Atividades físicas para cães são essenciais para a saúde deles. O problema é que nem todo tutor dá a importância que deveria dar à essas atividades. Na maioria das vezes, todo cachorro é perfeitamente feliz se receber amor, carinho, conforto e comida na hora certa. No entanto, isso ainda não é suficiente.

O exercício físico é um estímulo não apenas para o corpo, mas também para a mente. Ele mantém o cão não apenas saudável fisicamente, mas também mentalmente. As atividades físicas para cães são uma necessidade básica, uma forma de suprir seus instintos. Além disso, ainda evitam o estresse que pode vir a ser desenvolvido por ficar preso e/ou sozinho por longos períodos de tempo.

Atividades físicas para cães são necessárias

Atividades físicas para cães: Weimaraner brincando no rio debuscar e trazer de volta um graveto na boca.
Atividades físicas para cães: Weimaraner brincando no rio debuscar e trazer de volta um graveto na boca. (Crédito/Copyright: “DragoNika/Shutterstock”)

O cachorro em seu habitat natural precisava caçar para sobreviver. Para tanto, ele seria capaz de passar horas por dia a procura de comida, tendo que fazer longas caminhadas e passar horas farejando. No entanto, isso não é mais necessário e nem todas as raças precisam da mesma quantidade de exercícios.

Até por que, após anos de domesticação e interferências humanas nos cruzamentos de raças, a estrutura física dos cães foi mudada para se adequar a novas funções. Hoje em dia, por exemplo, a maioria dos cachorros são cães de companhia.

Assim, as necessidades de atividade físicas para cães também tiveram que mudar para que eles se adequassem ao novo estilo de vida. No entanto, isso não quer dizer que os exercícios físicos deixaram de ser necessários.

Há de se ter um equilíbrio, pois TODOS os cachorros precisam de atividades físicas. O bom senso também é necessário, mesmo que a maioria dos cães consiga sinalizar de forma clara quando atingiram o limite.

Quantidade e qualidade nas atividades físicas para cães

Atividades físicas para cães: Mulher e seu Labrador retriever amarelo estreitando laços após caminada juntos
Atividades físicas para cães: Mulher e seu Labrador retriever amarelo estreitando laços após caminada juntos. (Crédito/Copyright: “HTeam/Shutterstock”)

A quantidade de exercícios ideal para cada cachorro vai depender da idade, raça e da existência de alguma doença que possa comprometer a sua saúde. Além da quantidade, outro fator de extrema importância é a frequência ou regularidade, pois as atividades físicas para cães devem ser diárias.

Todo cachorro gosta e precisa de rotina, portanto estabelecer uma rotina consistente e diária é muito importante para o seu bom desenvolvimento. Ou seja, passeios esporádicos uma vez por semana ou uma vez por mês não são suficientes. Além disso, o ideal é que essa rotina não seja quebrada. Isto é, não adianta passear com o cachorro duas vezes na semana, na próxima um dia apenas e na seguinte não sair para passear.

Sabemos que a vida é difícil e que temos uma rotina atribulada. No entanto, tanto o cachorro como você precisam de atividades físicas diariamente para extenuar todo esse estresse. A mente e o corpo agradecem.

Existem muitas formas de exercitar e estimular o seu cachorro. Apesar das atividades físicas para cães ter de ser diárias, elas podem ser variadas. A caminhada ou um simples passeio são de extrema importância e ótimas opções, pois servem para todas as raças, tamanhos e idades.

Benefícios das atividades físicas para cães

Atividades físicas para cães: Beagle super ativo brincando de bola no parque
Atividades físicas para cães: Beagle super ativo brincando de bola no parque. (Crédito/Copyright: “Lunja/Shutterstock”)

Os passeios são ótimos aliados para estreitar os laços de amizade entre cachorro e o seu dono. Além de socializa-­lo com outras pessoas e outros cachorros, é importante para que o cão sinta-­se conectado com a própria natureza. Quando o cão caminha com o seu dono, ele tem a chance de se conectar com os seus instintos mais primitivos.

