Qual cachorro vive mais: raças de cachorro pequeno de maior longevidade

Todo mundo que tem cachorro deseja que o seu animal viva o máximo de tempo possível. Mas você já parou para pensar qual cachorro vive mais?

A verdade é que cada raça de cachorro tem uma longevidade específica. Além disso, essa expectativa de vida pode variar de animal para animal. Por esta razão, selecionamos algumas raças de cachorro pequeno de maior longevidade para matar a sua curiosidade e facilitar a sua pesquisa.

Qual cachorro vive mais?

Pesquisas já confirmaram que os cachorros de pequeno porte são os que possuem uma maior longevidade comparados aos cães de portes médios e grandes.

No entanto, é claro que não dá pra saber ao certo qual cachorro vive mais. Pois, tudo vai depender não só da raça e do peso do animal, mas de muitos outros fatores. Como por exemplo, a sua dieta alimentar ao longo da vida, suas características genéticas individuais e a sua saúde em geral.

Sabe-se também que todo cachorro filhote ou mesmo adulto bem cuidados têm mais chances de prolongar ainda mais a sua vida. Ou seja, se o cachorro tiver uma vida saudável desde início, ele terá grandes chances de viver por muito mais tempo ao seu lado.

Selecionamos aqui 10 raças de cachorros de pequeno porte que consideramos ter uma maior expectativa de vida, ou seja maior longevidade. São elas abaixo:

1. Chihuahua

Qual cachorro vive mais: Chihuahua de pelagem longa bicolor - castanho e branco
Qual cachorro vive mais: Chihuahua de pelagem longa bicolor – castanho e branco. (Crédito/Copyright: “Maria Chavdarova Mavrona/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 18 anos
Além do tamanho pequeno, uma das principais razões que contribuem para que os Chihuahuas vivam bastante, é o fato de que a raça não possui propensão a doenças genéticas.

Ou melhor, os distúrbios genéticos que mais afetam Chihuahuas, por exemplo, incluem apenas problemas na articulação da rótula, hipoglicemia e dentes desgastados. Ou seja, doenças que não são fatais e que se tratadas adequadamente não afetarão a longevidade dele. Além disso, todas elas podem ser facilmente evitadas.

2. Maltês

Qual cachorro vive mais: Pequeno Maltês e sua pelagem toda branquinha como a neve.
Qual cachorro vive mais: Pequeno Maltês e sua pelagem toda branquinha como a neve. (Crédito/Copyright: “padu_foto/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Os Maltêses também não costumam sofrer de muitas doenças genéticas. Portanto, isso contribui bastante para uma expectativa de vida bastante longa.

3. Beagle

Qual cachorro vive mais: Beagle travesso deitado na grama do jardim
Qual cachorro vive mais: Beagle travesso deitado na grama do jardim. (Crédito/Copyright: “Soloviova Liudmyla/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Os Beagles são cães farejadores inteligentes e muito ativos. No entanto, são populares como animais de estimação por causa do tamanho, temperamento e principalmente pela ausência de problemas de saúde genéticos. Apesar dessas características fazerem dele um alvo para testes em animais, mesmo assim eles estão entre as principais raças de cachorro que vivem mais.

4. Lulu da Pomerânia

Qual cachorro vive mais: Lulu da Pomerânia e sua pelagem fofinha de ursinho de pelúcia.
Qual cachorro vive mais: Lulu da Pomerânia e sua pelagem fofinha de ursinho de pelúcia. (Crédito/Copyright: “Latte Art/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
O Lulu da Pomerânia compartilha da mesma sorte de seus companheiros acima. Você pode não saber qual cachorro vive mais, no entanto ele vai estar ao seu lado por muito tempo. Apesar da raça apresentar problemas nas articulações da rótula, muito comum em cães desta raça, isso não chega a ser uma complicação fatal. Portanto, não afeta a sua longevidade.

