impressionantes e atitude pomposa, o Poodle é uma companhia bastante afetuosa. Apesar da aparência aristocrática, o Poodle adora brincar e fazer gracinhas. Como é muito inteligente e muito fácil de se manter, é uma excelente escolha para quem nunca teve um cachorro antes.

12. Pug

Cachorros pequenos: Pug e sua carinha fofa irresistível.
Cachorros pequenos: Pug e sua carinha fofa irresistível. (Crédito/Copyright: “Por Anastasiia Holubieva/Shutterstock)

Os Pugs são ótimos cachorros de pequeno porte para pessoas que não possuem experiência com animais. Eles imploram por atenção o tempo todo, não saem de trás de você e adoram um colinho. Além disso, são fáceis de manter e cuidar, não dão quase trabalho, só querem a sua companhia.

13. Schnoodle (Toy & Miniatura)

Cachorros pequenos: Schnoodle preto e castanho com seu sorriso maroto
Cachorros pequenos: Schnoodle preto e castanho com seu sorriso maroto. (Crédito/Copyright: “Por Claire McAdams/Shutterstock)

O Schnoodle é um cachorro de pequeno porte alegre e inteligente. Ele é descrito por especialistas como o “feliz para sempre”. Ou seja, ele se encaixará na sua vida e no seu colo com muito amor e muitas risadas.

14. Shih Tzu

Cachorros pequenos: Shi Tzu fêmea com sua tiara fashion de flores.
Cachorros pequenos: Shi Tzu fêmea com sua tiara fashion de flore. (Crédito/Copyright: “Por Anne Kitzman/Shutterstock)

O Shih Tzu é uma raça real antiga. Embora sejam um tanto aristocráticos, estes cachorros pequenos são afetuosos e muito alegres. Se apegam aos seus donos com lealdade extrema e não precisam de muita atividade. O que eles mais gostam é da sua companhia o tempo inteiro.

15. Yorkipoo

O Yorkipoo é ums das raças de cachorros pequenos excelentes para se ter. Ele é confiante graças a sua herança terrier, mas também tranquilo e menos exigente que todas as outras raças de cachorro pequeno.

Há muitas outras raças de cachorros pequenos que podem ser excelentes escolhas para quem não possui muita ou nenhuma experiência com cachorros. O Vidanimal.com é pessoalmente fã dos vira-latas ou cães abandonados resgatados sem raça definida. Isto porque os cães mais velhos são excelentes para quem não tem experiência com cachorros — eles já vem treinados e sabem como andar de coleira. Se você pensa em adotar, considere um cão mais velho — você não vai se arrepender.

E para quem não tem experiência com cachorros, mas está aprocura de um cãozinho para dividir a vida, leia 11 Dicas para donos de primeira viagem.

1 Comentário

  1. Luciana Dias

    Adoro cachorros grandes, mas uma raça pequena é sempre uma melhor opção para quem nunca teve um cachorro. Boas opções, vou reconsiderar.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio:

>