(Crédito/Copyright: “Utekhina Anna/Shutterstock”)

10 raças de cães de maior longevidade

Pesquisas já confirmam que os cães de pequeno porte, como os cães de companhia ou de colo são aqueles que possuem uma longevidade maior comparados aos cães de portes médios e grandes. É claro que tudo vai depender não só da raça e do peso do animal, mas de outros fatores como a sua dieta alimentar, suas características genéticas individuais e a sua saúde em geral. Sabe-se também que todo filhote ou cão adulto bem cuidado tem mais chances de prolongar ainda mais a sua vida. Selecionamos aqui 10 raças de cães de pequeno porte que consideramos ter maior expectativa de vida, ou seja de maior longevidade, são elas:

1. Chihuahua

cachorro-maior-longevidade-chihuahua
Chihuahua de pelagem longa bicolor – castanho e branco (Crédito/Copyright: “Maria Chavdarova Mavrona/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 18 anos
Além do seu tamanho pequeno, uma das principais razões que que contribuem para que os cães desta raça vivam bastante, é a de que a raça não não possui propensão a maioria de doenças genéticas. Os distúrbios genéticos que mais afetam Chihuahuas, por exemplo, incluem apenas problemas na articulação da rótula, hipoglicemia e dentes desgastados, doenças que não são consideradas fatais e que se tratadas adequadamente não são capazes de afetar a longevidade do cão,a lém de poderem ser facilmente evitadas.

2. Maltês

cachorro-maior-longevidade-maltes
Pequeno Maltês e sua pelagem toda branquinha como a neve (Crédito/Copyright: “padu_foto/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Os Maltêses, como os Chihuahuas, também não costumam sofrer de muitas doenças genéticas, o que contribui bastante para sua maior longevidade.

3. Beagle

cachorro-maior-longevidade-beagle
Beagle travesso deitado na grama do jardim (Crédito/Copyright: “Soloviova Liudmyla/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Os Beagles são farejadores inteligentes e muito ativos, mas são populares como animais de estimação por causa de seu tamanho, temperamento e principalmente pela ausência de problemas de saúde genéticos. Apesar destas características fazerem dele um cão alvo para testes em animais, os Beagles então entre as principais raças de maior longevidade.

4. Lulu da Pomerânia

cachorro-maior-longevidade-lulu-pomerania
Lulu da Pomerânia e sua pelagem fofinha de ursinho de pelúcia (Crédito/Copyright: “Latte Art/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
O Lulu da Pomerânia compartilha da mesma sorte de seus companheiros acima, sendo problemas nas articulações da rótula a doença mais comumente diagnosticada em cães desta raça, coisa que não é uma complicação fatal e que não afeta a sua longevidade.

5. Boston Terrier

cachorro-longevidade-boston-terrier
Boston terrier e sua pelagem “black-tie” (Crédito/Copyright: “Nailia Schwarz/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Apesar da raça Boston Terrier ser capaz de sofrer de problemas respiratórios devido aos seus focinhos achatados, os problemas de saúde mais comuns desta raça são cataratas e problemas de córnea, o que não são considerados como sendo risco de vida.

6. Poodle

cachorro-longevidade-poodle
Poodle apricot deitado sob os pés da sua dona com seu laptop (Crédito/Copyright: “Rasulov/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 15 anos
Poodles ou misturas de poodles geralmente tem uma expectativa de vida mais longa, pois a única e principal enfermidade que pode ocorrer na raça é a adenite sebácea, uma doença muito comum entre as variações da raça nada considerada fatal.

7. Lhasa Apso

cachorro-longevidade-lhasa-apso
Filhote de Lhasa Apso branquinho (Crédito/Copyright: “Joos/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 14 anos
Considerado um presente sagrado devido a famosa lenda dos Cães Leões Sagrados, entre os monges do Tibete, sua terra natal, o Lhasa Apso eram bem cuidados e jamais trocados por dinheiro; alguns exemplares eram presenteados em sinal de extremo respeito. O Lhasa Apso é conhecido por não sofrer de sérios problemas de saúde, apenas de alguns como por exemplo adenite sebácea, doença de pele hereditária que costuma ser muito comum nos Poodles. Eles também podem ter alguns problemas de vista como atrofia progresiva que pode cegá-los, além de olhos de cereja e vista seca, mas nenhuma destas condições são consideradas fatais e seriam capazes de influenciar na sua expectativa de vida. Para provar, em 1939, foi registrado um recorde de um cãozinho desta raça que viveu até os 29 anos.

8. Dachshund

cachorro-longevidade-daschund
Daschund marrom de pêlo curto brincando com seu brinquedo (Crédito/Copyright: “Nico van der Hout/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 14 anos
Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, pois é e extremamente forte. Existe ocorrência de problemas na coluna vertebral, porém apenas quando o cão fica obeso ou tem hábito de subir e descer escadas. Eles costumam viver tanto que não é nem um pouco raro ver exemplares passando dos vinte, tanto é verdade que um dos cachorros considerados para o livros dos recordes, foi um Dachshund que morreu em 2009 com 21 anos.

9. Mini Schnauzer

cachorro-longevidade-schnauzer
Schnauzer miniatura dormindo em sua caminha confortável (Crédito/Copyright: “Stephanie Frey/Shutterstock”)

Expectativa estimada de vida: 14 anos
A raça é muito conhecida por manter o seu “espírito infantil” mesmo quando idosos, permanecendo ativo e saudável até idades mais avançadas.

10. Pug

cachorro-longevidade-pug
Pug pretinho com sua carinha engraçada e pirulito colorido (Crédito/Copyright: “Ezzolo/Shutterstock”)
Expectativa estimada de vida: 13 anos
Os Pugs são cachorros braquicefálicos, ou seja, cachorros com o focinho “achatado”, e cães com essa características possuem o sistema respiratório superior comprimido e portanto não toleram muito exercício físico e estão mais propensos a problemas respiratórios, mas apesar disso não possuem muitas complicações genéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *