Menu fechado

12 Tipos de brinquedos para cachorros – Como escolher o melhor!

Brinquedos para cachorros: Cão de Berna agarrado ao seu brinquedo de borracha.

Corredores de seções após seções estão lotados de tipos de brinquedos para cachorros coloridos e atraentes em todas as lojas de Petshop. Assim, fica ainda mais difícil saber escolher quais os melhores brinquedos de cachorro que farão o seu cãozinho pirar.

De acordo com um relatório divulgado pela Escola Veterinária de Bristol, na Inglaterra, os tipos de brinquedos para cachorros perfeitos devem ter certas características. Como por exemplo, fazer barulho, ser macios, fáceis de manipular e de mastigar. Segundo esse relatório, os pesquisadores descobriram a fórmula para o brinquedo de cachorro perfeito!

O estudo publicado no renomado periódico de comportamento animal “Animal Cognition”, revela toda a ciência por trás daquilo que faz com que alguns tipos de brinquedos para cachorros se tornem “favoritos”, enquanto outros são completamente ignorados.

De acordo com a pesquisa, a resposta para o comportamento está diretamente relacionada aos hábitos dos ancestrais do cachorro doméstico mais antigos — os lobos.

Alguns tipos de brinquedos para cachorros são como presas

Tipos de Brinquedos para cachorros: Filhote de Cocker Spaniel  já cansado e entediado com a sua bola de beiseball.
Brinquedos para cachorros: Filhote de Cocker Spaniel já cansado e entediado com a sua bola de beiseball.

Em entrevista a Discovery News, John Bradshaw, um dos co-autores da pesquisa, disse que os cães percebem alguns tipos de brinquedos para cachorros do mesmo jeito que os lobos identificam suas presas. Nesse sentido, eles preferem os tipos de brinquedos para cachorro que possuem gosto de comida ou que possam ser destruídos. No entanto, o último pode causar problemas de saúde se o cachorro, por acidente, engolir partes do brinquedo.

Durante o estudo, os pesquisadores ofereceram aos cachorros um brinquedo diferente a cada intervalo de 30 segundos. A cada intervalo, o cachorro parava de interagir com o brinquedo, indicando que o seu interesse por ele havia se esgotado. O time usou uma variedade de tipos de brinquedos para cachorros de cores, odores e materiais diferentes. Além disso, certificavam-se de que cada brinquedo de cachorro fosse único e bem diferente do anterior.

Para tanto, foram usados Labradores Retrievers, não só por serem uma das raças mais populares do mundo, mas pela reputação de brincalhões.

Bradshaw explicou que eles precisavam ter certeza que esses cães brincariam com os brinquedos por pelo menos alguns minutos. Do contrário, não seria possível saber quais tipos de brinquedos para cachorros seriam capazes de fazê-los brincar novamente, uma vez que perdessem o interesse pelo brinquedo original.

Alguns tipos de brinquedos para cachorros enjoam

Enquanto não se pode identificar uma única característica que fizesse um brinquedo ser melhor que o outro, o estudo pode revelar algo interessante. Uma vez que o cachorro se acostuma com os estímulos oferecidos pelo brinquedo — seu cheiro, textura e som — o animal perde total interesse no brinquedo.

Os cachorros se interessaram intensamente pela maioria dos brinquedos novos oferecidos pelos pesquisadores, porém de forma temporária. Isto levou os pesquisadores a crer que talvez fosse instintivo investigar itens não familiarizados. Outro co-autor do estudo, Anne Pullen, explicou que os cachorros costumam perder o interesse em brinquedos de superfícies duras, não maleáveis e que não fazem barulhos quando manipulados.

O estudo também concluiu que por se habituarem rapidamente aos tipos de brinquedos para cachorros, o melhor a fazer para reaver o interesse deles pelo brinquedo é se envolver nas atividades caninas com eles.

