Todos os cães são excelentes companhia. Mas quando nos referimos a raças que mais se adaptam a apartamentos temos que levar em consideração não apenas o seu porte e o espaço físico em que ele vai viver, mas também o seu temperamento, o seu nível de energia e as suas necessidades físicas.

Na maioria das vezes, os melhores cães de companhia que melhor se adaptam em apartamentos são aqueles de porte pequeno a médio, que não necessitam de tanto espaço físico para viver, assim como não dependem de um jardim, ou não possuem grandes níveis de energia e nem necessidades muito grandes de exercícios físicos. O temperamento pode variar de acordo com o seu nível de socialização e estímulos mentais para que não fiquem neuróticos, agressivos ou entediados levando a ter maus comportamentos.

As raças listadas abaixo são cães mais indicados e mais procurados como cães de companhia para viver em apartamentos. Nem todos eles podem ser as raças mais populares, mas todas elas estão entre as preferidas daqueles que buscam excelentes companheiros de porte pequeno capazes de viver em harmonia dentro de um apartamento.

1. Pug

raca-cachorro-apartamento-pug

Filhote de Pug preto deitado no chão (Crédito/Copyright: “Ezzolo/Shutterstock”)

O Pug é uma raça de aparência distinta e pelagem curta, que também apresenta um temperamento bastante peculiar. Apesar das muitas especulações sobre a sua origem exata e da sua patronagem britânica, o Pug é de origem chinesa, onde desfrutavam de enorme apreço. O Pug se tornou muito popular na Europa durante o século XIX, quando a rainha Vitória da Inglaterra iniciou a sua própria criação. Entre suas características mais interessantes que fazem dele um excelente cão de companhia para apartamento estão o seu porte pequeno, pelagem curta, temperamento calmo, porém brincalhão, nível de energia moderada, além de serem incrivelmente afetivos, e adorarem ficar no colo.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

2. Maltês

raca-cachorro-apartamento-maltes

Maltês deitado no chão de um apartamento (Crédito/Copyright:“Shutterstock”)

O Maltês chama atenção pela sua pelagem branca exuberante, longa e sedosa. Sua origem está relacionada especificamente a Malta, ilha localizada ao sul da Sicília, no Mar Mediterrâneo, mas é possível encontrar raízes da raça em diversos outros lugares da Europa, a exemplo da ilha adriática de Méleda, localizada ao sul da Croácia, além da cidade siciliana de Melita. A sua popularidade passou a aumentar em meados do século XX, quando o padrão oficial determinou que apenas os exemplares de cor branca poderiam ser classificados como malteses. O Maltês apresenta um temperamento maravilhoso para um cão de companhia de apartamento – é extremamente inteligente, de fácil adestramento, muito afetivo e apegado aos donos. Além disso, é um cão alegre, brincalhão e cheio de vida. No entanto, é mais indicado a adultos, pois podem ser pouco tolerantes com crianças, especialmente mais novas.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

3. Yorkshire Terrier

raca-cachorro-apartamento-yorkshire

Yorkshire Terrier filhote no jardim (Crédito/Copyright: “Yevgen Romanenko/Shutterstock”)

A sua origem é curiosa e bastante diferente da sua função de cão de companhia dos dias de hoje. O Yorkie foi originalmente criado por operários do condado de York, situado ao norte da Inglaterra, com a finalidade de se obter um cão de pequeno porte para caça subterrânea, qualidade que se perdeu ao longo do tempo. Conhecido inicialmente pelo nome de Terrier Escocês, a raça veio de cruzas entre o antigo terrier preto e castanho, o Skye Terrier, o Dandie Dinmont e possivelmente também o Maltês. O Yorkie de hoje é um dos favoritos cães de companhia mais adequados para viver em apartamentos, pois além da sua belíssima pelagem longa e sedosa, o seu temperamento típico de um terrier o torna muito ativo e alegre, alerta, vivaz, muito inteligente, alem de estar sempre bem disposto. Costuma ser muito apegado ao dono, e assim como os Pugs adoram estar no colo ou no sofá, sempre próximos à família. Necessita de companhia constante e atenção. No entanto, por causa do seu pequeno tamanho e temperamento submisso, é menos indicado para famílias com crianças pequenas.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