5. Boston Terrier

Qual cachorro vive mais: Boston terrier e sua pelagem "black-tie"
Qual cachorro vive mais: Boston terrier e sua pelagem “black-tie”. (Crédito/Copyright: “Nailia Schwarz/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Apesar da raça Boston Terrier ser capaz de sofrer de problemas respiratórios devido ao focinho achatado, isso não é um risco de vida. Ou seja, mesmo tendo problemas de saúde comuns como cataratas e problemas de córnea, o Boston Terrier continua sendo um cachorro de expectativa de vida longa.

6. Poodle

Qual cachorro vive mais: Poodle apricot deitado sob os pés da sua dona com seu laptop.
Qual cachorro vive mais: Poodle apricot deitado sob os pés da sua dona com seu laptop. (Crédito/Copyright: “Rasulov/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Se fosse para chutar qual cachorro vive mais, os Poodles ou misturas de Poodles seriam o palpite certo. Geralmente, o Poodle tem uma expectativa de vida mais longa que muitas outras raças de cachorro. Pois, a única e principal enfermidade que ele pode ter é a adenite sebácea, uma doença muito comum entre as variações da raça. No entanto, é um doença considerada nada fatal.

7. Lhasa Apso

Qual cachorro vive mais: Filhote de Lhasa Apso branquinho.
Qual cachorro vive mais: Filhote de Lhasa Apso branquinho. (Crédito/Copyright: “Joos/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 14 anos
Considerados um presente sagrado devido a famosa lenda dos Cães Leões Sagrados, entre os monges do Tibete, os Lhasa Apsos sempre foram cachorro muito bem cuidados. Além disso, eles jamais eram trocados por dinheiro, sendo que alguns exemplares eram presenteados em sinal de extremo respeito. Por isso, o Lhasa Apso é conhecido por não sofrer de sérios problemas de saúde e ter uma grande longevidade. Eles apenas possuem algumas doenças comuns como por exemplo adenite sebácea, doença muito comum também em Poodles e alguns problemas de vista como atrofia progressiva, além de olhos de cereja e vista seca. No entanto, nenhuma destas condições são consideradas fatais e seriam capazes de influenciar na sua expectativa de vida. Para provar, em 1939, foi registrado um recorde de um cãozinho desta raça que viveu até os 29 anos.

8. Dachshund

Qual cachorro vive mais: Daschund marrom de pêlo curto brincando com seu brinquedo.
Qual cachorro vive mais: Daschund marrom de pêlo curto brincando com seu brinquedo. (Crédito/Copyright: “Nico van der Hout/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 18 anos
Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, pois o Dachshund é extremamente forte. Existe ocorrência de problemas na coluna vertebral, porém apenas quando o cão fica obeso ou tem o hábito de subir e descer escadas com muita frequência. Eles costumam viver tanto que não é nem um pouco raro ver exemplares passando dos vinte. Tanto é verdade que um dos cachorros considerados para o livros dos recordes, foi um Dachshund que morreu em 2009 com 21 anos.

9. Mini Schnauzer

Qual cachorro vive mais: Schnauzer miniatura dormindo em sua caminha confortável.
Qual cachorro vive mais: Schnauzer miniatura dormindo em sua caminha confortável. (Crédito/Copyright: “Stephanie Frey/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 14 anos
O Schnauzer é muito conhecido por manter o seu “espírito infantil” mesmo quando idosos. Assim, permanecendo ativo e saudável até idades mais avançadas. Talvez seja a alegria de viver o seu maior segredo de longevidade.

10. Pug

Qual cachorro vive mais: Pug pretinho com sua carinha engraçada e pirulito colorido.
Qual cachorro vive mais: Pug pretinho com sua carinha engraçada e pirulito colorido. (Crédito/Copyright: “Ezzolo/Shutterstock”)
Expectativa estimada de vida: 13 anos
Os Pugs são cachorros braquicefálicos, ou seja, cachorros com o focinho “achatado”. Nesse sentido, os cachorros com essa característica possuem o sistema respiratório superior comprimido. Portanto, não toleram muitos exercícios físicos e estão mais propensos a problemas respiratórios. Mas apesar disso, eles não possuem muitas complicações genéticas. Por isso, costumam viver por bastante tempo.

2 comentários em “Qual cachorro vive mais: raças de cachorro pequeno de maior longevidade”

Deixe um comentário