Na opinião dos pesquisadores, por serem animais sociáveis, alguns tipos de brinquedos para cachorros se tornam ainda mais excitantes quando fazem parte de brincadeiras que envolvam seus donos. Segundo eles, poucos brinquedos irão sustentar o interesse do cachorro por muito tempo se o dono não estiver por perto para encorajá-lo a brincar.

Brincar é natural para os cachorros

Todos os pesquisadores concordam que os cachorros são companhias maravilhosas porque nunca perdem o desejo de brincar, mesmo adultos ou idosos. Muitos outros animais apenas engajam em brincadeiras quando jovens e param a medida que envelhecem — não é o caso dos cachorro!

Brincar é um comportamento natural canino. Embora alguns cães irão brincar com mais frequência que outros, os brinquedos para cachorros são itens essenciais para todos eles. Tanto é que, a falta de atividade pode gerar problemas de comportamento quando os cães não utilizam seus instintos naturais. Como por exemplo, brincar com brinquedos, jogos e brincadeiras (Leia mais sobre este assunto em “Brinquedos para cachorros são importantes para a saúde“).

Há alguns anos atrás os brinquedos consistiam apenas o básico, bolas de tamanhos variados, brinquedos de morder que fazem barulhinhos e brinquedos feitos de cordas. Hoje, é diferente. Os tipos de brinquedos para cachorros são infinitos e escolher brinquedos para eles virou missão complicada.

Como saber qual o melhor brinquedo para cachorro?

Tipos de Brinquedos para cachorros: West Highland White Terrier brincando com bola no parque.
Brinquedos para cachorros: West Highland White Terrier brincando com bola no parque.

A variedade oferecida hoje no mercado pet é tão grande que alguns donos não conseguem escolher. Com isso, acabam comprando um monte de tipos de brinquedos para cachorros que não são interessantes para o cão.

A preferência do cachorro por um brinquedo específico vai depender muito da sua raça e do estilo do brinquedo de cachorro. Assim, algumas raças preferem certos tipos de brinquedos para cachorros ao invés de outros. (Leia mais sobre isso no Blog). Por isso, experimente tipos de brinquedos para cachorros diferentes, teste-os e aprendam juntos como e com quais o seu cachorro gosta de brincar.

Se você é daqueles que já acumulou muitos brinquedos diferentes, deixe a maioria deles guardados por um tempo, longe do alcance do cachorro. Em seguida, volte a usá-los depois de um tempo. Alternar os brinquedos é uma excelente estratégia. Um tempo fora de alcance faz com que o cão pense que eles são novos quando voltar a brincar com eles.

Funcionalidades dos brinquedos para cachorros

Cane Corso mastigando um dos seus tipos de brinquedos para cachorros favorito.
Cane Corso mastigando um dos seus brinquedos para cachorros favorito.

Normalmente, os tipos de brinquedos para cachorros são categorizados por suas características e funcionalidades. Sabendo quais são as suas opções e quais os melhores tipos de brinquedos para cachorros vai facilitar a sua escolha.

Nota: Nem todos os tipos de brinquedos para cachorro são aprovados por veterinários. Alguns podem causar engasgos e até sufocamento. Outros, danificam ou quebram os dentes, e se engolidos podem levar a dano gastrointestinal. É importante conversar com o veterinário sobre as opções mais seguras para o seu cachorro. Lembre-se também que os cachorros devem ser supervisionados ao brincar com estes brinquedos para evitar a ingestão por acidente.

1. Idade ou Estágio/fase da vida

Os tipos de brinquedos para cachorros são normalmente agrupados por estágios ou fases da vida (idade) — filhote, adulto e idoso ou sênior. Estes brinquedos são feitos com material especial apropriado para cada fase em particular. Além disso, são focados em alguma questão relacionada à idade.