Além da caminhada, existem diversos tipos de atividades físicas para cães que podemos fazer para nos divertir com eles. Sem dúvida, alguns dos melhores exercícios físicos são aqueles que podem ser feitos com os cachorros soltos. No entanto, sempre em locais seguros e fechados, NUNCA soltos pelas ruas.

Já existem locais cercados próprios para cachorros onde se pode ter mais de liberdade. No entanto, é preciso ter cuidado com possíveis atritos entre cães. Principalmente, se os cachorros ainda não foram socializados de forma suficiente.

E para aqueles dias em que não seja possível sair e fazer a rotina diária de atividades físicas para cães na rua, existem muitos outros acessórios para cachorros que ajudam os cães a se exercitarem, sem precisar sair de casa. Como por exemplo, os brinquedos inteligentes que funcionam como estimuladores de mente e corpo.

São muitos os benefícios que os exercícios trazem para os cães:

1. Evitam o estresse

Atividades físicas para cães: Família interia brincando juntos na praia com seu Pastor Alemão
Atividades físicas para cães: Família interia brincando juntos na praia com seu Pastor Alemão. (Crédito/Copyright: “dotshock/Shutterstock”)

Os sinais de estresse e instabilidade nos cachorros são percebidos através de comportamentos não naturais. Além disso, o estresse costuma deixar os cães mais agressivos, ansiosos e depressivos. Nesse sentido, o cão pode desenvolver distúrbios de automutilação ou ficar extremamente apegados aos donos a ponto de não deixar que outras pessoas se aproximem.

Sinais como comer as próprias fezes ou correr atrás do rabo, por exemplo, são indícios de que o cachorro precisa gastar energia. Portanto, os exercícios e as atividades físicas para cães aliviam as tensões e o excesso de energia.

2. Fortalecem os laços

Atividades físicas para cães: Dono abraçando seu fiel Husky Siberiano
Atividades físicas para cães: Dono abraçando seu fiel Husky Siberiano. (Crédito/Copyright: “Scharfsinn/Shutterstock”)

Cachorros que se exercitam regularmente com seus donos tendem a ser mais cooperativos. Isto é, passam a aceitar melhor os comandos e o treinamento de obediência. As caminhadas, por exemplo, fazem com que o cachorro se sinta mais próximo de sua matilha.

Dessa forma, acaba respeitando mais a hierarquia estabelecida e fortalecendo ainda mais a ligação entre vocês. Além disso, o cachorro tende a ficar mais dócil na rua, obediente, calmo e submisso. Ou seja, um comportamento que deve ser repetido dentro de casa.

3. Mantém a forma e a saúde

Atividades físicas para cães: Labrador retriever correndo na praia com dono em tarde ensolarada
Atividades físicas para cães: Labrador retriever correndo na praia com dono em tarde ensolarada. (Crédito/Copyright: “Osadchaya Olga/Shutterstock”)

Doenças como a obesidade canina, dificuldades cardiorrespiratórias, predisposição à diabetes estão se tornando cada vez mais comum em cães que não fazem exercícios. Para a saúde canina, a atividade física é essencial. Além disso, é a melhor forma de evitar doenças precoces, e com isso aumentar a longevidade.

4. Evitam comportamentos destrutivos

Atividades físicas para cães: Labrador retriever pego no ato destruindo tudo dentro de casa
Atividades físicas para cães: Labrador retriever pego no ato destruindo tudo dentro de casa. (Crédito/Copyright: “Jaromir Chalabala/Shutterstock”)

Os exercícios gastam a energia do cachorro e estimulam a mente. Com isso, evitam que o cão saia por aí roendo e destruindo móveis, roupas, portas, jardins e paredes. Um cachorro ocupado e cansado é um cachorro bem comportado.