4. Lhasa Apso

raca-cachorro-apartamento-lhasa-apso

Lhasa Apso filhote brincando com brinquedo de morder (Crédito/Copyright: “Joos/Shutterstock”)

O Lhasa Apso também é um cachorro de porte pequeno, que se adapta muito bem a ambientes com pouco espaço, como apartamentos. Eles possuem pelos longos e sedosos que precisam de cuidados, e são muito ativos, carinhosos e brincalhões, sendo excelentes companheiros para todas as idades, além de se adaptarem facilmente a diferentes tipos de ambiente.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

5. Shih Tzu

raca-cachorro-apartamento-shitzu

Filhote de Shi Tzu castanho e branco deitado na cama (Crédito/Copyright: “Olexandr Taranukhin/Shutterstock”)

O Shi Tzu pode ter um modo de andar distintamente arrogante, com a cabeça bem erguida e a cauda curvada sobre as costas, mas é devido a sua herança de cão da realeza chinesa por mais de mil anos – durante a maior parte da dinastia Ming, de 1368 a 1644, sendo depois descoberto pelos soldados ingleses durante a Segunda Guerra Mundial. A raça é descendente de cruzas entre o Lhasa Apso ou cão tibetano da montanha e o Pequinês. Hoje é uma das raças favoritas entre os cães de companhia para viver em apartamentos devido ao seu porte pequeno, sua pelagem macia e sedosa, e seu temperamento alegre, afetuoso e leal.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

6. Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

raca-cachorro-apartamento-spitz

Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão em cima de uma pedra (Crédito/Copyright: “pattarawat/Shutterstock”)

O Spitz Alemão também é conhecido como Lulu da Pomerânia. É uma das raças mais fofas da atualidade. Sua juba, semelhante a de um leão devido a uma tosa especial, encanta espectadores do mundo todo. O Spitz Alemão é bem pequeno, muito ágil e inteligente. Originária da Alemanha, a raça requer poucos cuidados específicos, é carinhoso e leal e não requer muito espaço.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

7. Cocker Spaniel

raca-cachorro-apartamento-cocker

Cocker Spaniel Americano filhote no jardim (Crédito/Copyright: “otsphoto/Shutterstock”)

O Cocker Spaniel é adorável, e apesar de ser uma raça com um temperamento forte, tornou-se uma raça muito querida e apreciada em todo o mundo. Originalmente obtiveram muito sucesso na função de caçador, e ainda são inteligentes, dóceis, carinhosos, leais e companheiros – excelentes para apartamentos se obtiverem estímulos físicos e mentais suficientes para que não fiquem neuróticos e agressivos.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

8. Schnauzer

raca-cachorro-apartamento-schnauzer

Schnauzer filhote deitado brincando com bola (Crédito/Copyright: “Budimir Jevtic/Shutterstock”)

Não importa o seu tamanho – pequeno, médio ou no seu formato maior, os Schnauzers são uma raça muito querida por serem considerados grandes guardiões e fiéis, além de terem a aparência atraente, e serem elegantes, bonitos e carinhosos.

9. Chow Chow

raca-cachorro-apartamento-chow

Chow Chow no jardim (Crédito/Copyright: “otsphoto/Shutterstock”)

O Chow Chow é um cachorro muito lindo, originário da China, onde é chamado de Songshi Quan, que significa em português “cão leão-empolado”, e traduzido depois para “Chow Chow”. Na China era considerado um cão sagrado e costumava ser reverenciado pela sua lealdade e coragem. É um companheiro, que apesar de reservado e de aparência fofinha, é muito leal e tranquilo, corajoso e destemido, capaz de defender seus donos a qualquer preço.
* Saiba mais sobre a raça aqui.

10. Poodle Toy

raca-cachorro-apartamento-poodle

Poodle Toy apricot enrolado às cobertas (Crédito/Copyright: “zisanny/Shutterstock”)

Os Poodles são preferência nacional no quesito cão de companhia, principalmente se a falta de espaço for determinante. O Poodle é um cão versátil que se adapta a qualquer ambiente. Apesar da sua pelagem que requer certos cuidados para não embaraçar, pode ser tosado de todas as maneiras. É um cão extremamente inteligente, leal, carinhoso, ativo, brincalhão que adora estar na companhia de seus donos o tempo todo.
* Saiba mais sobre a raça aqui.