Os tipos de brinquedos para cachorros nesta categoria mais comuns são direcionados aos filhotes, principalmente no estágio da dentição. Estes brinquedos de cachorro, como os mastigadores, são desenvolvidos para ajudar a redirecionar a mastigação para longe de outros objetos. Como por exemplo, móveis e calçados. O material é normalmente macio para suavizar a coceira e a dor nas gengivas durante a dentição. Estes tipos de brinquedos de cachorro não são adequados aos cachorros adultos, pois o material maleável demais não suporta as mandíbulas fortes deles.

2. Força e Durabilidade

Os tipos de brinquedos para cachorros podem variar entre mais macios e feitos de materiais menos duráveis à feitos para aguentar mastigadores poderosos. À não ser que indicado, a maioria dos brinquedos de cachorro é adequado aos mastigadores leves a moderados. Assim como, aos brincalhões gentis.

Os brinquedos de força-extra para aqueles de comportamento mais destrutivos normalmente são indicados como tal e feitos para resistir à rasgos e perfurações. Mas mesmo estes brinquedos mais fortes não são tão duros a ponto de quebrar os dentes.

Os bichos de pelúcia são um dos favoritos entre os cachorros, mas a maioria é destruído facilmente por eles. Existem variações mais duráveis disponíveis; estas incluem reforço nas costuras e menos ou preenchimento alterado.

Tipos de Brinquedos para cachorros: Mastife Tibetando filhote correndo atrás de bola de rugby no gramado do parque.
Brinquedos para cachorros: Mastife Tibetando filhote correndo atrás de bola de rugby no gramado do parque.

3. Som

O som mais comum nestes brinquedos é o que chamamos de “squeaker” ou apito. No entanto, os brinquedos de cachorros podem também trazer outros sons como resmungar, grunhir ou estalar. Além disso, podem até incluir barulhos gravados, como sons de outros animais.

Alguns tipos de brinquedos de cachorros permitem gravar a voz do próprio dono para tocar; enquanto outros possuem funcionalidades de proteção. Como por exemplo, apitos substituíveis ou que funcionam mesmo se perfurados. Se sons repetitivos ou contínuos causar irritação, opte por brinquedos que tenham botões de on/off que permitem controlar o som, ligando ou desligando.

4. Size

Brinquedos de cachorros como bolas, bichos de pelúcia ou quebra-cabeças podem ser perigosos se não forem do tamanho adequado. Eles podem até causar engasgos e sufocamentos.

Se você não tiver certeza sobre o tamanho do brinquedo, observe a embalagem. Isto é, o brinquedo deve conter informações que indicam o peso aproximado do cachorro para que o brinquedo foi feito. Na dúvida, escolha aquele que for de um tamanho maior.

Tipos de brinquedos de cachorro e brincadeiras

Filhote brincando com um dos seus tipos de brinquedos para cachorros favoritos na grama do quintal.
Filhote brincando com um dos seus brinquedos para cachorros favoritos na grama do quintal.

Os tipos de brinquedos de cachorros se agrupam em duas categorias: aqueles em que dono e cachorro brincam juntos, e aqueles com que o cachorro brinca sozinho. Dentro destas duas categorias, há pelo menos 12 tipos de brinquedos identificados no mercado, são eles abaixo:

1. Brinquedo Comedor para cachorro:

Toda casa que tem cachorro deveria ter um brinquedo como esse. Eles oferecem diversão, estimulação mental e são uma ótima maneira para os cães canalizarem a energia. Os brinquedos comedores vêm em várias formas e tamanhos. Geralmente, eles são feitos de borracha ou plástico, e podem ser preenchidos com alimentos e ser congelados.

O Kong é um desses brinquedos comedores de cachorro em formato de colméia que pode ser preenchido com vários tipos de alimento. Como por exemplo, ração, guloseimas, alimento enlatado, iogurte, pedaços de legumes ou frutas ou qualquer outro tipo de alimento que possa ser congelado. O Kong é o tipo de brinquedo que o seu cachorro não pode ficar sem e um dos itens mais recomendados para o arsenal de um treinador.