5. Relaxam e tranquilizam

Atividades físicas para cães: Filhote de Lulu da Pomerânia relaxadoe tranquilo deitado no chão após rotina de exercícios
Atividades físicas para cães: Filhote de Lulu da Pomerânia relaxadoe tranquilo deitado no chão após rotina de exercícios. (Crédito/Copyright: “Beer5020/Shutterstock”)

Assim como para os seres humanos o exercício regular fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e provoca uma melhor oxigenação dos tecidos. Isso acaba ajudando a limpar as células de toxinas, aumentando a quantidade de serotonina liberada no organismo. É isso que torna o cão mais relaxado, tranquilo e feliz.

6. Evitam brigas entre cães

Atividades físicas para cães: Terriers brigando um com o outro.
Atividades físicas para cães: Terriers brigando um com o outro. (Crédito/Copyright: “Stockimo/Shutterstock”)

Os exercícios e as atividades físicas para cães, assim como os passeios mantém os cães cansados e mais calmos, evitando que comecem a brigar ou provocar outros cachorros.

7. Aumentam o respeito ao dono

Atividades físicas para cães: Cachorro obedecendo a um comando básico de seu dono
Atividades físicas para cães: Cachorro obedecendo a um comando básico de seu dono. (Crédito/Copyright: “dezi/Shutterstock”)

Alguns cachorros possuem problemas de dominância e costumam mostrar­-se agressivos e incontroláveis. A causa deste comportamento muitas vezes é do próprio dono, que não se impõe corretamente como líder da matilha. A atividade física, como a caminhada, por exemplo, faz com que o cão confie mais na pessoa que está com ele. É preciso que ele confie em seu dono para garantir a sua sobrevivência.

Ao guiar o animal pelas ruas, o cão aprende a respeitar o humano que o acompanha. Porém, é importante fazer da maneira correta: nunca permita que o cão ande na frente e desvie-­se do foco da caminhada.

8. Criam uma rotina equilibrada

Atividades físicas para cães: Cachorro saindo para dar sua caminhada diária com sua dona
Atividades físicas para cães: Cachorro saindo para dar sua caminhada diária com sua dona. (Crédito/Copyright: “Rock and Wasp/Shutterstock”)

Os exercícios devem ser regulares e nos mesmos horários sempre. Isso permite o equilíbrio na rotina do cão. Os horários de alimentação, brincadeiras e até os momentos de carinho precisam acontecer através de regras e disciplina. A introdução de exercícios físicos é importante para a formação da disciplina do animal. Portanto, através de uma rotina equilibrada e disciplinada, o cão pode perder hábitos indesejáveis e ter uma vida feliz.

9. Criam bons hábitos

Atividades físicas para cães: Dono passeando com seu cachorro na praia.
Atividades físicas para cães: Dono passeando com seu cachorro na praia. (Crédito/Copyright: “Andrea Obzerova/Shutterstock”)

A introdução de exercícios físicos cria bons hábitos no cão. Portanto, uma conseqüência positiva que ocorre graças à eficiência da comunicação canina. Se o cão passa a respeitar mais o dono, têm horários para alimentar-­se, exercitar­-se e para brincar sem apresentar problemas de estresse, é mais fácil educá-­lo.

Por exemplo, se o cão está acostumado a fazer as necessidades em locais indesejados, acostume-­o a fazer durante a caminhada e ele irá esperar o momento de sair.

10. Vantajoso para o dono

Atividades físicas para cães: Dona e seu cachorro conversando após uma caminhada.
Atividades físicas para cães: Dona e seu cachorro conversando após uma caminhada. (Crédito/Copyright: “DNF Style/Shutterstock”)

Os maiores beneficiados pelos exercícios podem ser os próprios cães, porém, todo esse processo também é muito vantajoso para o dono. A rotina, correria e os problemas diários do cotidiano também podem causar estresse e desequilíbrio na natureza humana. Portanto, o momento de passear e se exercitar com o cão pode ajudar você a recuperar as energias. Além de fazer esquecer os problemas e ainda fazer uma atividade física, mantendo a sua saúde também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Seu nome