O cachorro tem que descobrir como conseguir pegar a comida lá de dentro com a sua língua. Os Kongs estão disponíveis em múltiplos tamanhos. Só lembre-se de reduzir a quantidade de comida oferecida diariamente ao cachorro para equilibrar a dieta. Outros exemplos: Squirrel Dude, e Tricky Treat Ball.

Tipos de Brinquedos para cachorros: Labrador com brinquedo de madeira na boca.
Brinquedos para cachorros: Labrador com brinquedo de madeira na boca.

2. Mastigadores:

Estes tipos de brinquedos foram desenvolvidos para colocar na boca e mastigar. Este tipo de brinquedo para cachorro ajuda a redirecionar a energia e a atenção do cachorro para longe de objetos indesejados e seus pertences. Além disso, ajuda na fase da dentição aliviando a dor e a coceira. Ainda é bom para entreter e evitar o tédio.

3. Quebra-cabeças ou Puzzles:

Os brinquedos quebra-cabeças ou puzzle engajam a mente do cachorro encorajando a exploração e resolução de problemas. Estes tipos de brinquedos para cachorros desafiam o cão e podem combater o stress e o tédio. Puzzles variam em complexidade de nível iniciante a expert. Alguns precisam ser manipulados com certa calma. Ou seja, o cachorro usa os dentes e a língua para remover uma recompensa escondida. Enquanto outros são mais ativos e instigam o movimento físico das patas para remover o prêmio. Os puzzles podem ser preenchidos com comida (como os comedores) ou até pequenos brinquedos.

Tipos de Brinquedos para cachorros: Yorkshire no sofá de casa com seu brinquedo de cachorro favorito de mastigar.
Brinquedos para cachorros: Yorkshire no sofá de casa com seu brinquedo de cachorro favorito de mastigar.

4. Brinquedos de cachorro para acalmar

Os brinquedos para acalmar podem fornecer distração reconfortante durante períodos em que o cachorro apresenta um comportamento ansioso. Ou quando foi submetido a situações traumáticas, como ficar longos períodos sozinho, após um acidente ou cirurgia ou andar de carro. Estes brinquedos podem incluir sons suaves, material macio e cheiros calmantes. Alguns podem até conter quebra-cabeças de algum tipo para ajudar na distração de cachorros ansiosos.

5. Ossos dentais de brinquedo

O osso dental para cachorro é um ótimo brinquedo para educar filhotes e ainda ajuda na higiene bucal. Os ossos dentais são feitos de materiais como corda, plástico ou outros materiais. Eles foram desenvolvidos justamente para estimular a mastigação e cuidar da saúde bucal, propiciando a higienização através de frestas e fissuras.

Eles relaxam o filhote aliviando o local em que os dentes estão crescendo e auxiliam no tratamento e remoção do tártaro, as placas bacterianas que podem desenvolver doenças mais sérias. Esse tipo de brinquedo para cachorro pode ter diversos formatos, cores e tamanhos. Mesmo com dentes de leite, manter a limpeza bucal do cachorro é importante.

Tipos de Briqnuedos para cachorros: Filhote Blue Heeler Merle brincando com a sua bola no parque.
Briqnuedos para cachorros: Filhote Blue Heeler Merle brincando com a sua bola no parque.

6. Bola de brinquedo para cachorro

A bola é o brinquedo para cachorro obrigatório e o mais popular entre os cães de qualquer tamanho e idade. Principalmente, aqueles que adoram buscar coisas e trazer de volta, como os Labradores. As bolas possuem muitas variedades, desde bolas de tênis a bolas de borracha e até bolas com luz intermitente.

Algumas bolas possuem até ranhuras ou furos para colocar guloseimas assemelhando-se aos brinquedos-comedores. Mas, ao escolher uma bola para seu cão, selecione uma grande o suficiente para que ele não a engula. A bola do tamanho de uma de tênis funciona bem para a maioria dos cães. No entanto, há também bolas extra grandes para cães maiores e mini bolas para cães menores.

7. Disco de brinquedo

Cachorros que amam bolas também adoraram os discos e outros brinquedos de jogar e trazer de volta. O disco de brinquedo é mais versátil do que a bola para jogar e buscar. Isso porque a velocidade e a direção do disco pode ser controlada, desafiando ainda mais o seu cachorro. Eles podem ser feitos de borracha, plástico, corda ou outro material.

8. Bichos de Pelúcia

Os bichos de pelúcia também são os brinquedos favoritos de muitos cachorros. Alguns os adotam como filhotes enquanto outros os encaram como presas. Por normalmente conter espumas ou outros tipos de preenchimentos, os cachorros podem facilmente rasgá-los espalhando todo o conteúdo. Por isso, não deixe que eles engulam esse preenchimento para evitar possíveis obstruções gastrointestinais. Existem bichos de pelúcia sem preenchimento, mas eles costumam não durar muito, mas proporcionam muita diversão.

Tipos de Brinquedos para cachorros: Filhote de Bulmastife brincando com um brinquedo de cachorro de cordas.
Brinquedos para cachorros: Filhote de Bulmastife brincando com um brinquedo de cachorro de cordas.

9. Brinquedo de Cordas

O brinquedo de corda para cães é um dos tipos de brinquedos mais populares e mais divertidos. Além disso, ainda servem para todas as idades. As brincadeiras estimuladas pelos brinquedos de cordas distraem, reduzem a ansiedade, estimulam a prática de atividades físicas. Mais além, eles são benéficos para a saúde bucal do cão servindo quase que uma escovação.

Os brinquedos de corda são feitos de corda trançada, com partes de borracha, de plástico ou não. Eles podem ser usados ​​para jogar e buscar (fetch), cabo-de-guerra (tug) ou simplesmente para mastigar. Quando o brinquedo de corda começar a desmanchar jogue-o fora.

10. Brinquedo de Cabo de guerra ou Tug

A brincadeira “Tug” involve sacudir, puxar e chacoalhar o brinquedo. Para isso, esses brinquedos são feitos de materiais muito duráveis. Eles não precisam ser necessariamente chamados de brinquedos de tug para serem utilizados como tal. Mas no caso das raças mais agressivas na forma de brincar, é importante especificar. Eles podem variar de cordas a objetos em forma de personagens com alças para dar mais firmeza.

Tipos de Brinquedos para cachorros: Cão D'água espanhol brincando com uma bolinha de tênis preferida.
Brinquedos para cachorros: Cão D’água espanhol brincando com uma bolinha de tênis.

11. Brinquedo de Fetch (de jogar e trazer de volta)

O brinquedo padrão de fetch normalmente é uma bola, mas estes tipos de brinquedos para cachorros podem ser de uma variedade de formas. Por exemplo, os arremessadores estão ganhando cada vez mais popularidade. As formas podem incluir discos voadores, anéis tipo frisbees, flechas.

Uma enorme variedade de arremessadores também estão disponíveis hoje no mercado pet. Alguns aumentam a velocidade e distância adicionando uma extensão ao comprimento natural do braço, enquanto outros arremessam os brinquedos com mecanismos de pressão ou estilingues.

12. Brinquedo para perseguir

O jogo envolve o instinto do cachorro de perseguir coisas que se movem. Os brinquedos para perseguir podem ser um brinquedo amarrado a uma corda e varinha resistentes. Alguns brinquedos instigam a brincadeira independente que consiste em realizar as tarefas sozinhos. Mas todos os brinquedos mantém os cachorros ocupados, estimulam a mente e ainda fornecem conforto. O mais importante é mantê-los saudáveis e diverti-los sem colocar em risco a saúde deles.

Fontes: Petlove/Dogtime/News.Discovery.com

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio: